Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAugusto Castanho Laranjeira Alterado mais de 6 anos atrás
1
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
O VELHO E O NOVO: UNINDO ESTRATÉGIAS E SABERES DO PASSADO, PRESENTE E FUTURO NA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
2
Contextualização Geral da educação
A missão da escola sempre foi de ensinar para que o aluno aprenda O significado do aprender e do ensinar é que mudou ao longo dos tempos Em consequência houve necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas. Mais uma vez estamos em busca de novo modelo para a transição.
3
CARACTERÍSTICAS DA VELHA Sociedade
Sociedade da T.R.A Confiança. O que regia nossas necessidades, éramos nós e não o mercado.
4
Características da VELHA Escola
Havia autoridade. Memorizávamos conceitos. Havia regras - Moral. Havia distinção entre as responsabilidades do professor e do aluno. Avaliação da aprendizagem era parâmetro.
5
Características da NOVA Sociedade
Globalizada, Automatizada e Conectada. Crise de (Des) emprego. Desequilíbrio de parâmetros morais e éticos. Tolerância com as diferenças.
6
Características da NOVA Escola
Ênfase em valores ético-políticos Formação de gestores da informação Foco no desenvolvimento de competências Preparação do cidadão do “Futuro desconhecido” Currículo adaptado à sociedade virtual
7
APRENDER E ENSINAR NA NOVA Escola
oportunizar a aprendizagem. respeito o aluno sua aprendizagem. Focar na prendizagem significativa de conteúdos relevantes. construir significados. interagir com saberes socialmente construídos.
8
CARACTERÍSTICAS DE GESTÃO NA NOVA ESCOLA
Feedback de elementos “intangíveis”. No PPP todos dizem: “Missão das escolas é formar cidadão crítico, criativo, ético e capaz de interagir com a sociedade...” Como saber se alcançamos isto? Existem ferramentas para isto?
9
Analisando uma escola Nível 2012 2013 2014 2015 Conhecimento 37% 33%
Compreensão 45% Aplicação 8% Análise 5% Síntese Julgamento 0% Nível 2012 2013 2014 2015 Conhecimento 37% 33% 28% 11% Compreensão 45% 40% 38% 25% Aplicação 8% 10% 12% 26% Análise 5% 13% 30% Síntese 7% Julgamento 0% 1% 6% Analisando uma escola
10
Conclusões sobre a gestão
Professor e gestor usam, precisam usar metodologia de gestão por resultados/processos. PPP deve ter parâmetros de qualidade claros. Profissionalização das relações. Estimulo à autonomia das pessoas .
11
Conclusões Pedagógicas
Tudo indica que velha escola cumpriu um importante papel, mas não responde mais à realidade e exigências da nova sociedade. A nova escola deve preparar o sujeito da aprendizagem para ser agente de transformação, ou seja formar GESTORES DE INFORMAÇÕES E NÃO MEROS ACUMULADORES DE DADOS
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.