Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEsther Frade Porto Alterado mais de 6 anos atrás
1
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAGUAÍ ORIENTADORA DE ESTUDOS: JANINE MACEDO
E. M. VER. TACIANO FERNANDES NUNES PROFESSORA: IARA CORTES NOVEMBRO / 2013
2
Prática sem teoria: blá blá blá x ativismo?
TURMA: GUIMARÃES “VEREDAS” ROSA
3
João Guimarães Rosa "Quando escrevo, repito o que já vivi antes. E para estas duas vidas, um léxico só não é suficiente. Em outras palavras, gostaria de ser um crocodilo vivendo no rio São Francisco. Gostaria de ser um crocodilo porque amo os grandes rios, pois são profundos como a alma de um homem. Na superfície são muito vivazes e claros, mas nas profundezas são tranquilos e escuros como o sofrimento dos homens."
4
1 SUPERVISORA e 9 ORIENTADORAS DE ESTUDOS / COORDENADORAS
264 turmas de Alfabetização Em média 5 escolas e 30 turmas para cada Coordenadora Em média 30 alfabetizadoras para cada Orientadora de Estudos
5
E.M. VER. TACIANO F. NUNES NOME DA DIREÇÃO: Waldemira Machado de Oliveira e Ilma Pereira de Mello. NOME DA COORDENAÇÃO: Mariângela Conceição Alves e Rosângela Cristina Bastos dos S. Renda. SEGMENTO DE ESCOLARIDADE: 2º ano NÚMERO DE ALUNOS: 24 alunos alfabéticos 04 alunos com valor sonoro
6
Práticateoria: todo educador é um sonhador político.
PROFESSORA: IARA TURMA : 202 Práticateoria: todo educador é um sonhador político.
7
Alfabetização e Linguística
Luiz Carlos Cagliari O livro desperta os educadores para a necessidade de conhecer e considerar na sua prática escolar todos os fatores envolvidos no processo de alfabetização.
8
A realidade linguística da criança.
O que a escola ensina? O certo, o errado e o diferente. O mundo da escrita... “... a escola ensina a escrever sem ensinar o que é escrever, joga com a criança sem lhe dizer as regras do jogo.”
9
A fala “ Se a escola tem por objetivo ensinar como a língua funciona, deve incentivar a fala e mostrar como ela funciona.”
10
A escrita “O ensino do Português tem sido fortemente dirigido para a escrita, chegando mesmo a se preocupar mais com a aparência da escrita do que com o que ela realmente faz e representa.”
11
A leitura “Uma escola que não lê muito para seus alunos
e não lhes dá a chance de ler muito, está fadada ao insucesso...”
12
PINTANDO COM CANDIDO PORTINARI
Momento de grande aprendizagem e criatividade.
13
CRIAÇÕES ARTÍSTICAS Conhecer a obra de um grande pintor brasileiro foi maravilhoso, descobrimos vários pintores!
14
Vídeo: Portinari e a infância – Retratos da Infância
15
Perspectiva emancipatória para a relação aluno/professor.
Refletir nas teorias e práticas envolvidas neste processo. Discutir sobre atividades que possibilitem ao aluno/leitor/escritor uma aprendizagem significativa para a construção de seu conhecimento em relação a sua função social e ao mundo. Propor a estimulação do desenvolvimento do espírito crítico e criativo do aluno, por meio de discussões que visem ao confronto de ideias e à compreensão/expressão dos sentidos atribuídos, não como roteiros questionários ou fichas de leitura predefinidas a fim de que ele se familiarize e desenvolva maior competência na leitura e na escrita de forma interativa, contextualizada e muito bem planejada. Questionar se as metodologias de reprodução ou transcrição que exigem apenas a execução permitem o criar e recriar, se integram a uma sociedade reflexiva e complexa.
17
Cada aluno criou seu desenho, colocando nome a sua obra
Cada aluno criou seu desenho, colocando nome a sua obra. Neste momento os alunos também questionaram os desenhos de seus colegas perguntando o motivo do nome.
20
Fiquei emocionada com o depoimento dos alunos
Fiquei emocionada com o depoimento dos alunos. Sinal que o trabalho atingiu o objetivo.
21
Tenho certeza que UMA ALFABETIZAÇÃO QUE busca realmente o interesse e envolvimento de todos, terá uma grande resposta Iara Cortes “Na tela o pintor joga suas tintas Para fazer de seus desenhos O mundo mais colorido atraído. Uma bela poesia saída do pincel.” Anna A Flor de Lis
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.