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PublicouÁgata de Barros Guimarães Alterado mais de 7 anos atrás
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Multiculturalismo NRE Área Norte – C. E. L. Sebastião Baldo Professora Camila Arantes da Silva
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Conteúdo Estruturante: Universo Simbólico; Conteúdo Básico: Multiculturalismo; Conteúdo Específico: Sincretismo Religioso;
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O aluno deve entender que a religião também é uma manifestação cultural, que ultrapassa os hinos e músicas gospel e é transposta para a MPB, ou seja, está mais próxima dele do que ele tem consciência; O aluno deve compreender que a religião, como elemento cultural, é dinâmica e é adaptável ao meio em que se encontra; O aluno deve respeitar as diversas manifestações religiosas a partir da compreensão do termo “sincretismo religioso”. Objetivos
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Procedimento Festa – Ivete Sangalo; O que é o sincretismo religioso? Sincretismo religioso – Martinho da Vila.
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“Tem gente de toda cor Tem raça de toda fé Guitarras de rock'n roll Batuque de candomblé Vai lá, prá ver...”
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“E o espírito Santo? É Deus! Salve sincretismo religioso! - Salve! Quem é Omulu, gente? - São Lázaro! Iansã? - Santa Bárbara! Ogum? - São Jorge! Xangô? - São Jerônimo! Oxossi? - São Sebastião! Aioká, Inaê, Kianda - Iemanjá! Viva a no Nossa Senhora Aparecida! - Padroeira do Brasil! Iemanjá, Iemanjá, Iemanjá, Iemanjá”
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Recursos didáticos Letra impressa das letras das músicas; Quadro e giz; Músicas; Vídeo: fragmento de “O pagador de promessas” (1962) de Anselmo Duarte; Pesquisa no laboratório de Informática.
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Avaliação Pesquisa dos termos religiosos utilizados na fonte (música); Reflexão sobre o fragmento do filme; Produção de cartazes ou textos que mostrem o que os aluno apreenderam do assunto; Debate sobre o tema: neste momento os alunos costumam relatar experiência e impressões sobre o que foi abordado
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Cena de O pagador de promessas
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Referêcias Referência: FERRETI, Sérgio Figueiredo. Repensando o Sincretismo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, São Luís, FAPEMA, 1995. Paraná Secretaria de Educação: Diretrizes curriculares dos ensino religioso para Educação Básica. Curitiba, 2006.
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