Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
Publicougorette fonsecaq gorette Alterado mais de 7 anos atrás
1
Tendência Progressista Libertária
2
Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna – estudo do meio – empírico
3
Tendência Progressista Libertária Conceito autogestionário, a escola tem a atuação de transformação da personalidade de uma forma que eles se libertem das estruturas dos sistemas. Assembléias Conselhos Eleições Reuniões
4
Dessa forma a escola cria mecanismos de mudanças. Essa linha de pensamento é para que possa inserir o aluno de uma forma sócio-política na sociedade.
5
Tendência Progressista Libertária Escola Aprendizagem Professor Aluno
6
Objetivo Construir uma estrutura educacional. Fazer uma análise crítica das realidades sociais, nas finalidades sócio-políticas da educação. A escola deve atuar na transformação da personalidade dos alunos. Autogestionário
7
Antiautoritarismo e Auto-Gestão Princípios fundamentais que regem na proposta pedagógica. Correntes Sociólogas Psicanalistas Libertárias
8
Papel da escola Adotar mecanismos de mudança institucional no aluno, participação em grupo
9
Professor Orientador (Catalizador) Realiza reflexões em comum com os alunos. Ajuda o grupo a se desenvolverem Relação entre Aluno e Professor Princípios fundamentais que regem na proposta pedagógica.
10
Conteúdos Métodos O aluno encontra a forma mais prática para o aprendizado Autogestão Avaliação Não há nenhum tipo de avaliação dos conteúdos, eles são avaliados na vivencia
11
Métodos de Ensino Racional, experimental, científico. Primeiro a prática Maior estimulo de interesse do aluno Segundo a teoria
12
Estrutura básica para a criação da autonomia I – Contatos Informais – discussões entre si para interesses e necessidades forem formados II – Organização Discussões – Grupo discute de forma que todos cheguem em um senso comum ou ele se retire do grupo, ou fazer alguma outra coisa. III – Organização Efetiva estruturar o projeto e o plano de ação IV – Execução do trabalho Essa forma é não delitiva por que nos lembra as ideias de Carl Rodgers apesar dele ser liberal e não progressista.
13
Essa tendência desconsidera toda e qualquer forma de poder. Relação da liberdade mutua ao ponto que se o professor não quiser responder ele não terá obrigação e da mesma forma que se o aluno não quiser participar ele esta livre.
14
Por Uma Educação Que Nos Ajude a Pensar e Não Que Nos Ensine a Obedecer
15
Componentes:Ana Telma, Catiane, Dionata e Elaine Cristina e Gorette Professora: Ângela Ferrraz
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.