Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVictor Pais Leveck Alterado mais de 8 anos atrás
1
HYPER-I-BOOK: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EAD Alvino Moser Neliva Terezinha Tessaro Nelson Pereira Castanheira Rodrigo Otávio dos Santos Centro Universitário Internacional UNINTER
2
INOVAÇÃO OU ASSIMILAÇÃO? Fala-se muito em inovação. Mas Não se pode esperar mudanças ou algo, fazendo sempre o mesmo. A EaD não escapa...discursos...papers.. Os docentes assimilam, Não se acomodam...
3
INTERNET E TICS Utilização somente para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) O Hyper-i-Book é uma inovação: Pela organização e convergência de conteúdos digitais e seus diversos tipos de mídia em uma forma didática e ergonômica para a leitura.
4
TECNOLOGIAS E MÍDIA “A tecnologia constitui o veículo para comunicar mensagens e estas são representadas em uma mídia: texto, imagens (fixas e em movimento), sons e dispositivos” (MOORE; KEARSLEY, 2007, p. 77). Contudo, o impresso é o comum ou a transferência do impresso para o digital, ( caso datashow....)
5
AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A GERAÇÃO NET A geração Net, nativos digitais, são estranhos no ninho das escolas. Desejam outra forma de ensino. Aprendem de modo diferente. Os professores são migrantes digitais ( e assimiladores). Morin: luta de classe?
6
MODERNIDADE LÍQUIDA “As rígidas instituições da modernidade sólida, como a escola, não comportam os sujeitos ágeis que vão sendo moldados pelas novas experiências engendradas na modernidade líquida”. (Bauman). Metáfora do míssil inteligente..
7
HIPERTEXTO Forma híbrida, dinâmica e flexível de linguagem que dialoga com outras formas semióticas, que adiciona e acondiciona outras formas à sua superfície outras formas de textualidade. Possibilita a leitura com coprodução de textos e de hipertextos (Leitura, texto e hipertexto. XAVIER- 2004).Leitura, texto e hipertexto Apresenta inserções, links e remissões a outros textos os quais são acessados imediatamente, sem a necessidade de busca.
8
CONTEÚDO (Entretenimento, Indústria Editorial, Provedores de Informação, EAD) COMUNICAÇÃO (Telefonia, Cabo, Satélite, Tecnologia sem fio) COMPUTAÇÃO (Computadores, SW e Serviços) MULTIMÍDIA INTERATIVA AS REDES SOCIAIS
9
COMUNICAÇÃO MIDIATIZADA E INTERATIVIDADE Não há comunicação que não seja midiatizada. A educação a distância cria uma ruptura da simultaneidade da presença dos atores da comunicação pedagógica, o que torna obrigatória a utilização de formas midiatizadas de comunicação. Donde ser necessário a INTERATIVIDADE.
10
INTERATIVIDADE – MEDIAÇÃO. Interação sócio histórica ou histórico-cultural- VYGOTSKY, WERTSCH, WENGER. Conforme afirmou Wertsch (1998), a mediação exige mudanças nos modos aprender e de ensinar. E na EaD?
11
Hyper-i-Book: MODELO DE LIVRO HIPERMIDIÁTICO O Hyper-i-Book é um ambiente para o qual converge uma série de meios e mídias que apresentam os conteúdos e conhecimentos de acordo com o design pretendido, em consenso com o professor e o projeto pedagógico do curso. Constitui rota de aprendizagem que permite autonomia, liberdade e criatividade.
13
CONCLUSÃO A inovação na educação a distância é sempre bem-vinda, desde que agregue valor ao curso e aumente a interatividade do aluno, fazendo com que se adapte mais rapidamente ao modelo. O Hyper-i-Book permite alto grau de portabilidade de conteúdo para outros livros. É ferramenta socio-consrutivista.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.