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Reformulação Curricular dos Cursos de Graduação da UNEB.

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Apresentação em tema: "Reformulação Curricular dos Cursos de Graduação da UNEB."— Transcrição da apresentação:

1 Reformulação Curricular dos Cursos de Graduação da UNEB

2 Um contexto de mudança: Os anos 80 e 90 (1) Os anos 80 no Brasil (redemocratização do país, liberdade de expressão. Período de efervescência produção cultural,científica e artística que impactou as formas de organização política e social; Explosão de reivindicações advindas de diferentes grupos étnicos, diferentes culturas e religiões; Popularização da escola:Grande movimento de universalização do acesso á escolarização obrigatória;

3 Um contexto de mudança: Os anos 80 e 90 (2) Promulgação da Constituição Federal denominada “Constituição Cidadã” ECA(1990) LDB 9394/96; Parecer 776/97-Orientação para as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação

4 Princípios da Constituição de 1988 Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

5 Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação Flexibilização na organização dos cursos; Liberdade na composição de carga horária Redução da duração dos cursos; Diversificação dos tempos e espaços de aprendizagem; Articulação teoria/prática; Articulação ensino-pesquisa na graduação; Variedade na oferta de atividades para integralização curricular.

6 Movimento Pós-LDB Resoluções 01 e 02/2002 CNE/CP- Instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em nível superior(Licenciatura; Instituem a duração e carga horária dos cursos de Licenciatura.

7 Novidades que estas diretrizes provocaram na gestão acadêmica Duração menor do curso; Ampliação da carga horária de estágio supervisionado; Distribuição da carga horária de estágio ao longo do curso; Eliminação do esquema 3+1 Inserção de atividades científico-culturais como carga horária obrigatória nos currículos dos cursos de Licenciatura;

8 Panorama Geral sobre a Reformulação dos Cursos de Bacharelado Diretrizes Específicas por Curso;(variação sobre a carga horária e obrigatoriedade de Estágio Diálogo entre a Universidade e as associações/ Conselhos profissionais:interesses diferentes porque são instituições sociais diferentes; Alguns cursos de Bacharelado não tem Diretrizes Curricular-potência e desafio; Obrigatoriedade da inclusão de LIBRAS-Linguagem Brasileira de Sinais no Curso de Fonoaudiologia;

9 Princípios norteadores da Reformulação Curricular dos Cursos de Bacharelado da UNEB Diversificação da formação (ACC, EAD); Integração e flexibilização Curricular (disciplinas, grupos de estudos, seminários, laboratórios, etc.) Transversalidade; Pesquisa/TCC; Estágio supervisionado como processo formativo; Articulação teoria/prática; Mobilidade discente;

10 Breve histórico do processo de Reformulação Curricular dos Cursos de Bacharelado da UNEB Os colegiados já têm uma caminhada interna com o assessoramento da PROGRAD; Em 2007 a PROGRAD começa a coordenar um processo coletivo dessa Reformulação(Contábeis e Administração); Em 2008 realiza 02(dois) Encontros de Reformulação Curricular(julho e outubro);

11 Os Encontros de 2008... Participação dos coordenadores dos diferentes cursos de bacharelados da UNEB (cursos recém- criados, cursos já consolidados); Regulamentação das Atividades Complementares para os Cursos de Bacharelado (Resolução 1022/08-CONSEPE); Discussão sobre os princípios norteadores da Reformulação Curricular;

12 A PROGRAD... Discussão sobre concepções de: currículo; formação; aprendizagem; percurso acadêmico; análise de documentos legais como Diretrizes, Pareceres, Resoluções etc;

13 Os Colegiados... Promoveram reuniões com a comunidade acadêmica; Avaliaram o currículo vigente; Propuseram retirada/inserção de pré- requisitos entre disciplinas/componentes curriculares; Alteraram ementas;

14 Em 2009... Reformulação Curricular por área; Participação de professores e alunos no processo( sujeitos do currículo) Participação de professores/consultores para colaborar na compreensão da especificidade dos saberes;

15 Daquilo que eu Sei Ivan Lins Daquilo que eu sei Nem tudo me deu clareza Nem tudo foi permitido Nem tudo me deu certeza... Daquilo que eu sei Nem tudo foi proibido Nem tudo me foi possível Nem tudo foi concebido... Não fechei os olhos Não tapei os ouvidos Cheirei, toquei, provei Ah Eu! Usei todos os sentidos Só não lavei as mãos E é por isso que eu me sinto Cada vez mais limpo! Cada vez mais limpo! Cada vez mais limpo!

16 Eliene Maria da Silva Barbosa GERDE Gerência de Desenvolvimento de Ensino 71 3117-2224 gerde@listas.uneb.br


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