Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMartim da Cunha Silva Alterado mais de 7 anos atrás
1
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento
2
DESENVOLVIMENTO HUMANO Linha da Vida Concepção Nascimento Infância Adolescência Adultez
3
Processos de mudanças psicológicas que ocorrem ao longo da vida humana. Processo dinâmico não- linear.
4
O DESENVOLVIMENTO HUMANO ASPECTOS: Físico e psicomotor, cognitivo, psicossocial. FATORES INTERVENIENTES: maturação neurofisiológica; crescimento orgânico; hereditariedade; contexto social, cultural e histórico; ambiente físico; características e experiências pessoais (interação eu - mundo / subjetividade - objetividade).
5
Maturação Sistema Nervoso
6
Crescimento Físico Fisiológico Anatômico
7
Complexidade da relação UNIVERSALPARTICULAR Contextualização REALIDADES Condição de SER INFÂNCIA ADOLESCÊNCIA ADULTEZ Pluralidade Criança S Adolescente S Adulto S Idoso S
8
Aprendizagem Conjunto de apropriação do indivíduo, resultante de suas relações com o meio. Processo de modificação / transformação. Tem caráter criador, dinâmico, relacional e intencional. Existem diversos fatores imbricados no processo de aprender: intrapessoais, sócio-ambientais e interpessoais.
9
APRENDIZAGEM Necessidade e objetivo Problema Ação Desafio CONHECIMENTO
10
TIPOLOGIA DA APRENDIZAGEM Aprender a conhecer, a saber – fatos (conteúdos factuais), conceitos e princípios (conteúdos conceituais) Aprender a fazer – métodos, técnicas, procedimentos e estratégias (conteúdos procedimentais) Aprender a ser e a conviver – atitudes, valores e normas (conteúdos atitudinais)
11
ESTILOS/ CANAIS DA APRENDIZAGEM Visual Auditivo Cinestésico
12
Processo através do qual o mundo de significados tem origem. Como as pessoas representam e processam mentalmente as informações. Desenvolvimento cognitivo – Processo de aquisição, estocagem, processamento e utilização de conhecimento. COGNIÇÃO PROCESSOS COGNITIVOS BÁSICOS: Aprendizagem Atenção Criatividade Formação de conceitos Generalização Inteligência Linguagem Memória Pensamento Percepção Raciocínio Resolução de problemas
13
Conhecimento É o processo que ocorre quando um sujeito apreende um objeto. Sujeito e objeto estão sempre presentes na relação de conhecimento, o papel atribuído a cada pólo varia conforme a posição filosófica. SO
14
INATISMO - Apriorismo, Pré-formismo, Subjetivista A razão como fonte do conhecimento. Valorização aspectos subjetivos, internos, endógenos. SO OS EMPIRISMO - Ambientalista, Objetivista O dado externo como fonte do conhecimento. Valorização dos aspectos externos, exógenos. SO INTERACIONISMO - O conhecimento se dá na relação entre o sujeito e o objeto e através dela.
15
Formas de conhecimento Sensível – adquire por meio dos sentidos Inteligível – mecanismos da razão, do pensamento CONHECIMENTO
16
TIPOS DE CONHECIMENTO Físico – propriedades físicas dos objetos e eventos; lógico-matemático – estabelecimento de relações entre os fenômenos, pensar sobre as experiências com os objetos e eventos; social – relação com os outros sociais, pessoas, grupos sociais – convenções sociais; hermenêutico – interpretativo.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.