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O PAPEL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ATITUDE, COMPROMISSO E DEMANDA SOCIAL.

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Apresentação em tema: "O PAPEL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ATITUDE, COMPROMISSO E DEMANDA SOCIAL."— Transcrição da apresentação:

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2 O PAPEL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ATITUDE, COMPROMISSO E DEMANDA SOCIAL.

3 O grande educador Paulo Freire defendeu a ideia de que, para ensinar, antes de tudo, é necessário aprender. Aprender matemática é a sabedoria que o professor de matemática possui incorporada e que lhe confere autoridade para ensinar. O professor de matemática, definitivamente, não é o sábio em matemática, mas aquele que sabe aprender matemática e, por isso, sabe como ensinar a outrem a aprender também. Ao aprender matemática, o indivíduo produz o conhecimento matemático e, por isso, conhece esse tipo de conhecimento, suas características, seus critérios de verdade e as formas de sua produção.

4 O PROFISSIONAL DO ENSINO De acordo com as novas propostas de uma gestão escolar participativa, tornam-se necessárias a compreensão, por parte dos professores, do seu papel enquanto membro ativo da comunidade escolar e o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva acerca das questões educacionais, viabilizando um fazer pedagógico vivo e transformador.

5 O PROFISSIONAL DO ENSINO Saber aprender é a primeira condição para o ato de ensinar. Aprender os conhecimentos, as tecnologias, as relações e as sínteses e possibilidades do ser.

6 O PROFISSIONAL DO ENSINO O educador, no exercício do seu ofício, é crítico porque a criticidade é uma necessidade do trabalho pedagógico e é uma necessidade do cidadão – pensar sobre o pensamento. O trabalho do educador é, portanto, reflexivo e crítico. Refletindo e criticando, o educador contemporâneo pode responder às necessidades educacionais de sua comunidade. É sempre inserido em um contexto social que se realiza o trabalho pedagógico. A escola é uma instituição social.

7 A EDUCAÇÃO NA LEI BRASILEIRA... No Capítulo III (da educação, da cultua e do desporto), Seção I (da Educação) da Constituição Brasileira de 1988, Art. 205, já pode encontrar um princípio que determina a forma de gestão escolar: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

8 Pressupõem que a escola seja liderada pelo diretor (articulador das ações) com um número maior de pessoas, com relações mais flexíveis e menos autoritárias entre comunidades escolar e local, comprometidas com resultados educacionais cada vez mais efetivos e significativos, conforme posto no Art. 206, onde outros princípios são apresentados de forma ainda mais clara: O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

9 I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II- liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III- pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V - valorização dos profissionais do ensino, garantido, na forma da lei, planos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, assegurado regime jurídico único para todas as instituições mantidas pela União; VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII - garantia de padrão de qualidade.

10 Art. 214. A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração plurianual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do Poder Público que conduzam à: I - erradicação do analfabetismo; II - universalização do atendimento escolar; III - melhoria da qualidade do ensino; IV - formação para o trabalho; V - promoção humanística, científica e tecnológica do País.

11 A DISCIPLINA MATEMÁTICA Uma disciplina é, na verdade, um regime de ordem imposta ou livremente consentida: a ordem que convém ao funcionamento regular de uma organização (escolar militar ou didática, científica, etc.). Envolve o relacionamento professor- estudante, a observância de normas ou regras, o conjunto de conhecimentos que se professam em cada cadeira de um estabelecimento de ensino, matéria de ensino e a coleção de atitudes, métodos e procedimentos adotados

12 Nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática - consta que em sua origem a matemática constitui-se a partir de uma coleção de regras isoladas, decorrentes da experiência e diretamente conectadas com a vida diária e que esta se converteu em um imenso sistema de variadas e extensas disciplinas.

13 Tais fatos nos permitem conferir à matemática dois aspectos distintos: o formalista, cujo objeto de estudo são as relações entre entes puramente matemáticos e; o prático, que aplica o conhecimento matemático já construído, em diversas situações da realidade.

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15 A matemática, ao longo da história da humanidade, mostra-se uma ciência viva, dinâmica, em constante evolução e que interage com a realidade em uma relação de reciprocidade. Assim, a matemática é a ciência que, através da harmonia entre seus aspectos práticos e formalistas, permite o estudo analítico e quantitativo das relações estabelecidas entre o homem e a realidade que o cerca, instrumentalizando-o desta forma, para uma ação participativa e transformadora sobre a sociedade em que vive..... AT. FINAL..

16 TRABALHO EM EQUIPE 1- PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, PGS. 8 A 12; 2- TENDÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PGS. 12 A 16; 3- TENDÊNCIAS ATUAIS DO ENSINO DA MATEMÁTICA, PGS. 16 A 19; 4- FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, PGS. 19 A 22;


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