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Terminais LTSP com openSUSE Um caso prático Bruno Santos António Martins Caldas da Rainha, 1.

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Apresentação em tema: "Terminais LTSP com openSUSE Um caso prático Bruno Santos António Martins Caldas da Rainha, 1."— Transcrição da apresentação:

1 Terminais LTSP com openSUSE Um caso prático Bruno Santos (feiticeir0@feiticeir0.no-ip.org) António Martins (digiplan.pt@gmail.com) Caldas da Rainha, 1 de Setembro 2007

2 Terminais LTSP com openSUSE Agenda Hospital Amato Lusitano LTSP Thin clients LTSP no HAL Custos, factos e expectativas Futuro do LTSP

3 Hospital Amato Lusitano 30 anos de funcionamento 922 Funcionários 23 Especialidades 10 Serviços de apoio técnico 78.675 atendimentos de urgência 12.745 Internamentos 72.255 Consultas externas 759.643 MCDT's

4 Serviço de Informática Rede estruturada Rede estruturada de alto desempenho Alta disponibilidade (24 x 7) Backbone a 2/3 Gb/s com topologia em estrela 1.550 tomadas de rede 514 portas activas 100Mb/s 45 portas de fibra óptica 1Gb/s Bastidor A (2º piso) Bastidor E (1º piso) Bastidor D (6º piso) Bastidor F (3º piso) Bastidor B (2º piso) Bastidor C (3º piso) Bastidor H (3º piso) Bastidor G (4º piso) Bastidor I (1º piso)

5 Serviço de Informática Clientes (postos de trabalho) 512 Computadores PC's Intel PII, PIII, PIV com Windows 2000 PT Impressoras 50 Laser cores (2), Preto e branco (48) 13 Jacto de tinta cores 25 de transferência térmica 2 Matriciais preto e branco 60 Terminais gráficos

6 Serviço de Informática Servidores 35 Servidores non-stop 930 utilizadores em TI (registados) Cada semana, 503 pessoas diferentes utilizam TI no HAL Cada mês, são arquivadas digitalmente 48.500 imagens médicas. 1.000 relatórios médicos arquivados informaticamente em cada mês 33.210 mensagens de correio electrónico transaccionados cada mês 90 vírus identificados nos emails em cada mês são consultadas 20.308 páginas de internet cada mês

7 Serviço de Informática Servidores Linux Distribuições RedHat, CentOS, openSUSE, Fedora Arquitecturas Intel, Alpha e MIPS Acesso Internet, email, páginas web, serviços de rede Bases de dados Thin clients Ficheiros, impressoras Aplicações várias Comunicações FAX

8 Serviço de Informática Recursos disponíveis ao utilizador Aplicações base Fedora Core/openSUSE/Gentoo OpenOffice, Adobe Acrobat Reader, Mozilla Firefox, Mozilla Thunderbird Windows 2000 Microsoft Office, WRQ Reflection, Adobe Acrobat Reader, Microsoft Internet Explorer, ZipCentral, Mcafee ViruScan Pasta pessoal de rede, acessível de qualquer posto Pasta comum entre todos os funcionários do mesmo serviço clínico ou administrativo Perfil de utilizador, que permite memorizar as preferências do utilizador entre sessões Acesso a impressoras de rede, com impressão em duplex

9 Necessidade de Optimização Optimizar os equipamentos informáticos de uma empresa permite: Melhorar a qualidade Ajudar os Profissionais a melhorar o desempenho das suas actividades Aumentar o desempenho e adequar os equipamentos informáticos à actividade da empresa Reduzir custos De aquisição em equipamentos e software De propriedade (TCO) Em Recursos Humanos Aumentar o tempo médio antes de uma avaria (MTBF) e diminuir tempos de resposta em caso de falhas nos sistemas

10 Necessidade de Optimização Reduzimos ao mínimo o número de Sistemas Operativos Usamos software gratuito sempre que possível (freeware, open source, licenças GNU) Centralizámos todos os dados em servidores, simplificando os backups e aumentando a fiabilidade e a disponibilidade Sistema de autenticação unificado para todos os postos Criação de pastas pessoais de rede, acessíveis de qualquer posto Pastas comuns entre todos os funcionários de um mesmo serviço, para partilha de informação

11 Privilegiamos as comunicações via e-mail Disponibilizamos modelos de muitos formulários e documentos do dia-a-dia em formato electrónico Implementamos políticas de domínio que não permitem aos utilizadores actividades que coloquem em causa o funcionamento do posto de trabalho, como sendo a instalação ou desinstalação de software A instalação e gestão de pacotes de software instalados é totalmente automatizada e centralizada Necessidade de Optimização

12 Alternativas Open Source para aplicações típicas Pacote de Office → OpenOffice Compressor de ficheiros → Zipcentral Adobe Acrobat Writer → OpenOffice suporta a criação de ficheiros PDF Sistema Operativo Windows → Linux Terminal Unix (WRQ Reflection)→ xterm (só em Linux)

13 Linux Terminal Server Project Adiciona suporte de “Thin Clients” a qualquer servidor Linux. Fornece uma forma simples de reutilizar computadores antigos Redução de custos

14 Processamento descentralizado Cada máquina tem capacidade de processamento local Tipicamente são parte de uma rede de computadores A gestão centralizada é difícil de realizar Não se consegue controlar facilmente os conteúdos Podem existir servidores com recursos que são partilhados entre os computadores clientes

15 Processamento centralizado Cada máquina (posto) não tem capacidade de processamento local (chama-se um terminal) Adequado apenas a algumas aplicações ou utilizadores com necessidades determinadas Manutenção nula dos terminais e única no servidor Custo nulo em licenças de software (quando implementado em Linux) Custo geral do equipamento é menor Requer uma rede estruturada com bom desempenho

16 Processamento misto Funcionalidade única em LTSP Permite utilizar processamento do servidor, e ao mesmo tempo executar aplicações locais, integradas no ambiente remoto Designado em LTSP como Local APPS Screensaver

17 Dispositivos locais Discos rígidos CD-ROM Memórias flash Drives de disquetes Permite num terminal, aceder:

18 LTSP - Tecnologias PXE Preboot Execution Environment DHCP Dynamic Host Configuration Protocol TFTP Trivial File Transfer Protocol NFS Network File System XDMCP X Display Manager Control Protocol

19 LTSP – Processo de boot Inicio PC Inicio PC PXE Inicio Etherboot Inicio Etherboot DHCP TFTP 2 1345 1. Pedido de PXE 2. Envio da imagem Etherboot 3. Pedido de DHCP 4. Configuração de IP e localização do Kernel 5. TFTP GET Kernel 6. Envio do Kernel 6

20 LTSP – Processo de boot Kernel Linux Kernel Linux Inicio LTSP Inicio LTSP Inicio Servidor X-Windows Inicio Servidor X-Windows NFS LTSP Sessão XDMCP Sessão XDMCP 7 89 1010 7. mount NFS Root (criação do sistema de ficheiros virtual) 8. Registo do cliente NFS 9. Login gráfico (XDMCP) 10. Validação do utilizador, inicio da sessão X

21 Thin Clients – Postos Linux

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25 LTSP no HAL 2x Intel PIII 1100MHz 4Gb memória HDD 18Gb Raid1 LTSP 4.1 SuSE 10.0 VLAN dedicada aos terminais 121 utilizadores Pastas pessoais remotas 60 Terminais nas mais diversas localizações

26 LTSP no HAL Posicionamento na área do desktop Atractividade Estabilidade Robustez Tradução Português Personalização Facilidade de configurações Porquê openSUSE

27 LTSP no HAL Xfce 4 Mozilla Firefox OpenOffice 2.0 Xmms Adobe Reader Gwenview Ksame Ambiente dos utilizadores

28 Imagem do ambiente de trabalho altera todos os dias Som diferente ao iniciar a sessão Impressoras definidas por terminal Pastas partilhadas montadas ao iniciar a sessão, consoante os grupos a que o utilizador pertence. Envio de faxes directamente do terminal LTSP no HAL Utilizadores

29 Custos das alternativas Open Source com ambiente Thin Client Linux No HAL não é necessário reinvestir nos terminais clientes A possibilidade de actualização de software gratuito é sempre possível sem custos de aquisição No 5º ano, reinveste-se no servidor

30 Custos, factos e expectativas No ano 2, o HAL poupou 45.000€ em 40 postos (15% do número total de postos existentes) O HAL espera poupar 120.000€ no ano 7 para os mesmos 40 postos Se o Ministério da Saúde aplicasse esta solução também em 15% dos seus postos (±20.000?), pouparia 2,6M€ no primeiro ano A solução centralizada baseada em Linux, traduz-se num custo total de propriedade (TCO) significativamente inferior relativamente à solução descentralizada de arquitectura Windows, com uma redução de custos de 52% no primeiro ano, até 75% ao fim de 8 anos Esta não é uma solução teórica, encontra-se já em funcionamento há cerca de 6 anos no Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco, com os resultados esperados financeiramente, e com um nível de fiabilidade superior às soluções Windows convencionais

31 Futuro do LTSP LTSP 5 (muekow) Integração na própria distribuição Apenas são desenvolvidos os pacotes próprios do LTSP (5%) Utilizar os pacotes de software da própria distribuição Ubuntu tem sido precioso

32 Referências http://www.ltsp.org http://pt.wikipedia.org http://wiki.ltsp.org Documentação do HAL

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