A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA"— Transcrição da apresentação:

1 UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
Coordenadora: Fátima Gomes Supervisora: Sandra Fructuoso Bolsistas de ID: André aurélio e Luciano Marques 1

2 Autores: Edson José Wartha e Adelaide Faljoni-Alário
* Neste trabalho, apresentamos as diferentes concepções acerca do uso do termo “contextualização” identificadas nos livros.... Autores: Edson José Wartha e Adelaide Faljoni-Alário 2

3 QUÍMICA Nos PCNEM constata-se a necessidade de articular:
O conhecimento científico com valores educativos, éticos e humanísticos Para formar o aluno/cidadão para sobreviver e atuar nesta sociedade científica e tecnológica, onde se encontra... QUÍMICA INTERFERE NO COTIDIANO DE TODAS AS PESSOAS RELEVANTE INSTRUMENTO PARA INVESTIGAÇÃO PRODUCAÇÃO DE BENS DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO 3

4 Há a necessidade, ainda no EM, de se introduzir conhecimentos históricos desde os primórdios
A importância dos conhecimentos produzidos pela humanidade até os nossos dias

5 É necessário discutir sobre a relação risco/benefício da QUÍMICA levando em conta as transformações ocorridas nos últimos anos, como... URBANIZAÇÃO ACELERADA NOVOS MEIOS DE PRODUÇÃO POLUIÇÃO ESGOTAMENTO DE RECURSOS

6 A EDUCAÇÃO BRASILEIRA vem sendo determinada por alguns mecanismos de homogeneização do trabalho educativo, seja através de... POLÍTICAS PÚBLICAS IDEOLOGIAS POLÍTICAS E CULTURAIS INSTITUIÇÕES SOCIAIS A PRÓPRIA INSTITUIÇÃO ESCOLAR MEIOS DE COMINICAÇÃO

7 A importância dos livros de didáticos (LD)
OS LIVROS DIDÁTICOS (LD) SÃO IMPORTANTES MECANISMOS NA HOMOGEINIZAÇÃO DOS CONCEITOS, CONTEÚDOS E METODOLOGIAS EDUCACIONAIS (LAJOLO, 1996). A IMPORTÂNCIA DO LD NÃO SE RESTRINGE AOS SEUS ASPECTOS PEDAGÓGICOS E ÀS SUAS POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS NA APRENDIZAGEM E NO DESEMPENHO DOS ALUNOS.

8 CONTEXTUALIZAR CONTEXTUALIZAR É CONSTRUIR SIGNIFICADOS E SIGNIFICADOS NÃO SÃO NEUTROS, INCORPORAM VALORES PORQUE EXPLICITAM O COTIDIANO, CONSTROEM COMPREENSÃO DE PROBLEMAS DO ENTORNO SOCIAL E CULTURAL, OU FACILITAM VIVER O PROCESSO DE DESCOBERTA

9 CONTEXTUALIZAÇÃO PCNEM E DCNEM
NOS PCNEM, A CONTEXTUALIZAÇÃO É ESTABELECIDA COMO UM DOS PRÍNCÍPIOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO POR MEIO DE TEMAS DA VIVÊNCIA DOS ALUNOS. COMO EXPLICITAM AS DCNEM – ART. 9°: I – NA SITUAÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, O CONHECIMENTO É TRANSPOSTO DE SITUAÇÃO EM QUE FOI CRIADO, INVENTADO OU PRODUZIDO E POR CAUSA DESTA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DEVER SER RELACIONADO COM A PRÁTICA OU A EXPEPERIÊNCIA DO ALUNO A FIM DE ADQUIRIR SIGNIFICADO.

10 i) CONTEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Diferentes concepções que os professores têm sobre o significado do termo contextualização no ensino de Química de acordo com Santos & Mortimer (1999a) iii) CONTEXTUALIZAÇÃO COMO DESENVOLVIMENTO DE ATITUDES E VALORES PARA A FORMAÇÃO DE UM CIDAÇÃO CRÍTICO i) CONTEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ii) CONTEXTUALIÇÃO COMO DESCRIÇÃO CIENTÍFICA DE FATOS E PROCESSOS DO COTIDIANO DO ALUNO

11 Diferenciação entre a contextualização no ensino e o ensino de Ciências (Química) no cotidiano, segundo Santos & Mortimer A CONTEXTUALIÇÃO ABORDA O ENSINO DE CIÊNCIAS (QUÍMICA) NO SEU CONTEXTO SOCIAL COM AS INTER-RELAÇÕES ECONÔMICAS, SOCIAIS, CULTURAIS, ETC... O ENSINO DE CIÊNCIAS (QUÍMICA) DO COTIDIANO TRATA DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS RELACIONADOS AOS FENÔMENOS DO COTIDIANO. NESTE CASO, A ABORDAGEM CONTINUA CENTRADA NOS CONCEITOS CIENTÍFICOS.

12 O CONHECIMENTO EXIGE UMA PRESENÇA CURIOSA DO SUJEITO EM FACE DO MUNDO
O CONHECIMENTO EXIGE UMA PRESENÇA CURIOSA DO SUJEITO EM FACE DO MUNDO. REQUER SUA AÇÃO TRANSFORMADORA SOBRE A REALIDADE. DEMANDA UMA BUSCA CONSTANTE. IMPLICA INVENÇÃO E REINVENÇÃO. EDUCAR É CONHECER, É LER O MUNDO PARA PODER TRANSFORMÁ-LO. CONHECER IMPLICA MUDANÇA DE ATITUDES, SABER PENSAR E NÃO APENAS ASSIMILAR CONHECIMENTOS.

13 O QUE SIGNIFICA CONTEXTUALIZAÇÃO??
CONTEXTUALIZAÇÃO = CONTEXTUAR SIGNIFICA => ENRAIZAR UMA REFERÊNCIA EM UM TEXTO, DE ONDE FORA EXTRAÍDA, E LONGE DO QUAL PERDE PARTE SUBSTANCIAL DE SEU SIGNIFICADO. CONTEXTUAR É UMA ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇAO DE SIGNIFICAÇÕES

14 ENTÃO, CONTEXTUALIZAR É...
INCORPORAR VIVÊNCIAS CONCRETAS E DIVERSIFICADAS, E TAMBÉM INCORPORAR O APRENDIZADO EM NOVAS VIVÊNCIAS. ASSUMIR QUE TODO CONHECIMENTO ENVOLVE UMA RELAÇÃO ENTRE SUJEITO E OBJETO. CONSTRUIR SIGNIFICADOS E SIGNIFICADOS NÃO SÃO NEUTROS, INCORPORAM VALORES E CONSTREM COMPREENSÃO DE PROBLEMAS DO ENTORNO SOCIAL E CULTURAL. BUSCAR O SIGNIFICADO DO CONHECIMENTO A PARTIR DE CONTEXTOS DO MUNDO OU DA SOCIEDADE EM GERAL É LEVAR O ALUNO A COMPREENDER A RELEVÂNCIA E APLICAR O CONHECIMENTO PARA ENTENDER FATOS, TENDÊNCIAS, FENÔMENOS... CRIAR CONDIÇÕES PARA QUE O ALUNO EXPERIMENTE A CURIOSIDADE, O ENCANTAMENTO DA DESCOBERTA E SATISFAÇÃO. É CONSTRUIR UMA VISÃO DE MUNDO E UM PROJETO COM IDENTIDADE PRÓPRIA.


Carregar ppt "UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google