A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÓRUM REGIONALIZADO PROPOSTAS DA REGIÃO QUAIS SÃO AS PROPOSTAS DA REGIÃO?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÓRUM REGIONALIZADO PROPOSTAS DA REGIÃO QUAIS SÃO AS PROPOSTAS DA REGIÃO?"— Transcrição da apresentação:

1

2 FÓRUM REGIONALIZADO PROPOSTAS DA REGIÃO

3 QUAIS SÃO AS PROPOSTAS DA REGIÃO?

4 ORGANIZAÇÃO DO FÓRUM CONSULTIVO As falas serão organizadas por inscrição. As sugestões das escolas participantes devem ser escritas, lidas, e submetidas à plenária para aprovação. Após aprovação pela plenária a proposta será encaminhada à mesa para digitação e ao final todas serão lidas para validação. Se a plenária estiver de acordo, propostas semelhantes serão reescritas para formar uma proposta única.

5 Organização dos tempos: Organização do coletivo de professores (1º, 2º e 3º ciclo) – 20’; Trabalho desenvolvido pelo coletivo de professores – 20’; Atendimento aos estudantes em distorção idade ciclo – 20’; Implicação da comunidade escolar na melhoria dos resultados - 25’; Experiências positivas que influenciaram na melhoria da qualidade - 25’; Formação externa - 25’; Organização do trabalho interno - 25’; Absenteísmo (ações da Escola, da Regional e do Município) - 25’; Expectativas da atuação do estagiário para o atendimento ao estudante com deficiência - 25’. Leitura da versão final: 30’.

6 Informes: Fórum : 29/09/2010. Escolha de cinco pais para representar a região (ROSÂNGELA – PADRE JOAQUIM E SILVANA – RITA CARMELINDA. Escolha de duas pessoas para apresentar as propostas da região (JEAN E CECÍLIA). Quatro representantes por escola para participar (diretor (a) ou vice, pedagogo (a), professor (a), quadro administrativo).

7 Organização do Coletivo de professores (1º, 2º 3º ciclos) MANTER A ORGANIZAÇÃO EM TRÊS CICLOS (VALIDADA) INCORPORAR PELO MENOS UM PROFESSOR ALFABETIZADOR (COM PERFIL E FORMAÇÃO) EM CADA CICLO, ALÉM DO COLETIVO 1.5. (VALIDADA) TER UM PROFESSOR (A) A MAIS NO QUANTITATIVO 1.5 (EVENTUAL?) 1.5 COM TEMPO INTEGRAL NA ESCOLA PARA OS ESTUDANTES. TRÂNSITO “MAIS FLEXÍVEL” PEB I E PEB II NO SEGUNDO CICLO. MANTER OS CONTRATOS DE TRABALHO ININTERRUPTOS DURANTE O ANO LETIVO, GARANTINDO ASSIM A SISTEMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM.

8 Trabalho desenvolvido pelo coletivo de professores MANTER O COLETIVO DE PROFISSIONAIS 1.5 (VALIDADA) REDUZIR O NÚMERO DE TURMAS POR PEDAGOGO (A): MÁXIMO SEIS TURMAS. (VALIDADA) PARA ESCOLAS COM PRIMEIRO E SEGUNDO CICLOS, GARANTIR PROFESSORES (AS) DE INGLÊS, EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTES ALÉM DO QUANTITAIVO 1.5. (VALIDADA) INCLUSÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS) E ENSINO RELIGIOSO NO PRIMEIRO CICLO. (VALIDADA) GARANTIR A AUTONOMIA DA ESCOLA PARA ORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS RESERVADOS PARA CADA DISCIPLINA DE ACORDO COM A PROPOSTA PEDAGÓGICA. (VALIDADA)

9 Atendimento aos estudantes em distorção - idade ciclo CRIAR EXPECTATIVAS DIFERENCIADAS NO BOLETIM PARA ESTUDANTES COM DEFASAGEM, CLASSIFICADOS/RECLASSIFICADOS POR DISTORÇÃO IDADE/CICLO.(VALIDADA) TRABALHAR PROPOSTAS ESPECÍFICAS PARA DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS (AS) ESTUDANTES CLASSIFICADOS (AS)/RECLASSIFICADOS (AS) – DIALOGANDO COM AS EXPECTATIVAS DIFERENCIADAS DAS EXISTENTES. (VALIDADA) GARANTIR UM PROFESSOR ALFABETIZADOR PARA ATENDER ESTUDANTES RECLASSIFICADOS. (VALIDADA) ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES EM DISTORÇÃO IDADE/CICLO PELA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO/RECLASSIFICAÇÃO COM PARTICIPAÇÃO DO (A) PEDAGOGO (A) AUXILIADO (A) PELO COLETIVO QUE OS ATENDEM SEM EXCLUIR NENHUM ESTUDANTE. (VALIDADA) FAZER CIRCULAR INFORMAÇÕES SOBRE LEGISLAÇÕES, PARECERES E ORIENTAÇÕES DA SEDUC COM RELAÇÃO À CLASSIFICAÇÃO E RECLASSIFICAÇÃO. (VALIDADA)

10 DIRECIONAR PROJETOS DA PREFEITURA PARA ESTES ESTUDANTES COM O OBJETIVO DE MELHORAR O DESEMPENHO. EXS: ATENDIMENTO EM TEMPO INTEGRAL, FANFARRA, EDUCAÇÃO PELO TAMBOR, EDUCARTES, HARMONIA E OUTROS. (VALIDADA) MAIOR CLAREZA PARA CLASSIFICAÇÃO/RECLASSIFICAÇÃO DOS (AS) ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. (VALIDADA)

11 Implicação da comunidade escolar na melhoria dos resultados ELABORAR UMA CARTILHA QUE APONTE PARA AS FAMÍLIAS DOS DEVERES LEGAIS NO SENTIDO DE ACOMPANHAR A VIDA ESCOLAR DOS SEUS FILHOS. (VALIDADA) UTILIZAR O SERVIÇO GRÁFICO DA PREFEITURA COM TEOR MAIS OFICIAL, ESCLARECENDO A LEGISLAÇÃO. (VALIDADA) INFORMAR ÀS FAMÍLIAS POR ESCRITO QUANTO ÀS LEGISLAÇÕES, NO ATO DA MATRÍCULA DE SEUS FILHOS, PRECONIZANDO OS ARTIGOS 205, 208, 227 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. ARTIGO 5º DA LDB PARÁGRAFO 1º, INCISO III E 12º DA LDB, ART. 53 A 56 DO ECA (LEI 8069/90) QUE REGULAMENTAM A FREQUÊNCIA DOS ESTUDANTES RESPONSABILIZANDO A FAMÍLIA.

12 Experiências positivas que influenciaram na melhoria da qualidade E. M. VEREADOR BENEDITO BATISTA: OFICINAS DE ESCRITA, CLUBE DE LEITURA (DO PRIMEIRO AO TERCEIRO CICLO). O PROJETO É PAUTADO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO E SÃO PROPOSTAS ATIVIDADES QUE LEVAM OS (AS) ESTUDANTES A LER E ESCREVER MAIS E COM PRAZER. SÃO ELABORADOS NO 1º E 2º CICLOS LIVRÕES COM RECONTOS PRODUZIDOS PELOS (AS) ESTUDANTES. OS PROFESSORES PROCURAM TRABALHAR COM DIVERSOS TIPOS DE TEXTOS AO LONGO DOS ANOS DE TODOS OS CICLOS. NO 3º ANO DO 3º CICLO O TRABALHO INCLUI VISITA A CIDADES HISTÓRICAS E POSTERIORMENTE É CONSTRUÍDO UM LIVRO INFORMATIVO(HISTÓRIA DA CIDADE, PONTOS TURÍSTICOS, ETC.) E. M. GLÓRIA MARQUES DINIZ: TRABALHO COM OS ESTUDANTES COM DEFASAGEM EM RELAÇÃO À LEITURA E ESCRITA ATRAVÉS DE PROPOSTA DE TRABALHO ESPECÍFICA E PROFESSOR DE APOIO EXCLUSIVO (ALFABETIZADOR); PROJETO DE “DESPICHAÇÃO” DA ESCOLA ENVOLVENDO OS ESTUDANTES COMO PROTAGONISTAS DA PROPOSTA, EM UMA ÓTICA PARTICIPATIVA ENVOLVENDO TODA COMUNIDADE ESCOLAR; RÁDIO E JORNAL NA ESCOLA.

13 E. M. WALTER FAUSTO DO AMARAL: VALORIZAÇÃO DOS (AS) PROFISSIONAIS; AVALIAÇÃO REALIZADA POR TODOS (AS); REVITALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS; PROJETOS MAIS PRÓXIMOS DOS INTERESSES DOS (AS) ESTUDANTES (JOGOS DIGITAIS, CINEMA DE ANIMAÇÃO, XADREZ CONVENCIONAL E DIGITAL); MELHOR SISTEMA DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO (E-MAIL, BLOG, WI-FI); AVALIAÇÃO DIFERENCIADA (PROVÃO); MESAS EDUCACIONAIS. E. M. CORONEL JOAQUIM ANTÔNIO DA ROCHA: AMBIENTES ALFABETIZADORES NA SALA DE AULA E EM OUTROS AMBIENTES DA ESCOLA; PINTURA DE PAINÉIS NA BIBLIOTECA COM O OBJETIVO DE TORNAR O AMBIENTE MAIS ATRATIVO; INCLUSÃO DA ESCOLA NOS DIVERSOS PROJETOS OFERECIDOS (SEMEANDO, CONSÓRCIO DA LAGOA DA PAMPULHA, OLÍMPIADAS DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA, PRESERVAR É CUIDAR: ESTA ESCOLA PARTICIPA, FANFARRA E ESCOLA ABERTA); CRIAÇÃO DE AMBIENTE MAIS AGRADÁVEL PARA ESTUDANTES E PROFESSORES (AS); PROJETOS PARTILHADOS DO COLETIVO: XADREZ, RECREAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, ETC.

14 E. M. SÔNIA BRAGA DA CRUZ RIBEIRO SILVA: TURMAS FLEXÍVEIS: PROJETOS DE ALFABETIZAÇÃO PARA QUE OS ESTUDANTES AVANCEM NO NÍVEL DE ESCRITA. UMA VEZ POR SEMANA OS ESTUDANTES SÃO REENTURMADOS DE ACORDO COM O NÍVEL DE ESCRITA E CADA PROFESSORA FICA COM UM GRUPO TRABALHANDO AS DIFICULDADES ESPECÍFICAS. E. M. ALBERTINA ALVES DO NASCIMENTO: PROJETO PAPEL NÃO É LIXO – OS PAPÉIS JÁ USADOS EM SALA DE AULA E NA SECRETARIA SÃO COLETADOS E REAPROVEITADOS PARA CONFECÇÃO DE BILHETES E/OU PARA VENDA PODENDO SER RECICLADOS. EM RELAÇÃO AO LETRAMENTO, É FEITO TRABALHO COM JORNAIS, OBJETIVANDO AMPLIAR A VISÃO DE MUNDO. ELEIÇÃO DE LÍDER DE TURMA: TRABALHANDO OS ASPECTOS DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAL, COM URNA ELETRÔNICA E FOTO NO COMPUTADOR. E. M. MARIA SILVA LUCAS: GARANTIRMOS AS AULAS PARTILHADAS E O TRABALHO/VISITA À BIBLIOTECA SEMANALMENTE. ESTE TRABALHO E DESPERTOU O PRAZER DOS ESTUDANTES ALÉM DE MELHORAR A APRENDIZAGEM.

15 E. M. PADRE JOAQUIM DE SOUZA E SILVA: PROJETO PÁTIO LIMPO – CONSCIENTIZAÇÃO DOS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE; TODAS AS SOBRAS DE PAPÉIS SÃO ENCAMINHADAS PARA REAPROVEITAMENTO; ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – SALGADINHOS SUJAVAM O PÁTIO; ESCOLA SEM PICHAÇÕES. PROJETO LETRAMENTO (1º CICLO, 1º TURNO); PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E APOIO (LITERATURA E ARTE) DESENVOLVEM ATIVIDADES A PARTIR DOS CONTOS (LEITURA, INTERPRETAÇÃO, CORPOREIDADE, CONSTRUÇÃO DE JOGOS, PRODUÇÕES DE TEXTO E DRAMATIZAÇÕES). E. M. MARIA DE MATOS: AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA DAS MESAS EDUCACIONAIS, POIS COM ELE GARANTIMOS MELHORIA NA QUALIDADE DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. HOUVE MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS (AS) PROFESSORES (AS) DAS DIVERSAS DISCIPLINAS, AMPLIAÇÃO DO INTERESSE DOS (AS) ESTUDANTES E PROGRESSO NA APRENDIZAGEM.

16 Formação externa FORMAÇÃO PARA PEB II COM FOCO NA ALFABETIZAÇÃO. (VALIDADA) CONSÓRCIO ENTRE AS ESCOLAS PARA APROFUNDAR NO ESTUDO DAS MATRIZES CURRICULARES E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM, COM ELABORAÇÃO DE UM CADERNO AO FINAL DA FORMAÇÃO COM ATIVIDADES E PROPOSTAS DE AVALIAÇÃO. (VALIDADA) SELEÇÃO DOS FORMADORES E QUE O FOCO DA FORMAÇÃO SEJA VOLTADO PARA AS NECESSIDADES REAIS DO MUNICÍPIO.( MANTER A QUALIDADE E AMPLIAR A QUANTIDADE DOS CURSOS OFERTADOS PELA SEDUC, ORGANIZANDO E OFERECENDO CURSOS PARA TODOS OS SEGMENTOS DA ESCOLA. (VALIDADA) AUMENTAR INCENTIVO FINANCEIRO/MOTIVAÇÃO PARA AQUELES QUE FIZEREM CURSOS AOS SÁBADOS OU FORA DO HORÁRIO DE TRABALHO. (VALIDADA)

17 FORMAÇÃO EXTERNA, POR ÁREA DE CONHECIMENTO E PARA FUNCIONÁRIOS DE TODOS OS SETORES. (VALIDADA) DOS 210 DIAS, 10 SEREM USADOS AO LONGO DO ANO, NO MEIO DA SEMANA, PARA REUNIÕES PEDAGÓGICAS.

18 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO INTERNO QUE A ESCOLA TENHA AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA RESPALDADA POR ASSEMBLÉIA ESCOLAR PARA ORGANIZAR O COLETIVO DE EDUCADORES NO CICLO/TURNO DE ACORDO COM A NECESSIDADE DA COMUNIDADE ESCOLAR. (VALIDADA) ORGANIZAR O CALENDÁRIO ESCOLAR PARA CRIAÇÃO DE MOMENTOS PARA REUNIÕES PEDAGÓGICAS MENSAIS OU QUINZENAIS DURANTE A SEMANA, EXCLUINDO O SÁBADO. (VALIDADA) AO FAZER O EDITAL DO PSS INCLUIR UM TESTE DE INFORMÁTICA PARA O PESSOAL DA SECRETARIA E DA BIBLIOTECA. (VALIDADA) AUMENTAR A VERBA DE FORMAÇÃO. (VALIDADA) QUE A CONTRATAÇÃO FEITA ATRAVÉS DO PSS SEJA PENSADA DE ACORDO COM O ANO LETIVO E NÃO POR DURAÇÃO (1 ANO INDEPENDENTE DO ANO LETIVO). (VALIDADA)

19 CONTINUAR AUTORIZANDO A FORMAÇÃO CONSORCIADA. TER UMA VERBA PARA PAGAR OFICINEIROS QUE ASSUMAM OS (AS) ESTUDANTES ENQUANTO O COLETIVO DA ESCOLA REALIZA REUNIÃO PEDAGÓGICA. (VALIDADA)

20 Absenteísmo MELHORIA NO SALÁRIO E OFERTA DE CONVÊNIO MÉDICO. (VALIDADA) MELHORAR CONDIÇÕES DE TRABALHO (MATERIALIDADE, GARANTIA DA ORIENTAÇÃO QUE FIXA O TETO ESTABELECIDO NA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES POR SALA, INDEPENDENTE DA DEMANDA E MELHORIA NA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS). VALIDADA INCENTIVO FINANCEIRO PARA AQUELES QUE TIVEREM BAIXO PERCENTUAL DE FALTAS, LICENÇAS OU ATESTADOS.(VALIDADA)

21 Expectativas da atuação do estagiário para o atendimento ao estudante com deficiência (ESTE ITEM FOI APENAS LIDO DEVIDO AO ESVAZIAMENTO DA PLENÁRIA). QUE A SEDUC OFEREÇA MAIS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PARA OS ESTAGIÁRIOS. QUE A SEDUC OFERTE UM CURSO PREPARATÓRIO PARA O (A) ESTAGIÁRIO (A) PARA QUE O MESMO SAIBA TRABALHAR COM O (A) ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA. ESCLARECER PARA A ESCOLA E A COMUNIDADE O PAPEL DO ESTAGIÁRIO E SUAS FUNÇÕES/ATRIBUIÇÕES. CONTRATAR UM ESTAGIÁRIO PARA CADA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA, POIS MUITOS (AS) ESTAGIÁRIOS (AS) FICAM COM MAIS DE UM ALUNO. QUE OS ALUNOS SEM LAUDO TAMBÉM TENHAM DIREITO A UM ESTAGIÁRIO. PARA ISSO, QUE SEJA VALIDADO O RELATÓRIO DA ESCOLA. CONTRATAR ESTAGIÁRIOS QUE ATUEM NAS ÁREAS DE FISIOTERAPIA, TERAPIA OCUPACIONAL, PSICOPEDAGOGIA, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL.

22 INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES: E. M. WALTER FAUSTO DO AMARAL E. M. SÔNIA BRAGA DA CRUZ RIBEIRO SILVA E. M. VEREADOR BENEDITO BATISTA E. M. PROFESSOR WANCLEBER PACHECO E. M. GLÓRIA MARQUES DINIZ E. M. CORONEL JOAQUIM ANTÔNIO DA ROCHA E. M. RITA CARMELINDA DA ROCHA E. M. PROFESSORA MARIA DE MATOS SILVEIRA ANEXO NOSSA SENHORA APARECIDA - CENSA E. M. MARIA SILVA LUCAS E. M. ALBERTINA ALVES DO NASCIMENTO E. M. PADRE JOAQUIM DE SOUZA E SILVA

23 NOTA DE ESCLARECIMENTO/PROPOSTA: A ESCOLA E. M. WANCLEBER PACHECO ACREDITA QUE A ORGANIZAÇÃO DO CICLO PRECISA SER REVISTA E REPENSADA PARA EFETIVAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM (4 CICLOS, O PRIMEIRO COM DURAÇÃO DE 3 ANOS). AS PROPOSTAS VALIDADAS SERÃO ENCAMINHADAS PARA O FÓRUM DO DIA 29/09.


Carregar ppt "FÓRUM REGIONALIZADO PROPOSTAS DA REGIÃO QUAIS SÃO AS PROPOSTAS DA REGIÃO?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google