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A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann.

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1 A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann

2 Hoffmann, aponta três princípios norteadores da avaliação mediadora e que fundamentam a elaboração de registros de avaliação: 1)Princípio de investigação docente: Trata-se de perseguir um espírito investigador sobre os processos utilizados por cada criança na construção do conhecimento, problematizando o espaço pedagógico, analisando suas reações, elaborando novas perguntas a partir de suas respostas, variando e ampliando os modos de observação. U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA

3 2) Principio da provisoriedade dos juízos estabelecidos : Éimportanteperceberaprovisoriedade feitassobreacriançadevidoaoseu dasobservações desenvolvimento aceleradíssimo, à permanente evolução do seu pensamento. Nesse sentido, são necessários registros frequentes sobre o que se observa, como um exercício do aprendizado do olhar do professor, permanecendo sempre atento a novas descobertas de cada criança e do grupo como um todo. U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA

4 3) Princípio de complementariedade : Se respeitadas as diferenças das crianças no seu processo de desenvolvimento, não poderá o professor persistir na sua avaliação em função de comportamentos padronizados. O olhar do professor precisa acompanhar a trajetória da ação e do pensamento da criança, fazendo-lhe sucessivas e gradativas provocações, para poder complementar as hipóteses sobre seu desenvolvimento. U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA

5 O quadro a seguir representa a necessária integração entre pressupostos curriculares, concepção da criança e princípios metodológicos em educação infantil: U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA

6 Pressupostos curricularesConcepção de criançaPrincípios metodológicos da avaliação. Organização de atividades adequadas às possibilidades e interesses das crianças que oportunizem: -conhecimento físico e lógico- matemático; -conhecimento espaço-temporal; -Conhecimento social; -Desenvolvimento da linguagem e da representação gráfica, plástica, musical, etc; -desenvolvimento motor; -aprendizagem de áreas temáticas (literatura, matemática, ciências, etc). -Criança como ser político e social, sujeito ao seu próprio desenvolvimento. -Autônoma (com capacidade e liberdade para resolver seus conflitos e tomar decisões). -Critica e criativa (observadora, questionadora, curiosa e inventiva). -Participativa (orientada no sentido da cooperação e reciprocidadade). -Anotações frequentes e significativas sobre as manifestações de cada criança, embasadoras do atendimento individual e da continuidade educativa. -Ação mediadora acompanhando a dinâmica do seu processo de desenvolvimento. -Diálogo frequente e sitemático entre os educadores que lidam com a criança e os pais ou responsáveis. _Sínteses organizadoras e reflexivas do trabalho docente através da elaboração de relatórios diários e relatórios semestrais. _Análise do processo de desenvolvimento individual da criança através de relatórios de avaliação semestrais.


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