A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Combate ao Mosquito Aedes Aegypti Transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica ASP Máicon.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Combate ao Mosquito Aedes Aegypti Transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica ASP Máicon."— Transcrição da apresentação:

1 Combate ao Mosquito Aedes Aegypti Transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica ASP Máicon

2

3

4

5

6 Missão dividida em 4 fases no âmbito CMS: 1ª Fase: Campanha de esclarecimento e mutirão de limpeza no âmbito interno. 29 JAN (Sex) a 12 FEV 16 (Sex)

7 2ª Fase: Dia nacional de esclarecimento 13 Fev 16 (Sab) 3ª Fase: Mutirão de descontaminação 15 Fev 16 (Seg) a 19 Fev 16 (Sex) 4ª Fase: Campanha de divulgação em escolas Data a ser definida Data a ser definida

8 OBJETIVOS Conhecer o Aedes AegyptiConhecer o Aedes Aegypti Identificar as doenças transmitidas pelo mosquitoIdentificar as doenças transmitidas pelo mosquito Apresentar as formas de prevençãoApresentar as formas de prevenção Abordagem em residências(conduta)Abordagem em residências(conduta)

9 SUMÁRIO I – INTRODUÇÃO II – COMBATE AO AEDES AEGYPTI 1.O que é o Aedes Aegypti 2.Doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti a.Dengue b.Chykungunya c.Zika 3.Normas de Conduta 4.Prevenção III – CONCLUSÃO. Retirada de dúvidas

10

11 SUMÁRIO I – INTRODUÇÃO II – COMBATE AO AEDES AEGYPTI 1.O que é o Aedes Aegypti 2.Doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti a.Dengue b.Chykungunya c.Zika 3.Normas de Conduta 4.Prevenção III – CONCLUSÃO. Retirada de dúvidas

12 O Mosquito Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O Mosquito Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.

13

14

15 Ele tem hábitos diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. (repelente)

16 A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são distribuídos por diversos criadouros

17 SUMÁRIO

18 O ciclo do Aedes aegypti é composto por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. ( 10 dias) Os ovos do podem sobreviver até 450 dias fora d’água. (Cuidado)

19 Se a fêmea (hematófoga) estiver infectada pelo vírus da dengue quando realizar a postura de ovos, há a possibilidade de as larvas já nascerem com o vírus.

20 SUMÁRIO I – INTRODUÇÃO II – COMBATE AO AEDES AEGYPTI 1.O que é o Aedes aegypti 2.Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti a.Dengue b.Chykungunya c.Zika 3.Normas de Conduta 4.Prevenção III – CONCLUSÃO. Retirada de dúvidas

21

22

23 As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. DENGUE

24 Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.

25 Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas.

26

27

28 É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças. É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças.

29 CHIKUNGUNYA Doença causada pelo vírus CHIKV. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado.

30

31

32 Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida.

33 O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo infectado.

34 Zika Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos.

35 No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. Formas graves e atípicas são raras.

36 O Ministério da Saúde confirmou a relação entre o vírus Zika e a microcefalia.

37 Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez.

38

39

40 SUMÁRIO I – INTRODUÇÃO II – COMBATE AO AEDES AEGYPTI 1.O que é o Aedes Aegypti 2.Doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti a.Dengue b.Chykungunya c.Zika 3.Normas de Conduta 4.Prevenção III – CONCLUSÃO. Retirada de dúvidas

41 Normas de Conduta

42 Máximo respeito e cordialidade.Máximo respeito e cordialidade. Apresentação individual.Apresentação individual. Disciplina.Disciplina. Postura militar.Postura militar. Não aceitar provocações de civis.Não aceitar provocações de civis. Não entrar nos domicilios.Não entrar nos domicilios. Retirar fotos para futuro relatório.Retirar fotos para futuro relatório. Todas nossas ações são monitoradas pela mídia.Todas nossas ações são monitoradas pela mídia.

43 Não perder o Foco da atividadeNão perder o Foco da atividade Não se deter em casas em que se encontrem somente menores de idade.Não se deter em casas em que se encontrem somente menores de idade. Ao abordar prédios, transmitir as informações de combate á todos apartamentos.Ao abordar prédios, transmitir as informações de combate á todos apartamentos.

44 “Bom dia somos militares do 3º BE CMB e gostariamos de conversar com o Sr.(Sra) sobre as formas de combater o mosquito Aedes Aegypti transmissor do Dengue, Zika, Chinkungunya.

45 Ao ser abordado pela mídia Qual o objetivo da missão: Esclarecer a população sobre as formas de combate ao Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika virus.

46 Para informações mais específicas os representantes dos meios de comunicação deverão ser orientados a entrar em contato com o setor de relações públicas do Batalhão

47 SUMÁRIO I – INTRODUÇÃO II – COMBATE AO AEDES AEGYPTI 1.O que é o Aedes Aegypti 2.Doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti a.Dengue b.Chykungunya c.Zika 3.Normas de Conduta 4.Prevenção III – CONCLUSÃO. Retirada de dúvidas

48 PREVENÇÃO Se o mosquito pode matar ele não pode nascer

49 Tampe os tonéis e caixa d’água;

50

51 Mantenha as calhas sempre limpas;

52 Descarte pneus de maneira adequada

53 Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia

54 Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água

55 Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa

56 Piscinas devem ser limpas periodicamente

57 Analise poços artesianos e mantenha-os fechados

58 Lixo acumulado deve ser evitado

59

60 Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais

61 Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

62 Locais que podem acumular água devem ser evitados

63 Limpe ralos e canaletas externas

64 Baldes devem estar virados para baixo

65 Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas

66 Mantenha lixeiras bem tampadas;

67 REPELENTES E PRODUTOS QUÍMICOS Aplicar repelentes respeitando as normas de uso(Intoxicação). Aplicar repelentes respeitando as normas de uso(Intoxicação). Repelentes elétricos ajudam a diminuir risco. Repelentes elétricos ajudam a diminuir risco. Devem ter selo da ANVISA Devem ter selo da ANVISA Agua sanitária e cloro evitam proliferação em água parada Agua sanitária e cloro evitam proliferação em água parada

68 DENUNCIE FOCOS DO AEDES AEGYPTI

69 SUMÁRIO I – INTRODUÇÃO II – COMBATE AO AEDES AEGYPTI 1.O que é o Aedes Aegypti 2.Doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti a.Dengue b.Chykungunya c.Zika 3.Normas de Conduta 4.Prevenção III – CONCLUSÃO. Retirada de dúvidas

70 III – Conclusão Retirada de dúvidas


Carregar ppt "Combate ao Mosquito Aedes Aegypti Transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica ASP Máicon."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google