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INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.

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1 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte

2 Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de ensino, com sua consequente execução, os atos avaliativos serão praticados aleatoriamente, de forma arbitrária, sem vínculos com a realidade educativa dos educandos. 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 2

3 CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS EMPIRISMO (estimulação ambiental) * ênfase na experiência e em condições do meio { Sujeito  Objeto de conhecimento} APRIORISMO (pré-formismo) * ênfase nas condições prévias do sujeito - hereditariedade ou maturação { Sujeito  Objeto de conhecimento} CONSTRUTIVISMO (interacionismo) * ênfase nas interações entre sujeito e meio de conhecimento { Sujeito  Objeto de conhecimento } ABORDAGENS DO ERRO exigente, inflexível aceitação do erro como algo observável Complacente, tolerante 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 3

4 A avaliação formativa "... Refere-se à avaliação da aprendizagem de um aluno durante um curso, quando (presumivelmente) podem ser efetuadas mudanças na instrução subseqüente, a partir dos resultados atuais" Seu maior mérito "... está na ajuda que ela pode dar ao aluno em relação à aprendizagem da matéria e dos comportamentos, em cada unidade de aprendizagem" Bloom 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 4

5 As Funções da avaliação função controladora: o professor que usa em sua prática ações punitivas (como por exemplo, tirando pontos do aluno por conta de sua indisciplina em sala de aula) está exercendo a função disciplinadora, controladora. função classificatória: a função classificatória da avaliação predomina quando a única preocupação do professor está em atribuir ao aluno uma classificação, através de notas ou conceitos. 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 5

6 As Funções da avaliação função diagnóstica: é aquela que detecta as falhas na aprendizagem dos alunos, para que o professor possa saná-las. 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 6

7 A importância da função diagnóstica A avaliação deverá ser um instrumento dialético do avanço, um instrumento de identificação de novos rumos. “Enfim, terá de ser o instrumento do reconhecimento dos caminhos percorridos e da identificação dos caminhos a serem perseguidos” (LUCKESI, 1995, p.43). 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 7

8 O ato de avaliar implica decidir A avaliação não se encerra com a situação diagnosticada. Ela obriga a decisão. O ato de avaliar implica a busca do melhor e mais satisfatório estado daquilo que está sendo avaliado. 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 8

9 Princípios que regem a Avaliação da Aprendizagem  O contexto de avaliação deve estar o mais próximo possível do contexto de aprendizagem;  a avaliação deve incluir atividades contextualizadas;  a avaliação deve referir-se a problemas reais; 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 9

10 Princípios que regem a Avaliação da Aprendizagem  os instrumentos avaliativos devem vir acompanhados pelos critérios;  a escolha dos instrumentos deve levar em conta as habilidades e competências a serem verificadas;  a avaliação deve exigir a utilização funcional dos conhecimentos adquiridos durante uma determinada etapa. 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 10

11 Instrumentos avaliativos 1.Todo trabalho realizado com o aluno é em potencial um instrumento de avaliação. 2.Os instrumentos devem avaliar o aluno passo a passo, de forma contínua. 3.São igualmente importantes a auto- avaliação e a avaliação formativa. 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 11

12 Dados relevantes São aqueles que estão definidos nos planejamentos de ensino, a partir de uma teoria pedagógica, e que foram traduzidos em práticas educativas nas aulas. 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 12

13 Características dos instrumentos válidos a) São adequados ao tipo de conduta e de habilidade que estamos avaliando (informação, compreensão, análise, síntese, aplicação...); 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 13

14 Características dos instrumentos válidos b) São adequados aos conteúdos essenciais planejados e, de fato, realizados no processo de ensino; c) São adequados na linguagem, na clareza e na precisão da comunicação (importa que o educando compreenda exatamente o que se está pedindo dele); 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 14

15 Para refletir... Muitas vezes, nossos educandos são competentes em suas habilidades, mas nossos instrumentos de coleta de dados são inadequados e, por isso, os julgamos, incorretamente, como incompetentes. 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 15

16 PRÓXIMOS PASSOS Orientação para utilização dos instrumentos de avaliação. 19/9/2016Fundamentos Pedagógicos da Avaliação 16


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