A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mitos de criação – textos orais Núcleo de União da Vitória Colégio Estadual José de Anchieta Professora Ms Kelly von Knoblauch.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mitos de criação – textos orais Núcleo de União da Vitória Colégio Estadual José de Anchieta Professora Ms Kelly von Knoblauch."— Transcrição da apresentação:

1 Mitos de criação – textos orais Núcleo de União da Vitória Colégio Estadual José de Anchieta Professora Ms Kelly von Knoblauch

2 Conteúdo estruturante Texto Sagrado – Orais e Escritos Conteúdo básico Textos Sagrados Orais

3 Conteúdo específico Mitos de Criação e Textos Orais Turma: 6° Ano Época: 3° Bimestre Duração: 5 aulas

4 objetivos Analisar com os alunos a existência de tradições religiosas que não estão pautadas na palavra escrita, e que não possuem registro gráfico de suas crenças e rituais; Conhecer as respectivas formas alternativas encontradas por estas tradições para a perpetuação de suas crenças;

5 Conhecer e entender o papel dos Griots nas culturas africanas e sua função social;

6 Conhecer e entender o papel dos Xamãs australianos e sua função social.

7 Desenvolvimento e metodologia Estudo da conceituação/definição dos termos e conteúdos usados nesta temática, entre eles o de Griots, Xamãs, Testos Orais, Povos e Culturas Ágrafas e Cultura Oral; Diferenciação entre Textos Orais (mitos e histórias) e Textos Escritos (livros e textos); Mito contado(narrado) pela professora e construção de mapa conceitual do mito com os alunos na lousa; Produção de um desenho em modelo histórias em quadrinhos pelos alunos, referente ao tema; Exposição em mural dos desenhos.

8 Recursos didáticos História escrita de alguns mitos de criação que originalmente eram orais; Tvpendrive e pendrive; Imagens de povos e culturas ágrafos; Imagens dos Griots e dos Xamãs; Material escolar diverso para a confecção dos desenhos e do mural.

9 avaliação Os alunos irão produzir um desenho recontando artisticamente a história narrada pela professora; Deverão conseguir ao final das atividades produzir uma redação onde explanarão seus conhecimentos construídos a partir do estudo dos conceitos, audição da história e produção do desenho. Esta redação ira informar se os alunos conseguiram perceber as diferenças existentes entre as culturas orais e as escritas.

10 Referências As Religiões do Mundo – Do Primitivismo ao Século XX. Vários autores, Editora Melhoramentos, Caderno Pedagógico de Ensino Religioso. O Sagrado no Ensino Religioso. Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Ensino Religioso. Secretaria de Estado da Educação do Paraná, A construção do herói na tradição oral da África Ocidental.Israel Aquino, Rafael Antunes do Canto, Juliet Schuster Pereira, Gabriela Ribeiro Zepka1


Carregar ppt "Mitos de criação – textos orais Núcleo de União da Vitória Colégio Estadual José de Anchieta Professora Ms Kelly von Knoblauch."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google