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Técnico em Eletrotécnica Disciplina: Informática 2. Hardware: Componentes Básicos e Funcionamento Elaborado por: Prof. Ronaldo Apresentado por: Prof. Gustavo.

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1 Técnico em Eletrotécnica Disciplina: Informática 2. Hardware: Componentes Básicos e Funcionamento Elaborado por: Prof. Ronaldo Apresentado por: Prof. Gustavo

2 HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o equipamento (parte física) SOFTWARE: Instruções que dizem o que o computador deve fazer (parte lógica) PESSOAS (peopleware): fazem uso do hardware e do software, inserindo ou retirando informações do sistema (usuário) Componentes de um Sistema de Computador

3 Hardware Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a CPU, a memória e os dispositivos de entrada/saída de um sistema de computador Composto de objetos tangíveis: circuitos integrados, placas de circuito impresso, cabos, fontes de alimentação, memórias, impressoras, monitores, teclados etc Parte física, aquela com a qual temos contato

4 Definição de Computador EntradaProcessamento Conjunto de dispositivos eletrônicos interligados, que conseguem executar um determinado trabalho, orientado por um programa e em grande velocidade Dados Informação Saída

5 Benefícios dos Computadores Produtividade Usuários usam seus computadores para executar suas tarefas mais rápido e melhor. Muitos processos podem ser controlados mais eficientemente por meio dos computadores. Tomada de decisões Ajuda os tomadores de decisões a identificar fatores financeiros, geográficos e logísticos. Redução de custos Ajuda a reduzir os custos de mão-de-obra, energia e papelada.

6 Hardware: Componentes Básicos de um Computador Quatro componentes principais: Dispositivos de entrada Processamento Dispositivos de saída Armazenamento

7 O Processador e a Memória: Manipulação de Dados Processador Também chamado de unidade central de processamento (CPU). Memória (armazenamento primário)Memória Estreitamente relacionada com o processador, mas distinta dele. Provê armazenamento temporário.

8 Processador Centro de atividade do computador Consiste em circuitos elétricos: Interpreta e executa instruções de programa. Comunica-se com os dispositivos de entrada, saída e armazenamento. Transforma dados, de fato, em informação.

9 I-Time: Tempo de Instrução E-Time: Tempo de Execução 1 4 3 2 Decodificar Armazenar Executar Carregar Unidade de ControleUnidade Lógica e Aritmética MEMÓRIA Processador

10

11 Intel produz uma família de processadores:  Pentium 4, dual core usados em PCs  Celeron vendido para PCs de baixo custo  Xeon e Itanium para estações de trabalho top de linha e servidores de rede  Atom são destinados a mobilidade/portabilidade AMD produz processadores compatíveis: Athlon 64, Opteron, Turion 64, Turion X2 64, Sempron

12 O número de endereço da locação permanece o mesmo, mas o conteúdo (instruções e dados) pode mudar Memória Unidades de armazenamento A memória é dividida em uma série de locações, cada qual com um endereço associado

13 Memória

14 RAM (Random Access Memory) Memória Secundária ROM (Read Only Memory)

15 Memória Semicondutora Usada pela maioria dos computadores modernos Confiável, barata e compacta Volátil: exige corrente elétrica permanentemente (se a corrente for interrompida, os dados se perdem) Exemplo: Memória RAM Não-volátil: não necessita de energia elétrica para reter a informação armazenada Exemplo: Memória ROM

16 Memória Somente de Leitura (ROM) ROM = Read Only Memory Contém programas e dados registrados permanentemente na memória pela fábrica (não podem ser alterados pelo usuário) Não-volátil Ex: BIOS (Basic Input/Output System) Contém o 1º programa executado pelo computador (firmware ), com a função principal de preparar a máquina para o sistema operacional

17 PROM (ROM programável): algumas instruções no chip podem ser alteradas Variação: memórias “principalmente” de leitura EPROM (PROM apagável): memória ROM na qual informações podem ser apagadas através de exposição à luz ultravioleta de alta intensidade e reprogramadas eletricamente; toda a memória (pastilha) é apagada e reprogramada EEPROM (PROM eletricamente apagável): utiliza sinais elétricos para programar e apagar seu conteúdo; Programmable ROM

18 Cache de Nível 1 (L1): embutida no processador Cache de Nível 2 (L2): em um chip separado, acoplada ao processador Cache de Nível 3 (L3): na placa-mãe Memória Cache Cache externa

19 Armazenamento Primário Usado para guardar dados temporariamente: Depois que eles são recebidos do dispositivo de entrada e antes de serem processados. Depois que eles são processados e antes de serem liberados para o dispositivo de saída. Armazenamento temporário (volátil): Os dados contidos na memória se perdem se a energia cair ou se o programa for fechado. Do tipo RAM (Random Access Memory)

20 Memória secundária ou de massa Armazena uma grande quantidade de informação Bem mais lenta que a memória principal Não-volátil (armazenamento em longo prazo) As informações armazenadas nos dispositivos são transferidas para a memória principal quando forem necessárias ao computador Armazenamento Secundário

21 Barramento Via de comunicação do processador com o seu exterior: memória, chips da placa-mãe, periféricos etc Barramento Interno Barramento do Sistema Barramento de Expansão Conjunto de linhas de comunicação por onde trafegam sinais digitais representados por dígitos binários (0 ou 1) Largura (bits) x Velocidade (Hz): quanto mais largo o barramento, mais rápido será o fluxo de dados

22 Unidades de Entrada e Saída Responsáveis pelas transferências de dados entre o computador e os dispositivos periféricos Periféricos Todos os dispositivos de hardware anexados ao computador Inclui todos os dispositivos de entrada, saída e armazenamento (elementos geradores ou receptores de informação)

23 Portas de E/S Módulos externos para conectar periféricos Serial: até 0,014 MB/s Transmite dados de um bit a cada vez Usada para dispositivos lentos, como o mouse e o teclado Paralela: 0,15 MB/s a 3 MB/s Transmite grupos de bits em conjunto Usada para dispositivos mais rápidos, como impressoras e scanners USB (Universal Serial Bus): 1,5 MB/s a 60 MB/s Elimina o uso de um conector específico para cada dispositivo e a necessidade de placas de expansão

24 Placas de Expansão Conectam-se a slots (encaixes) de expansão São usadas para conectar dispositivos periféricos

25 ISA (Industry Standard Architecture): 8 / 16 bits Utilizado para dispositivos lentos, como mouse e modem PCI (Peripheral Componente Interconnect): 16 / 32 bits Usado para conectar dispositivos mais rápidos, como discos rígidos e placas de rede AGP (Accelerated Graphics Port): 64 bits Conexão autônoma entre a memória e a placa gráfica (vídeo) USB (Universal Serial Bus): 64 bits Tecnologia que tornou mais simples e fácil a conexão de diversos tipos de periféricos Barramentos de Expansão e Portas Comuns

26 Dispositivos de Entrada Todo periférico que faz parte do sistema e tem por finalidade efetuar a entrada de dados no computador

27 Todo periférico que faz parte do sistema e tem por finalidade efetuar a saída de dados do computador Formas comuns de saída: texto, números, gráficos e sons Dispositivos de Saída

28 Placa-Mãe (Mother Board) PENTIUM III Slot AGP Conectores de E/S Slots PCI Slots de Memória SDRAM Conectores IDE Slot do Processador Bateria Chipset

29 Placa-Mãe (Mother Board) PENTIUM IV

30 Bibliografia CAPRON, H.L. e JOHNSON, J.A. Introdução à informática. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2004. NORTON, Peter. Introdução a informática. São Paulo: Makron Books, 1996.

31 Fim O B R I G A D O http://tiny.cc/profgustavo


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