A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:

4  Que tipo de homem/mulher desejo formar?  Para qual sociedade?

5 Objetivos ConteúdosMétodos Avaliação

6  Conteúdos factuais: refere-se a fatos, acontecimentos, situações, dados, fenômenos concretos e singulares. Deles é exigido a reprodução e a lembrança o mais fiel possível;  Conteúdos conceituais: implicam na compreensão do significado. Envolvem conceitos e princípios;  Conteúdos procedimentais: refere-se à aprendizagem de um procedimento, regras, técnicas, métodos, destrezas ou habilidades, estratégias, isto é, um conjunto de ações ordenadas e com um fim. Os procedimentos são vistos através da realização da ação, da exercitação múltipla, reflexão sobre a atividade e a aplicação em diferentes situações;  Conteúdos atitudinais: refere-se a valores (princípios ou ideias éticas), atitudes (a forma como cada pessoa realiza sua conduta de acordo com determinados valores) e normas (padrões ou regras de comportamento). Em sentido amplo, pode-se afirmar que uma pessoa aprende uma atitude quando pensa, sente e atua conforme uma crença ou visão.

7 Registrar ao lado de cada objetivo as seguintes letras:  (F) para objetivo/conteúdo de natureza factual  (C) para objetivo/conteúdo de natureza conceitual  (P) para objetivo/conteúdo de natureza procedimental  (A) para objetivo/conteúdo de natureza factual

8  LEMBRAR - consiste em reconhecer e recordar informações importantes da memória de longa duração.  ENTENDER - é a capacidade de fazer sua própria interpretação do material educacional, como leituras e explicações do professor. As subcapacitações desse processo incluem interpretação, exemplificação, classificação, resumo, conclusão, comparação e explanação.  APLICAR - refere-se a usar o procedimento aprendido em uma situação familiar ou nova.  ANALISAR - consiste em dividir o conhecimento em partes e pensar como essas partes se relacionam com a estrutura geral. A análise dos alunos é feita por meio de diferenciação, organização e atribuição.  AVALIAR - engloba verificação e crítica.  Criar - um processo que não fazia parte da primeira taxonomia é o principal componente da nova versão. Essa capacitação envolve reunir elementos para dar origem a algo novo. Para conseguir criar tarefas, os alunos geram, planejam e produzem.

9

10 Fonte: University of Auckland, John Hattie, outubro, 2003.

11


Carregar ppt "O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google