Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRaul Canto Sequeira Alterado mais de 7 anos atrás
1
Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura Universidade de São Paulo
2
O PAPEL DOS MATERIAIS CURRICULARES
São instrumentos que proporcionam referências e critérios para tomar decisões em relação ao planejamento, intervenção e avaliação. Podemos classificá-los de acordo com: o âmbito de intervenção; a intencionalidade ou função; os conteúdos e a maneira de organizá-los; o suporte.
3
OS MATERIAIS CURRICULARES NOS PROCESSOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM
Críticas ao livro didático referentes ao conteúdo; referentes ao tipo de metodologia que usa. A preocupação do professor não deve se concentrar em usar ou não livro, mas em usar vários tipos de materiais e em como usá-los.
4
O uso dos materiais curriculares deve estar relacionado a tipologia dos conteúdos:
factuais; referentes a conceitos e princípios; procedimentais; atitudinais.
5
REVISÃO CONFORME O SUPORTE DOS DIFERENTES MEIOS
Cada meio oferece potencialidades específicas que devem ser ressaltadas: suporte papel; projeção estática; imagem em movimento; suporte da informática; suporte multimídia. O uso dos materiais está vinculado às concepções do professor.
6
A escola e o professor só serão substituídos se os conteúdos de ensino forem reduzidos aos saberes exclusivamente informativos e às habilidades convencionais.
7
REFERENCIAIS PARA ANÁLISE E SELEÇÃO DOS MATERIAIS CURRICULARES
1. Objetivos educativos. 2.Conteúdos trabalhados. 3. Seqüências de atividades. 4.Requisitos da aprendizagem significativa. 5.Adaptação ao conteúdo.
8
UMA PROPOSTA DE MATERIAIS CURRICULARES PARA A ESCOLA
O papel dos materiais não pode ser menosprezado e exige um projeto global visando o seu uso mais adequado através : da observação de seus critérios de sua elaboração; da análise da função que cumprem.
9
O projeto global observará para cada área ou etapa:
guias didáticos do professor; materiais para busca de informações; materiais sequenciados e progressivos para o tratamento de conteúdos básicos procedimentais; propostas de unidades didáticas.
10
a) conteúdos/ conceitos b) ações de aprendizagem
QUANDO UM MATERIAL TRANSFORMA-SE EM MATERIAL DIDÁTICO? Precisam ser inseridos em ações de ensino e de aprendizagem - Intencionalidade do professor Necessidade de conhecer as possibilidades de ensino presentes nos materiais existentes: a) conteúdos/ conceitos b) ações de aprendizagem
11
TAREFA EM GRUPOS Definir os conceitos e alguns modos de ação que podem ser trabalhados com os seguintes materiais para que sejam materiais didáticos da matemática: TANGRAM CALCULADORA ÁBACO MATERIAL DOURADO outros
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.