A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DENGUE É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus que é transmitido através da picada da fêmea do mosquito AEDES AEGYPTI (originário do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DENGUE É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus que é transmitido através da picada da fêmea do mosquito AEDES AEGYPTI (originário do."— Transcrição da apresentação:

1

2 DENGUE É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus que é transmitido através da picada da fêmea do mosquito AEDES AEGYPTI (originário do Egito na África). Segundo o Ministério da Saúde a primeira ocorrência do vírus no país documentado foi em 1981 em Boa Vista (RR). Já em 1986 no Rio de Janeiro sofria com uma grande epidemia de dengue.

3

4 O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.

5  Gosta de qualquer tipo de água, seja suja ou limpa, desde que ela esteja parada e nas condições ideais de temperatura e luminosidade. Por isso, ele pode se proliferar tanto em piscinas (dependendo da quantidade de cloro) caixas d’água, pneus, sacos de lixo, entulhos, garrafas, pratos dos vasos, plantas aquáticas, vasilhas dos animais, etc...

6 Diferenças entre os mosquitos Aedes adultos Aedes Aegypti Aedes Albopictus Culex

7 DENGUE E CHIKUNGUNYA  Febre alta (acima de 39º)

8 SINTOMAS DA DENGUE  Febre alta com início súbito ( 39º a 40º C);  Forte dor de cabeça;  Dor no fundo dos olhos;  Fraqueza e desânimo;  Náuseas e vômitos;  Falta de apetite;  Muitas dores nos ossos e articulações  Manchas avermelhadas pelo corpo. * A doença é confirmada através de um exame de sangue, realizado gratuitamente pela rede básica de saúde, através do pedido médico.

9 COMO OCORRE A TRANSMISSÃO? A transmissão nos mosquitos ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus. O vírus fica alojado na saliva do mosquito, que é utilizada para sugar o sangue na hora da picada. Apenas a fêmea transmite a doença. * É importante destacar que não há transmissão através do contato direto de um doente para outro. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de três a 15 dias para a doença se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias.

10  O vírus da dengue possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN- 4. Todos os tipos de dengue causam os mesmo sintomas. Quando uma pessoa é infectada com um determinado tipo de vírus, cria anticorpos no seu organismo e não irá mais contrair a doença por esse mesmo vírus, mas ainda pode ser infectada pelos outros três tipos. Isso quer dizer que só é possível pegar dengue quatro vezes.

11 ,  Qualquer um dos 4 sorotipos da dengue pode causar dengue hemorrágica. A probabilidade de manifestações hemorrágicas é menor em pessoas infectada pela primeira vez, portanto pessoas que contraem dengue mais de uma vez apresentam maior chance de complicações do quadro clínico, incluindo manifestações hemorrágicas.

12 TRATAMENTO Não existe remédio ou vacina específica para a cura da doença. Alguns sintomas podem evoluir para quadros mais graves da doença apresentando manifestações hemorrágicas. Por isso é fundamental o acompanhamento médico para determinar o melhor procedimento em cada caso.

13 CICLO DE VIDA DO MOSQUITO  Leva em média 7 a 9 dias de ovo à adulto;  Tem hábitos diurnos, ou seja ao amanhecer e ao entardecer;  Vive dentro ou próximo de habitações urbanas;  Vive em média de 30 a 45 dias;  Coloca de 400 à 600 ovos.

14 De difícil controle, os ovos são muito resistentes e sobrevivem até um ano sem entrar em contato com a água. O mosquito deposita seus ovos em diversos locais e rapidamente se transformam em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto.

15

16

17 Por isso é importante ficar atento e eliminar qualquer tipo de depósito que acumule água!

18  Borracharias são ideais para os Aedes

19  Cuidado redobrado com os Ferros Velhos

20  Depósitos de sucatas e consertos

21 As mortes causadas pela Dengue e casos de Chikungunya no Brasil: Em 2015, segundo o Ministério da Saúde, já foram registradas 229 mortes causadas pela dengue no Brasil. A maior parte delas ocorreu no estado de São Paulo, campeão disparado de óbitos decorrentes da doença, com 169. dengueSão Paulo Já a febre Chikungunya, foram notificados 7.267 casos autóctones no Brasil, nos estados do Amapá (1º caso em 2014), Bahia, Roraima, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

22 FOCOS 2015 (Dive.sc.gov.br)  Itajaí - 765  Balneário Camboriú – 752  Chapecó - 603  São Miguel do Oeste - 398  Joinville - 227  Itapema - 223  Florianópolis - 163  Blumenau - 43  Caçador - 09  Joaçaba – 07  Videira – 04  Campos Novos - 02

23 Situação da Dengue em SC A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) informa que de 1º de janeiro a 22 de julho de 2015 foram notificados 9.583 casos de dengue em Santa Catarina. Desses, 3.512 foram confirmados. Do total de casos confirmados, 3.223 são autóctones (transmissão dentro do Estado), 211 são importados (transmissão fora do Estado)

24


Carregar ppt "DENGUE É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus que é transmitido através da picada da fêmea do mosquito AEDES AEGYPTI (originário do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google