A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
O VELHO E O NOVO: UNINDO ESTRATÉGIAS E SABERES DO PASSADO, PRESENTE E FUTURO NA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto

2 Contextualização Geral da educação
A missão da escola sempre foi de ensinar para que o aluno aprenda O significado do aprender e do ensinar é que mudou ao longo dos tempos Em consequência houve necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas. Mais uma vez estamos em busca de novo modelo para a transição.

3 CARACTERÍSTICAS DA VELHA Sociedade
Sociedade da T.R.A Confiança. O que regia nossas necessidades, éramos nós e não o mercado.

4 Características da VELHA Escola
Havia autoridade. Memorizávamos conceitos. Havia regras - Moral. Havia distinção entre as responsabilidades do professor e do aluno. Avaliação da aprendizagem era parâmetro.

5 Características da NOVA Sociedade
Globalizada, Automatizada e Conectada. Crise de (Des) emprego. Desequilíbrio de parâmetros morais e éticos. Tolerância com as diferenças.

6 Características da NOVA Escola
Ênfase em valores ético-políticos Formação de gestores da informação Foco no desenvolvimento de competências Preparação do cidadão do “Futuro desconhecido” Currículo adaptado à sociedade virtual

7 APRENDER E ENSINAR NA NOVA Escola
oportunizar a aprendizagem. respeito o aluno sua aprendizagem. Focar na prendizagem significativa de conteúdos relevantes. construir significados. interagir com saberes socialmente construídos.

8 CARACTERÍSTICAS DE GESTÃO NA NOVA ESCOLA
Feedback de elementos “intangíveis”. No PPP todos dizem: “Missão das escolas é formar cidadão crítico, criativo, ético e capaz de interagir com a sociedade...” Como saber se alcançamos isto? Existem ferramentas para isto?

9 Analisando uma escola Nível 2012 2013 2014 2015 Conhecimento 37% 33%
Compreensão 45% Aplicação 8% Análise 5% Síntese Julgamento 0% Nível 2012 2013 2014 2015 Conhecimento 37% 33% 28% 11% Compreensão 45% 40% 38% 25% Aplicação 8% 10% 12% 26% Análise 5% 13% 30% Síntese 7% Julgamento 0% 1% 6% Analisando uma escola

10 Conclusões sobre a gestão
Professor e gestor usam, precisam usar metodologia de gestão por resultados/processos. PPP deve ter parâmetros de qualidade claros. Profissionalização das relações. Estimulo à autonomia das pessoas .

11 Conclusões Pedagógicas
Tudo indica que velha escola cumpriu um importante papel, mas não responde mais à realidade e exigências da nova sociedade. A nova escola deve preparar o sujeito da aprendizagem para ser agente de transformação, ou seja formar GESTORES DE INFORMAÇÕES E NÃO MEROS ACUMULADORES DE DADOS


Carregar ppt "Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google