Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria do Mar Guterres Bardini Alterado mais de 7 anos atrás
1
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES
3
LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O EXERCÍCIO APRESENTADO NO CURSO “MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO” APRESENTAMOS O NOSSO PLANO:
4
TEMA: TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES SÉRIE: 6ª SÉRIE/7º ANO AULAS PREVISTAS: 5 AULAS
5
Habilidades: - H RESOLVER PROBLEMAS QUE ENVOLVEM PORCENTAGEM; - H ASSOCIAR INFORMAÇÕES , INTERPRETAR TABELAS;
6
GRUPO DE COMPETÊNCIAS:
GRUPO I – REALIZAR GRUPO II - COMPREENDER
7
Objetivo geral: PROPICIAR AO ALUNO AMPLIAR E/OU COMPREENDER A REALIDADE A PARTIR DA LEITURA, INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE CRÍTICA DE UM GRÁFICO ATÉ A APREENSÃO QUALITATIVA DAS GRANDEZAS E RELAÇÕES PRESENTES.
8
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
LER E INTERPRETAR DADOS EXPRESSOS EM TABELA E EM GRÁFICOS DE SETORES, COM RELAÇÃO AO NÚMERO E À PORCENTAGEM DA POPULAÇÃO DO BRASIL POR REGIÕES; ENTENDER QUE O USO DOS GRÁFICOS DE SETORES FACILITAM A COMPREENSÃO E A VISUALIZAÇÃO DE ASSUNTOS ENVOLVENDO A PORCENTAGEM. ASSOCIAR NÚMEROS NATURAIS À PORCENTAGEM QUE ELES REPRESENTAM.
9
JUSTIFICATIVA: ESTE PLANO DE AULA SE JUSTIFICA PELO FATO DE QUE, ALÉM DA LINGUAGEM PROPRIAMENTE MATEMÁTICA, DEVEMOS PROCURAR AUXÍLIO DA LINGUAGEM GRÁFICA, COM ILUSTRAÇÕES, ESQUEMAS E DIAGRAMAS QUE AUXILIEM A APRENDIZAGEM PELAS MUDANÇAS DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO. O GRÁFICO DE SETORES É MUITO USADO NAS PESQUISAS E SABER INTERPRETÁ-LO É UMA DAS HABILIDADES EXIGIDAS NA COMUNICAÇÃO DIÁRIA, POIS JORNAIS E AS REVISTAS UTILIZAM ESSE TIPO DE GRÁFICO PARA ILUSTRAR AS MAIS VARIADAS OPINIÕES, TORNANDO A LEITURA MAIS ATRATIVA E OBJETIVA.
10
NO ENSINO FUNDAMENTAL É UM DESAFIO RELACIONAR O TRABALHO COM GRÁFICOS COM OUTROS CONTEÚDOS QUE DEVEM SER DESENVOLVIDOS EM CADA SÉRIE, PORÉM É NECESSÁRIO DESENVOLVER NOS ALUNOS AS HABILIDADES RELACIONADAS AOS GRÁFICOS, UMA VEZ QUE AS INFORMAÇÕES COLETADAS SOBRE DETERMINADO ASSUNTO SÃO MELHOR REPRESENTADAS POR TABELAS E GRÁFICOS, SENDO NECESSÁRIO QUE O ALUNO ENTENDA O SEUS SIGNIFICADOS E RELAÇÕES.
11
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
APRESENTAR AOS ALUNOS GRÁFICOS VARIADOS E DAR ÊNFASE AOS GRÁFICOS DE SETORES; PEDIR QUE OS ALUNOS, EM GRUPOS PEQUENOS, TRAGAM PARA A AULA EXEMPLOS DE GRÁFICOS DE SETORES PARA COMENTAREM; COLETAR INFORMAÇÕES DE INTERESSE DOS GRUPOS PARA EM SEGUIDA TABULAR; CONSTRUIR GRÁFICOS DE SETORES PARA REPRESENTAR AS INFORMAÇÕES TABULADAS. MONTAR PAINÉIS PARA EXPOSIÇÃO DOS GRÁFICOS CONSTRUÍDOS
12
RECURSOS: RÉGUAS, COMPASSOS, TRANSFERIDORES, LÁPIS DE COR;
FOLHAS DE SULFITE, QUADRICULADA E CARTOLINAS; REVISTAS E JORNAIS;
13
AVALIAÇÃO: A AVALIAÇÃO SERÁ REALIZADA ATRAVÉS DE:
- OBSERVAÇÃO DO ENVOLVIMENTO E INTERESSEDOS ALUNOS NAS ATIVIDADES. INTERAÇÃO DO GRUPO; ANÁLISE DA CONTRUÇÃO DAS TABELAS E DOS GRÁFICOS;
14
RECUPERAÇÃO: PESQUISA E COLAGEM DE GRÁFICOS DE SETORES EM FOLHAS DE SULFITE; - PRODUÇÃO ESCRITA DE UM COMENTÁRIO SOBRE CADA GRÁFICO PESQUISADO.
15
"Um gráfico bem construído equivale a mil palavras"
"Um gráfico bem construído equivale a mil palavras" (Ditado matemático)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.