A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETORA Carla Andrade e Andrade SALA DE LEITURA Profª Luci Borges de Lima Correia Profº Robson de Figueiredo Lopes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETORA Carla Andrade e Andrade SALA DE LEITURA Profª Luci Borges de Lima Correia Profº Robson de Figueiredo Lopes."— Transcrição da apresentação:

1

2 DIRETORA Carla Andrade e Andrade SALA DE LEITURA Profª Luci Borges de Lima Correia Profº Robson de Figueiredo Lopes

3 AÇÃO DESENVOLVIDA REP de Formação de Cordel

4 O QUE MOTIVOU O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO ? Foi a apresentação da Literatura de Cordel, vivenciada na formação do dia 29/09/2015, na Secretária Municipal de Educação. Através deste bom trabalho desenvolvido pela Renata, percebemos que, essa atividade envolvendo a arte e a escrita de forma poética, desperta interesse, criatividade e imaginação.

5 REGISTRO DA PRIMEIRA ATIVIDADE DESENVOLVIDA REP - Dia : 08/10/2015 ( Manhã e Tarde) Tema Apresentado - Literatura de Cordel. Apresentadores - LUCI e ROBSON. Apoio Total - Equipe Gestora da Escola. Exposição - Vários exemplos de folhetos de Cordel. Discussão Importância da Literatura de Cordel na aprendizagem. Formas e adaptações que podemos fazer para trabalhar com a criança.

6 REGISTRO DA PRIMEIRA ATIVIDADE DESENVOLVIDA Leitura de textos - Observando rimas, jeito informal de escrever, variedade de temas. Textos Literários sendo escritos em forma poética. Isopor grafia - O Trabalho feito pelos professores foi livre, porém individual, onde cada professor escreveu sobre o tema desejado. A Relação dos temas escolhidos com seus desenhos, foram criativos e bem interessantes. Partilhamos a leitura e demos boas gargalhadas. Exposições nos varais - Visita dos Alunos.

7 R EGISTROS DE F OTOS

8 REGISTRO DA SEGUNDA ATIVIDADE DESENVOLVIDA Sala de aula - 4º Ano B ( 10/11/15 ). Professora - Daniele Lino Justino. 1º Passo - Filme ilustrativo, uma Literatura de Cordel. “A Árvore do Dinheiro”. 2º Passo - Relato feito pela professora: “O que é a Literatura de Cordel”. 3º Passo - Amostra detalhada, revendo o trabalho feito pelos professores no isopor, e a relação existente entre desenho e poema.

9 4º Passo - Trabalho em duplas. Pequenos textos foram entregues aos alunos, para completar a palavra que estava faltando no final de cada texto. 5º Passo - Leitura dos textos feita pelos alunos. Foi observado e discutido que havia sequência nesses textos. Perceberam também, que o tema de todos tinha características sobre o natal. 6º Passo - Ilustração no disco de isopor. Essa atividade foi feita com lápis colorido, ponta mais grossa, com a finalidade de intensificar os entalhos e projetar um melhor efeito na hora de carimbar a folha. Os trabalhos artísticos ficaram diferentes uma dupla da outra, porém todos tiveram relação com o texto.

10 7º Passo - Exposição dos trabalhos nos varais. 8º Passo - Sessão de fotos e filmagens. 9º Passo - Colagem de um texto no caderno. “O que é a Literatura de Cordel”.

11 R EGISTROS DE F OTOS

12 AVANÇOS SIGNIFICATIVOS Roda de Conversa - Levantamento de dados, do significado deste trabalho para os alunos. Fala dos Alunos - Gostamos muito Trabalho interessante Diferente, nunca havíamos feito Gostamos mais dos desenhos no isopor e usar tinta nos rolinhos Pode usar material reciclável Filme interessante Realização do trabalho em outro ambiente

13 DIFICULDADES ENFRENTADAS Não tivemos dificuldade nenhuma para a execução deste trabalho.

14 AVALIAÇÃO DO PROFESSOR DA SALA DE AULA (P ROF. D ANIELE ) Explorei vários tipos de textos e portadores. Linguagem formal e informal. Estruturas de textos e rimas. Trabalho interdisciplinar de Artes e Língua Portuguesa, nesta técnica da “Isopor grafia” (similar à Xilogravura). Trabalho extremamente enriquecedor.

15 4 º ANO B

16 AVALIAÇÃO DA COORDENADORA PEDAGÓGICA ( S UELI ) Fonte de incentivo no ensino dos diferentes gêneros textuais. Grande envolvimento dos alunos e dos professores que conduziram a atividade. Momento mágico quando se articula a Literatura de Cordel com a Arte. Este trabalho foi realmente fascinante.

17 AVALIAÇÃO DA DIRETORA (C ARLA ) Trabalho muito bom. Todos envolveram bastante na proposta feita pelos professores da sala de leitura. Houve uma articulação entre trabalho da biblioteca com o da sala de aula. A Atividade desenvolvida na REP, assegurou o professor de que os alunos são capazes de desenvolverem novas técnicas enriquecendo de forma diferenciada a aprendizagem.

18 AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES SALA DE LEITURA (L UCI E R OBSON ) Despertou atenção dos alunos, o trabalho foi rico e prazeroso para as crianças. Todos sintonizaram nas atividades desenvolvidas, deixando extravasar suas emoções e sentimentos. Houve desenvolvimento do repertório crítico na apreciação do trabalho dos colegas. Desenvoltura na oralidade, imaginação e criatividade. Enriquecimento da nova técnica, trabalhando a leitura e a escrita, em diferentes gêneros textuais de forma diferenciada.

19 Maior conhecimento para os professores e equipe gestora. A troca de experiências e as pesquisas, durante a preparação, foram significativas. Disponibilidade e envolvimento de todos os professores. Mas, em especial a professora Daniele (4° Ano B). Apoio total da Equipe Gestora Disponibilização de materiais Credibilidade na execução do projeto desenvolvido.

20

21

22 FIM


Carregar ppt "DIRETORA Carla Andrade e Andrade SALA DE LEITURA Profª Luci Borges de Lima Correia Profº Robson de Figueiredo Lopes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google