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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO RESSACA

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Apresentação em tema: "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO RESSACA"— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO RESSACA nre.ressacanacional@contagem.mg.gov.br nre.ressacanacional@contagem.mg.gov.br

2 PROJETO: ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES EM DISTORÇÃO IDADE/CICLO

3 ELABORAÇÃO DO PROJETO A PARTIR DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

4 ESTUDANTES EM DISTORÇÃO IDADE/CICLO – NRE RESSACA 1º ciclo75 estudantes 2º ciclo294 estudantes 3º ciclo298 estudantes TOTAL667 estudantes

5 EM “Rita Carmelinda Rocha“ 2º ciclo4 estudantes 3º ciclo53 estudantes TOTAL57 estudantes

6 EM “Albertina Alves do Nascimento“ 1º ciclo18 estudantes 2º ciclo40 estudantes 3º ciclo56 estudantes TOTAL114 estudantes

7 EM “Coronel Joaquim Antônio da Rocha“ 1º ciclo23 estudantes 2º ciclo46 estudantes TOTAL69 estudantes

8 EM “Centro Educacional Nossa Senhora Aparecida - CENSA” 1º ciclo 01 estudante TOTAL 01 estudante

9 EM “Maria Silva Lucas“ 1º ciclo17 estudantes 2º ciclo106 estudantes 3º ciclo68 estudantes TOTAL191 estudantes

10 EM “Padre Joaquim de Souza e Silva“ 1º ciclo04 estudantes 2º ciclo28 estudantes 3º ciclo71 estudantes TOTAL103 estudantes

11 EM “Maria de Matos Silveira“ 1º ciclo12 estudantes 2º ciclo70 estudantes 3º ciclo50 estudantes TOTAL132 estudantes

12 DIRETRIZES PARA REORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA PARA ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES EM DISTORÇÃO IDADE/CICLO/ 2011 OBJETIVOS Promover a formação integral dos estudantes com idade superior à esperada para o ciclo. Romper com a lógica temporal e dos conteúdos. Elevar a escolaridade do estudante. Oportunizar para a escola outras formas de organizações e modalidades no ensino fundamental. PERÍODO: 1ª etapa: Agosto a dezembro de 2011

13 AÇÕES: 1 - Mapear os estudantes em distorção idade/ciclo, identificando: fatores que interferem na distorção idade/ciclo (entrada tardia na escola, infrequência, repetência, discriminação, entre outros); habilidades de cada estudante em distorção; desempenho acadêmico dos estudantes (Observar resultados individuais dos estudantes no Aprova Contagem).

14 2 - Sistematizar/reorganizar propostas de trabalho que atendam aos estudantes em distorção idade/ciclo. Para tanto, é necessário; rever as ações apontadas na proposta pedagógica para combater a distorção idade/ciclo; considerar os projetos desenvolvidos na escola, o coletivo de professores e a proposta de formação em prol das metas estabelecidas na proposta pedagógica; propor alternativas relacionadas à organização diferenciada das turmas de origem (organização de tempos, espaços, avaliação e metodologia) – Ex.: Projeto Juventude (Ápio Cardoso); ampliar os espaços de aprendizagem com vivências culturais adequadas à idade dos estudantes; trabalhar os conceitos relacionados à leitura, à escrita e ao raciocínio lógico-matemático; explorar temáticas inerentes às culturas infantis e juvenis;

15 considerar a possibilidade de ampliação da jornada do estudante por meio do Programa Escola Integral e Integrada; rever os diversos reagrupamentos organizados pela escola, considerando o interesse dos estudantes e/ou dificuldades de aprendizagem (Aprova Contagem), agrupamentos temáticos, entre outros); articular projetos/programas às ações que favoreçam o combate à distorção idade/ciclo; considerar a possibilidade de oferecer atividades extraclasse que proporcione aos estudantes alcançarem diferentes níveis de conhecimento.

16 3 - Realizar processos de reclassificação dos estudantes, observando o procedimento operacional 13/2011. 4 - Monitorar o desenvolvimento de cada ação e avaliar seus resultados. Para tanto, é fundamental: elaborar instrumento de monitoramento; definir uma equipe local/regionalizada para promover o combate à distorção idade/ciclo, considerando os processos de desenvolvimento dos estudantes no decorrer do ano letivo (ação continuada) – estudantes na faixa esperada e fora de faixa; Criação de um grupo de trabalho virtual para acompanhamento e discussões relacionadas as ações desenvolvidas nas escolas (NRE/SEDUC).

17 AçãoData/PeríodoResponsável(is) Apresentar, para as escolas, proposta de trabalho que visa diminuir a distorção idade/ciclo. Entregar o formulário de mapeamento dos estudantes em distorção idade/ciclo. 10 a 20 de maio de 2011. NRE Mapear os estudantes em distorção idade/ciclo por meio de formulário próprio. 10 a 27 de maio de 2011 Funcionamento Escolar/NRE Analisar os dados encaminhados pelas escolas. 31/05 a 3/06 NRE Discutir e analisar os dados com as escolas, bem como as estratégias para atingir a meta proposta. 07/05 a 10/06 de 2011NRE Sistematizar/reorganizar o plano de ação da escola, previsto na proposta pedagógica. Até 29 de junhoEscola Analisar a proposta de trabalho de cada escola 30/06 a 12/07NRE 'Construir estratégias para diminuir o número de estudantes em distorção idade/ciclo. na região (TED). JunhoNRE Monitorar o trabalho desenvolvido pela escola. SemanalmenteNRE/Escola Monitorar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. MensalEscola/NRE Monitorar os resultados da escola. QuinzenalSede/NRE CRONOGRAMA DE TRABALHO CRIAR UM CALENDÁRIO COM AS ESCOLAS TENDO COMO BASE NOSSAS DATAS.

18 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO NACIONAL nre.ressacanacional@contagem.mg.gov.br

19 PROJETO: ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES EM DISTORÇÃO IDADE/CICLO

20 ELABORAÇÃO DO PROJETO A PARTIR DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

21 PROJETO: ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES EM DISTORÇÃO IDADE/CICLO

22 Estudantes em Distorção Idade e Ciclo - NRE/NACIONAL 1º ciclo69 estudantes 2º ciclo197 estudantes 3º ciclo260 estudantes TOTAL526 estudantes

23 EM “Sônia Braga” 1º ciclo8 estudantes 2º ciclo10 estudantes TOTAL18 estudantes

24 EM ”Vereador Benedito Batista” 1º ciclo12 estudantes 2º ciclo50 estudantes 3º ciclo86 estudantes TOTAL148 estudantes

25 EM “Walter Fausto do Amaral“ 1º ciclo11 estudantes 2º ciclo39 estudantes 3º ciclo19 estudantes TOTAL69 estudantes

26 EM “Prof. Wancleber Pacheco“ 1º ciclo15 estudantes 2º ciclo69 estudantes 3º ciclo51 estudantes TOTAL135 estudantes

27 EM “Glória Marques Diniz“ 1º ciclo23 estudantes 2º ciclo29 estudantes 3º ciclo98 estudantes TOTAL150 estudantes

28 DIRETRIZES PARA REORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA PARA ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES EM DISTORÇÃO IDADE/CICLO/ 2011 OBJETIVOS Promover a formação integral dos estudantes com idade superior à esperada para o ciclo. Romper com a lógica temporal e dos conteúdos. Elevar a escolaridade do estudante. Oportunizar para a escola outras formas de organizações e modalidades no ensino fundamental. PERÍODO: 1ª etapa: Agosto a dezembro de 2011

29 AÇÕES: 1 - Mapear os estudantes em distorção idade/ciclo, identificando: fatores que interferem na distorção idade/ciclo (entrada tardia na escola, infrequência, repetência, discriminação, entre outros); habilidades de cada estudante em distorção; desempenho acadêmico dos estudantes (Observar resultados individuais dos estudantes no Aprova Contagem).

30 2 - Sistematizar/reorganizar propostas de trabalho que atendam aos estudantes em distorção idade/ciclo. Para tanto, é necessário; rever as ações apontadas na proposta pedagógica para combater a distorção idade/ciclo; considerar os projetos desenvolvidos na escola, o coletivo de professores e a proposta de formação em prol das metas estabelecidas na proposta pedagógica; propor alternativas relacionadas à organização diferenciada das turmas de origem (organização de tempos, espaços, avaliação e metodologia) – Ex.: Projeto Juventude (Ápio Cardoso); ampliar os espaços de aprendizagem com vivências culturais adequadas à idade dos estudantes; trabalhar os conceitos relacionados à leitura, à escrita e ao raciocínio lógico- matemático; explorar temáticas inerentes às culturas infantis e juvenis;

31 considerar a possibilidade de ampliação da jornada do estudante por meio do Programa Escola Integral e Integrada; rever os diversos reagrupamentos organizados pela escola, considerando o interesse dos estudantes e/ou dificuldades de aprendizagem (Aprova Contagem), agrupamentos temáticos, entre outros); articular projetos/programas às ações que favoreçam o combate à distorção idade/ciclo; considerar a possibilidade de oferecer atividades extraclasse que proporcione aos estudantes alcançarem diferentes níveis de conhecimento.

32 3 - Realizar processos de reclassificação dos estudantes, observando o procedimento operacional 13/2011. 4 - Monitorar o desenvolvimento de cada ação e avaliar seus resultados. Para tanto, é fundamental: elaborar instrumento de monitoramento; definir uma equipe local/regionalizada para promover o combate à distorção idade/ciclo, considerando os processos de desenvolvimento dos estudantes no decorrer do ano letivo (ação continuada) – estudantes na faixa esperada e fora de faixa; Criação de um grupo de trabalho virtual para acompanhamento e discussões relacionadas as ações desenvolvidas nas escolas (NRE/SEDUC).

33 AçãoData/PeríodoResponsável(is) Apresentar, para as escolas, proposta de trabalho que visa diminuir a distorção idade/ciclo. Entregar o formulário de mapeamento dos estudantes em distorção idade/ciclo. 10 a 20 de maio de 2011. NRE Mapear os estudantes em distorção idade/ciclo por meio de formulário próprio. 10 a 27 de maio de 2011 Funcionamento Escolar/NRE Analisar os dados encaminhados pelas escolas. 31/05 a 3/06 NRE Discutir e analisar os dados com as escolas, bem como as estratégias para atingir a meta proposta. 07/05 a 10/06 de 2011NRE Sistematizar/reorganizar o plano de ação da escola, previsto na proposta pedagógica. Até 29 de junhoEscola Analisar a proposta de trabalho de cada escola 30/06 a 12/07NRE 'Construir estratégias para diminuir o número de estudantes em distorção idade/ciclo. na região (TED). JunhoNRE Monitorar o trabalho desenvolvido pela escola. SemanalmenteNRE/Escola Monitorar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. MensalEscola/NRE Monitorar os resultados da escola. QuinzenalSede/NRE CRONOGRAMA DE TRABALHO


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