Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPedro Caldas Fernandes Alterado mais de 8 anos atrás
1
O céu de estrelas foi a primeira tela a seduzir os olhos do homem e para ele que a humanidade lançava suas perguntas e projetava seu instinto de criar REDES.
2
No universo tudo está delicadamente conectado com tudo. Tudo é uma REDE. Você é uma rede de redes vivas que se conecta à rede do mundo pela interação com outras redes de redes vivas ou não.
3
A linguagem, em todas as suas formas de expressão, nos permite satisfazer a necessidade vital que temos de nos ligar. De nos encontrar.
4
A Internet é uma Rede. Para que estamos tecendo esta Rede?? Para transportar diversidade cultural ou para nos intoxicar de informações?
5
A Internet é uma Rede. Para que estamos tecendo esta Rede?? Para interligar ou para enredar? Para nos cercar ou nos acercar?
6
Para aumentar ou para romper a barreira de qualquer tipo de distância entre os homens?
7
Para limitar a individualidade da expressão ou para ampliar os limites da expressão da individualidade?
8
São infinitas as perguntas!! E as respostas contém o paradoxo do livre arbítrio. Cabe a cada um de nós encontrá- las!! Carlos Nader Artista Plástico
9
Certeza Tecnologias de Informação e Comunicação têm que estar na escola. Dúvidas Como Utilizar? Para Quê? Por Quê?
10
NOVAS TECNOLOGIAS (em um determinado tempo passaram a fazer parte do ambiente escolar). texto impresso som em fita magnética cinema televisão retroprojetor
11
Telefone, Rádio, Fax, Vídeo, Computador, Tecnologias de Informação e Comunicação
12
Quando surge a Inovação?
13
EXIGEM NOVAS SUSCITAM NOVAS IDÉIAS NOVOS OBJETIVOS A MUDANÇA IDÉIAS COMPETÊN CIAS
14
Bases teóricas: Idéias Centrais Idéias Centrais Conhecimento /construção Processo interativo Prática como suporte da reflexão
15
Interdisciplinaridade Cooperação/ Reflexão/tomada de Consciência Autonomia
16
PERFIL DO PROFESSOR... ● DESAFIADOR ● ORIENTADOR ● APRENDIZ ● ATUALIZADOR ● PESQUISADOR ● INOVADOR ● AUTÔNOMO ● INTERDISCIPLINAR
17
O ALUNO ● REFLETIR ● IMAGINAR ● INTUIR ● LEVANTAR HIPÓTESES ● COLETAR ● SELECIONAR
18
O ALUNO ● ORGANIZAR ● ANALISAR INFORMAÇÕES PARA TOMADA DE DECISÃO CONSCIENTE
19
● NOVAS FORMAS AUTÔNOMAS DE CRIAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO NAS CIÊNCIAS, ARTES E TÉCNICAS ● SOLIDARIEDADE ● RECIPROCIDADE ● COOPERAÇÃO
20
USAR AS TICS PARA: Favorecer comunicação para construção de conhecimento. Garantir acesso à informação Aprender a respeitar as diferenças
21
Desenvolver autonomia individual e responsabilidade coletiva Desenvolver Projeto de Aprendizagem Desenvolver projetos cooperativos
22
Criar Redes de comunidades dinâmicas de aprendizagem
23
Beatriz Corso Magdalena beamag@terra.com.br Laboratório de Estudos Cognitivos/IP/UFRGS lec@psico.ufrgs.br
24
http://www.lec.ufrgs.br/php/index.p hp http://teclec.psico.ufrgs.br/oea http:/teclec.psico.ufrgs.br/mec-nte2 http://pontodeencontro.proinfo.mec. gov.br/ http://cursoead.proinfo.mec.gov.br http://br.geocities.com/projpraia
25
Livro Integração das Tecnologias na Educação www.tvebrasil.com.br/salto/livro.htm Gestão e Aplicação das Tecnologias na Educação www.uebeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/modulo3/etapa_1/index. html
26
MATERIAL REEDITADO Elis Regina Piffer Vendramin Assessora Pedagógica - NRE - CRTE – LONDRINA 19/08/2008
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.