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Reunião Consed, 18-05-16 Marcelo Feres Discussão Articulação entre Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica.

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1 Reunião Consed, 18-05-16 Marcelo Feres Discussão Articulação entre Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica

2 Agenda Alternativas para integrar a BNCC com a parte diversificada do EM 1 Ensino Médio (EM) 2 Articulação Ensino Médio Educação Profissional e Tecnológica

3 Ensino Médio: organização e finalidade … 1 Ensino Médio (EM)

4 Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância; V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; (…) IX - garantia de padrão de qualidade; X - valorização da experiência extra-escolar; XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Princípios da Educação Nacional (Lei No. 9.394/1996) Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

5 Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014) Meta 3: universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar […] a taxa líquida no ensino médio para 85% Estrategias: 3.7) fomentar a expansão das matrículas gratuitas de ensino médio integrado à educação profissional; 3.14) estimular a participação dos adolescentes nos cursos das áreas tecnológicas e científicas. Art. 36-A. Sem prejuízo do disposto na Seção IV deste Capítulo, o ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas. Finalidades do Ensino Médio (Seção IV) Art. 35. O ensino médio […]terá como finalidades: I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental; II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, […] de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; III – […] formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática.

6 Teoria do capital humano (Schultz): Concepção de educação como meio para ascensão social e participação no mundo trabalho. A finalidade da educação é contribuir para a produ tividade Kuenzer: o conhecimento científico e o saber prático são distribuídos desigualme nte, contribuindo ainda mais para a umentar a alienação dos trabalhado res Debate Teórico no Brasil sobre Relação EM e EPT Dualidade EM: Formação geral x profissional - Contradição capital x trabalho - Divisão da sociedade em classes - EM público x EM privado - Práticas pedagógicas não autônomas; contraditórias Nosella: o ensino médio, como a etapa final do ensino básico, não pode ser prof issionalizante. Admitir a preparação para o merca do de trabalho é admitir como legíti ma a profissionalização precoce

7 Indivíduo é o Responsável pela Educação (visão bottom up) Atendimento às demandas do sistema produtivo Produtividade e competitividade Meritocracia Empregabilidade Educação de qualidade Questões a Serem Enfrentadas na relação EM - EPT O Sistema é o Responsável pela Educação (visão top down) Superação do capitalismo Sistema educacional apenas reproduz os interesses do sistema produtivo Segmentação do ensino: elite e trabalhadores Massificação sem compromisso com a qualidade Educação pública e gratuita

8 Compartilhamento de Responsabilidades pela Educação (middle up) O Sistema produtivo, a sociedade e o indivíduo como responsáveis pela Educação; Políticas públicas para a educação com visão sistêmica; Valorização da educação geral, humanística e da preparação para o mundo do trabalho; Centralidade no sistema educacional, na gestão escolar e na atividade docente; Diálogo com as demandas do setor produtivo e as expectivativas dos estudantes Indicadores que relacionem investimentos e qualidade do ensino (meta 20 PNE); Formação inicial e continuada de gestores escolares e docentes; Indicadores de qualidade para a gestão escolar e a atividade docente; Hegemonia do ensino médio público e gratuito no Brasil (87% das matrículas); Eficiência do setor público e da escola pública; Produtividade sustentável

9 2 Articulação e Integração entre Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica …

10 Articulação e Integração EM e EPT -Garantia da formação humana integral, que se realiza pela formação geral e pela ampliação do acesso à formação técnica profissional. -Trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico -Relação entre as áreas de conhecimento da BNCC do EM (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas) e os eixos tecnológicos da EPT (concepção, produção e uso da tecnologia). -Em cada eixo tecnológico tem-se um núcleo politécnico comum que envolve fundamentos científicos, sociais, organizacionais, econômicos, políticos, culturais, ambientais, estéticos e éticos que alicerçam as tecnologias e o sistema de produção social

11 Articulação e Integração EM e EPT -O núcleo politécnico possibilita a articulação e a integração entre os objetivos de aprendizagem das unidades curriculares da BNCC e os conhecimentos vinculados à EPT -Um caminho é a definição de áreas temáticas como ponte de integração EM- EPT. Exemplos: qualidade de vida e sustentabilidade; controle, processos e produção industrial; gestão, lazer e desenvolvimento social e comunicação e cultura -Elaboração de Bases Tecnológicas Nacionais Comuns para os Eixos Tecnológicos - Definição de Habilidades Profissionais Básicas comuns nos cursos técnicos de um mesmo eixo tecnológico -Estimulo ao prosseguimento dos estudos via itinerários formativos

12 Ações de Responsabilidade das Políticas Públicas -Infraestrutura das escolas (ex. laboratórios); -Material didático, objetos de aprendizagem e laboratórios virtuais, -Capacitação docente, especialmente no uso de tecnologias de apoio ao ensino -Foco na integração teoria e prática via a articulação EM-EPT -Estimulo a relação da escola com o mundo do trabalho (palestras, visitas de estudantes) -Discussão sobre orientação profissional para os estudantes do EM.

13 Base Tecnológica Nacional Comum por Eixo Tecnológico Fortalecer o conceito de eixo tecnológico, favorecendo a incorporação de conceitos estruturantes na organização curricular, como matriz tecnológica e núcleo politécnico comum. Orientar o currículo favorecendo a integração curricular e a articulação entre cursos.Orientar a formação de professores.Definir parâmetros para os processos de avaliação da EPT.Subsidiar e aprimorar a metodologia de atualização dos catálogos.Orientar a organização da oferta por itinerários formativos.

14 Educação Infantil Ensino Fundamental Curso Técnico Graduação Educação Profissional Educação Profissional Tecnológica de Graduação e de Pós-graduação EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Curso Superior de Tecnologia Especialização Pós-Graduação EDUCAÇÃO SUPERIOR EDUCAÇÃO BÁSICA Licenciatura Bacharelado Ensino Médio Qualificação profissional ou FIC Mestrado Profissional Doutorado Organização da Educação Brasileira (Lei 9.394/1996) Ens.Médio (3 anos)Ens.Fund. (9 anos) Mestrado Acadêmico

15 Agenda de fortalecimento da EPT Curso Técnico Educação Profissional Educação Profissional Tecnológica de Graduação e de Pós-graduação EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CST (tecnólogo) Especialização EDUCAÇÃO SUPERIOR EDUCAÇÃO BÁSICA Licenciatura Bacharelado FIC Mestrado Profissional Doutorado Mestrado Acadêmico Base Tecnológica Nacional Comum Base Tecnológica Nacional Comum Itinerário Téc.-> Tecnológico Diversi ficada Diversi ficada Base Nacional Comum 60% Base Nacional Comum 60% Base Tecnológica Nacional Comum 20% Base Tecnológica Nacional Comum 20% Formação específica Ensino Médio = PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO E ITINÉRARIOS FORMATIVOS Base Téc. Nac. Comum

16 Curso Técnico em Agropecuária ou em Mineração ou em Florestas Eixos Tecnológicos: Ambiente e Saúde Controle e Processos Industriais Desenvolvimento Educacional e Social Gestão e Negócios Informação e Comunicação Infraestrutura Militar Produção Alimentícia Produção Cultural e Design Produção Industrial Recursos Naturais Segurança Turismo, Hospitalidade e Lazer Bases Tecnológicas por Eixos Base Tecnológica Nacional Comum Recursos Naturais Base Tecnológica Nacional Comum Recursos Naturais Diversi ficada Diversi ficada Base Nacional Comum 60% Base Nacional Comum 60% Base Tecnológica Nacional Comum Recursos Naturais 20% Base Tecnológica Nacional Comum Recursos Naturais 20% Formação específica Ensino Médio


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