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PublicouMaria Luiza Gomes Cruz Alterado mais de 7 anos atrás
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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO RESSACA nre.ressacanacional@contagem.mg.gov.br nre.ressacanacional@contagem.mg.gov.br
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PROJETO: ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES EM DISTORÇÃO IDADE/CICLO
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ELABORAÇÃO DO PROJETO A PARTIR DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA
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ESTUDANTES EM DISTORÇÃO IDADE/CICLO – NRE RESSACA 1º ciclo75 estudantes 2º ciclo294 estudantes 3º ciclo298 estudantes TOTAL667 estudantes
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EM “Rita Carmelinda Rocha“ 2º ciclo4 estudantes 3º ciclo53 estudantes TOTAL57 estudantes
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EM “Albertina Alves do Nascimento“ 1º ciclo18 estudantes 2º ciclo40 estudantes 3º ciclo56 estudantes TOTAL114 estudantes
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EM “Coronel Joaquim Antônio da Rocha“ 1º ciclo23 estudantes 2º ciclo46 estudantes TOTAL69 estudantes
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EM “Centro Educacional Nossa Senhora Aparecida - CENSA” 1º ciclo 01 estudante TOTAL 01 estudante
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EM “Maria Silva Lucas“ 1º ciclo17 estudantes 2º ciclo106 estudantes 3º ciclo68 estudantes TOTAL191 estudantes
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EM “Padre Joaquim de Souza e Silva“ 1º ciclo04 estudantes 2º ciclo28 estudantes 3º ciclo71 estudantes TOTAL103 estudantes
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EM “Maria de Matos Silveira“ 1º ciclo12 estudantes 2º ciclo70 estudantes 3º ciclo50 estudantes TOTAL132 estudantes
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DIRETRIZES PARA REORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA PARA ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES EM DISTORÇÃO IDADE/CICLO/ 2011 OBJETIVOS Promover a formação integral dos estudantes com idade superior à esperada para o ciclo. Romper com a lógica temporal e dos conteúdos. Elevar a escolaridade do estudante. Oportunizar para a escola outras formas de organizações e modalidades no ensino fundamental. PERÍODO: 1ª etapa: Agosto a dezembro de 2011
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AÇÕES: 1 - Mapear os estudantes em distorção idade/ciclo, identificando: fatores que interferem na distorção idade/ciclo (entrada tardia na escola, infrequência, repetência, discriminação, entre outros); habilidades de cada estudante em distorção; desempenho acadêmico dos estudantes (Observar resultados individuais dos estudantes no Aprova Contagem).
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2 - Sistematizar/reorganizar propostas de trabalho que atendam aos estudantes em distorção idade/ciclo. Para tanto, é necessário; rever as ações apontadas na proposta pedagógica para combater a distorção idade/ciclo; considerar os projetos desenvolvidos na escola, o coletivo de professores e a proposta de formação em prol das metas estabelecidas na proposta pedagógica; propor alternativas relacionadas à organização diferenciada das turmas de origem (organização de tempos, espaços, avaliação e metodologia) – Ex.: Projeto Juventude (Ápio Cardoso); ampliar os espaços de aprendizagem com vivências culturais adequadas à idade dos estudantes; trabalhar os conceitos relacionados à leitura, à escrita e ao raciocínio lógico-matemático; explorar temáticas inerentes às culturas infantis e juvenis;
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considerar a possibilidade de ampliação da jornada do estudante por meio do Programa Escola Integral e Integrada; rever os diversos reagrupamentos organizados pela escola, considerando o interesse dos estudantes e/ou dificuldades de aprendizagem (Aprova Contagem), agrupamentos temáticos, entre outros); articular projetos/programas às ações que favoreçam o combate à distorção idade/ciclo; considerar a possibilidade de oferecer atividades extraclasse que proporcione aos estudantes alcançarem diferentes níveis de conhecimento.
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3 - Realizar processos de reclassificação dos estudantes, observando o procedimento operacional 13/2011. 4 - Monitorar o desenvolvimento de cada ação e avaliar seus resultados. Para tanto, é fundamental: elaborar instrumento de monitoramento; definir uma equipe local/regionalizada para promover o combate à distorção idade/ciclo, considerando os processos de desenvolvimento dos estudantes no decorrer do ano letivo (ação continuada) – estudantes na faixa esperada e fora de faixa; Criação de um grupo de trabalho virtual para acompanhamento e discussões relacionadas as ações desenvolvidas nas escolas (NRE/SEDUC).
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AçãoData/PeríodoResponsável(is) Apresentar, para as escolas, proposta de trabalho que visa diminuir a distorção idade/ciclo. Entregar o formulário de mapeamento dos estudantes em distorção idade/ciclo. 10 a 20 de maio de 2011. NRE Mapear os estudantes em distorção idade/ciclo por meio de formulário próprio. 10 a 27 de maio de 2011 Funcionamento Escolar/NRE Analisar os dados encaminhados pelas escolas. 31/05 a 3/06 NRE Discutir e analisar os dados com as escolas, bem como as estratégias para atingir a meta proposta. 07/05 a 10/06 de 2011NRE Sistematizar/reorganizar o plano de ação da escola, previsto na proposta pedagógica. Até 29 de junhoEscola Analisar a proposta de trabalho de cada escola 30/06 a 12/07NRE 'Construir estratégias para diminuir o número de estudantes em distorção idade/ciclo. na região (TED). JunhoNRE Monitorar o trabalho desenvolvido pela escola. SemanalmenteNRE/Escola Monitorar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. MensalEscola/NRE Monitorar os resultados da escola. QuinzenalSede/NRE CRONOGRAMA DE TRABALHO CRIAR UM CALENDÁRIO COM AS ESCOLAS TENDO COMO BASE NOSSAS DATAS.
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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO NACIONAL nre.ressacanacional@contagem.mg.gov.br
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PROJETO: ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES EM DISTORÇÃO IDADE/CICLO
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ELABORAÇÃO DO PROJETO A PARTIR DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA
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PROJETO: ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES EM DISTORÇÃO IDADE/CICLO
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Estudantes em Distorção Idade e Ciclo - NRE/NACIONAL 1º ciclo69 estudantes 2º ciclo197 estudantes 3º ciclo260 estudantes TOTAL526 estudantes
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EM “Sônia Braga” 1º ciclo8 estudantes 2º ciclo10 estudantes TOTAL18 estudantes
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EM ”Vereador Benedito Batista” 1º ciclo12 estudantes 2º ciclo50 estudantes 3º ciclo86 estudantes TOTAL148 estudantes
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EM “Walter Fausto do Amaral“ 1º ciclo11 estudantes 2º ciclo39 estudantes 3º ciclo19 estudantes TOTAL69 estudantes
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EM “Prof. Wancleber Pacheco“ 1º ciclo15 estudantes 2º ciclo69 estudantes 3º ciclo51 estudantes TOTAL135 estudantes
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EM “Glória Marques Diniz“ 1º ciclo23 estudantes 2º ciclo29 estudantes 3º ciclo98 estudantes TOTAL150 estudantes
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DIRETRIZES PARA REORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA PARA ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES EM DISTORÇÃO IDADE/CICLO/ 2011 OBJETIVOS Promover a formação integral dos estudantes com idade superior à esperada para o ciclo. Romper com a lógica temporal e dos conteúdos. Elevar a escolaridade do estudante. Oportunizar para a escola outras formas de organizações e modalidades no ensino fundamental. PERÍODO: 1ª etapa: Agosto a dezembro de 2011
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AÇÕES: 1 - Mapear os estudantes em distorção idade/ciclo, identificando: fatores que interferem na distorção idade/ciclo (entrada tardia na escola, infrequência, repetência, discriminação, entre outros); habilidades de cada estudante em distorção; desempenho acadêmico dos estudantes (Observar resultados individuais dos estudantes no Aprova Contagem).
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2 - Sistematizar/reorganizar propostas de trabalho que atendam aos estudantes em distorção idade/ciclo. Para tanto, é necessário; rever as ações apontadas na proposta pedagógica para combater a distorção idade/ciclo; considerar os projetos desenvolvidos na escola, o coletivo de professores e a proposta de formação em prol das metas estabelecidas na proposta pedagógica; propor alternativas relacionadas à organização diferenciada das turmas de origem (organização de tempos, espaços, avaliação e metodologia) – Ex.: Projeto Juventude (Ápio Cardoso); ampliar os espaços de aprendizagem com vivências culturais adequadas à idade dos estudantes; trabalhar os conceitos relacionados à leitura, à escrita e ao raciocínio lógico- matemático; explorar temáticas inerentes às culturas infantis e juvenis;
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considerar a possibilidade de ampliação da jornada do estudante por meio do Programa Escola Integral e Integrada; rever os diversos reagrupamentos organizados pela escola, considerando o interesse dos estudantes e/ou dificuldades de aprendizagem (Aprova Contagem), agrupamentos temáticos, entre outros); articular projetos/programas às ações que favoreçam o combate à distorção idade/ciclo; considerar a possibilidade de oferecer atividades extraclasse que proporcione aos estudantes alcançarem diferentes níveis de conhecimento.
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3 - Realizar processos de reclassificação dos estudantes, observando o procedimento operacional 13/2011. 4 - Monitorar o desenvolvimento de cada ação e avaliar seus resultados. Para tanto, é fundamental: elaborar instrumento de monitoramento; definir uma equipe local/regionalizada para promover o combate à distorção idade/ciclo, considerando os processos de desenvolvimento dos estudantes no decorrer do ano letivo (ação continuada) – estudantes na faixa esperada e fora de faixa; Criação de um grupo de trabalho virtual para acompanhamento e discussões relacionadas as ações desenvolvidas nas escolas (NRE/SEDUC).
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AçãoData/PeríodoResponsável(is) Apresentar, para as escolas, proposta de trabalho que visa diminuir a distorção idade/ciclo. Entregar o formulário de mapeamento dos estudantes em distorção idade/ciclo. 10 a 20 de maio de 2011. NRE Mapear os estudantes em distorção idade/ciclo por meio de formulário próprio. 10 a 27 de maio de 2011 Funcionamento Escolar/NRE Analisar os dados encaminhados pelas escolas. 31/05 a 3/06 NRE Discutir e analisar os dados com as escolas, bem como as estratégias para atingir a meta proposta. 07/05 a 10/06 de 2011NRE Sistematizar/reorganizar o plano de ação da escola, previsto na proposta pedagógica. Até 29 de junhoEscola Analisar a proposta de trabalho de cada escola 30/06 a 12/07NRE 'Construir estratégias para diminuir o número de estudantes em distorção idade/ciclo. na região (TED). JunhoNRE Monitorar o trabalho desenvolvido pela escola. SemanalmenteNRE/Escola Monitorar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. MensalEscola/NRE Monitorar os resultados da escola. QuinzenalSede/NRE CRONOGRAMA DE TRABALHO
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