A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IGUALDADE DIFERENÇA A oposição entre igualdade e diferença é da ordem das essências, da ordem dos contrários DESIGUALDADE A oposição entre igualdade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IGUALDADE DIFERENÇA A oposição entre igualdade e diferença é da ordem das essências, da ordem dos contrários DESIGUALDADE A oposição entre igualdade."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 IGUALDADE DIFERENÇA A oposição entre igualdade e diferença é da ordem das essências, da ordem dos contrários DESIGUALDADE A oposição entre igualdade e desigualdade refere-se não a um aspectos essencial, mas a uma circunstância associada a uma forma de tratamento Desigualdade relativa a um determinado aspecto = concessão de mais privilégios ou restrições

4 IGUALDADE DIFERENÇA Em uma primeira aproximação as diferenças são inerentes ao mundo humano (e também natural) Nem todas as diferenças são naturais, algumas são construídas socialmente EXEMPLOS?? Ocorrência de diferenças no mundo social está articulada a própria diversidade dos seres humanos, seja no que se refere a características pessoais (sexo, etnia, idade), seja no que se refere à questões externas (nascimento em uma determinada localidade, país)

5 IGUALDADE DESIGUALDADE Está necessariamente situada dentro de um determinado espaço de reflexão ou interpretação que a especificará Implica em estabelecer critérios mais ou menos claros dentro de cada espaço de reflexão. Por estar sujeita a uma circunstancialidade histórica, a desigualdade é, em última instância, reversível por meio da ação social.

6 IGUALDADE DIFERENÇA Relacionam-se mais habitualmente ao SER Não existem gradações (ou estados), mas sim categorias diferenciadas uma das outras DESIGUALDADE Relacionam-se mais habitualmente ao ESTAR ou mesmo TER Relacionados às gradações e às possibilidades de reversibilidade

7 DIFERENÇAS COMO DESIGUALDADES Uma sociedade pode assumir um determinado tipo de conexão entre diferença e desigualdade DISCRIMINAÇÃO – ajuda a impor precisamente um jogo de dominação e estratificação social que afeta com menor ou maior violência grupos menos favorecidos Equivale a determinado modo de conduzir socialmente as diferenças com vistas a tratá-las desigualmente Uma categoria discriminada de homens passará a ser tratada desigualmente em relação à outra recebendo, por exemplo, menos oportunidades sociais (participação política, educação) chegando, em alguns casos, à segregação espacial ou exclusão social.

8 DESIGUALDADES COMO DIFERENÇAS Possibilidade de que uma determinada contradição relacionada com desigualdade passe a ser lida socialmente como uma contrariedade relacionada com diferenças LIDERDADE E ESCRAVIDÃO – A estratificação social no Brasil Colonial fundou-se no deslocamento da noção desigualadora de Escravo para uma coordenada de contrários fundada sob a perspectiva da Diferença entre homens livres e escravos. Nesta perspectiva, um indivíduo NÃO ESTÁ escravo, ele É escravo OUTROS EXEMPLOS??

9 DIFERENÇAS COMO DESIGUALDADES DESIGUALDADES COMO DIFERENÇAS Diversos exemplos históricos mostram as profundas implicações que se escondem nestas leituras. Os deslocamentos não são gratuitos, não ocorrem senão como representantes de profundas alterações que se dão na história de determinadas sociedades Indiferença: no sentido negativo de ignorar ou desconsiderar diferenças significativas e relevantes também pode produzir desigualdades. EXEMPLOS??

10 PANORAMA ECONÔMICO - Míriam Leitão - 13.2.2008 O fenômeno Obama Obama não pode ser comparado a nada. Ele não pode ser apresentado como prova de que certos estão os que, aqui, defendem a tese de que não deve haver política de ação afirmativa, porque isso acentuaria as divisões étnicas. É um equívoco; mais um dos tantos que se comete no Brasil quando se analisa a questão racial. Os Estados Unidos, com políticas de ação afirmativa, construíram uma sólida e afluente classe média negra. Isso não superou as divisões construídas historicamente, mas deu mais poder aos negros, fez deles um grupo eleitoral consciente e cortejado. Abriu portas nas grandes corporações a profissionais negros. Tornou possível um general negro como Colin Powell e mulheres negras poderosas como Condolezza Rice. As diferenças não foram eliminadas, mas eles estão na elite.


Carregar ppt "IGUALDADE DIFERENÇA A oposição entre igualdade e diferença é da ordem das essências, da ordem dos contrários DESIGUALDADE A oposição entre igualdade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google