A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS NOÇÕES BÁSICAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS

2 CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE HARDWAREÉ a parte física de um sistema, constituída por componentes elétricos, eletrônicos e mecânicos. É tudo o que pode ser tocado pelo usuário. HARDWARE: É a parte física de um sistema, constituída por componentes elétricos, eletrônicos e mecânicos. É tudo o que pode ser tocado pelo usuário. Ex: Monitor, teclado, mouse, alto-falante, etc. SOFTWARESão programas desenvolvidos por programadores e/ou analístas, afim de atender as necessidades dos usuários e que por consequência são armazenados em disco. SOFTWARE: São programas desenvolvidos por programadores e/ou analístas, afim de atender as necessidades dos usuários e que por consequência são armazenados em disco. Ex: Planilhas de cálculo, Editores de textos, Sistema de uma video locadora, Jogos, etc.

3 Unidades de Entrada, Processamento e Saída Unidades de Entrada: São os periféricos utilizados pelo usuário com a finalidade de enviar informações a serem processadas e, se necessário, armazenadas em disco. Sem este tipo de hardware seria impossível a comunicação entre o usuário e a máquina. Ex: Teclado, Mouse, Câmera de video, etc

4 Unidade de processamento: Central responsável pelo processamento das informações. Controla, dirige e processa todos os dados enviados através das unidades de controle (que interpreta cada um dos comandos recebidos e os executa), Unidade Lógica e Aritmética (responsável pelos cálculos) e pela Unidade de Armazenamento Imediato, também conhecida como memória principal.

5 Unidade de saída: São os periféricos do computador que informam os resultados dos dados enviados pela unidade de entrada e analisados através da unidade de entrada e analisados através da unidade de processamento Ex: Monitor, impressoras, etc

6 BIT E BYTE BIT: É uma codificação baseada em duas condições, 0 e 1, onde o 1 significa o envio de informação e ) o envio de Informação interrompido. BYTE: É o termo utilizado para expressar a quantidade de informação armazenada em disco. Considerado uma unidade de armazenamento. 1 byte = 1 letra = 1 número = 1 espaço em branco. 1 Kbyte = 1024 bytes = 1024 caracteres. 1 Mbytes = 1024 Kbytes = 1.048.576 caracteres 1 Gbytes = 1024 Mbytes = 1.073.741.824 caracteres

7 Exemplo:

8 EXEMPLO II:

9 PROCESSADORES Os processadores são os responsáveis pela velocidade do processamento das informações enviadas e recebidas pelo computador.

10 MEMÓRIAS Memória RAM (Randon Access Memory): É a memória do computador onde são alteradas as informações anteriormente armazenadas, sendo que estas são consideradas transitórias, pois permanecem na memória somente enquanto o micro estiver ligado.

11 MEMÓRIAS Memória ROM (read only memory): Esta é uma memória cujo conteúdo vem gravado de fábrica e não pode ser alterado ou apagado. É composta basicamente pela BIOS. Sua função é realizar o auto-teste no computador, carregar o sistema operacional e controlar os periféricos de entrada e saída.

12 Tipos de unidades de Armazenamento CD DISQUETE DISQUETE DE ALTA CAPACIDADE HD

13 TIPOS DE PERIFÉRICOS Sendo a CPU a Unidade Central de Processamento, todos os demais componentes ligados diretamente a ela passam a ser denominados de periféricos. O Micro propriamente dito é composto basicamente por estes periféricos:

14 SISTEMA OPERACIONAL É um conjunto de programas interligados que tem como objetivo atender as necessidades do usuário. Geralmente é desenvolvido por programadores e/ou analistas de sistemas.

15 ENTRANDO NO WINDOWS ÍCONES ÁREA DE TRABALHO(DESKTOP)

16 ÁREA DE TRABALHO A área de trabalho, também conhecida como ambiente de trabalho, interface gráfica ou desktop. Nela, ao lado esquerdo, poderá ser observado a exibição de pequenos desenhos gráficos denomidados ícones. Mais abaixo, ocupando a parte inferior da tela, pode-se observar uma barra distribuida horizontalmente. Esta é a barra de tarefas, suas funções são: indicar a hora, quando a impressora está ativa, quando o alto-falante está funcionando, indicar quais programas estão abertos, mas provisoriamente inativos. Na barra de tarefas há um botão denominado iniciar. Este botão é o principio para tudo.

17 UTILIZANDO O MOUSE NO WINDOWS O Mouse para o windows, é um periférico muito importante. Pois é através dele que o usuário se comunica com o sistemas Do computador.

18 ARMAZENAMENTO DE DADOS Toda informação armazenada em disco recebe o nome de arquivo. São eles: textos, tabelas, gráficos, sons, imagens, planilhas de cálculos, etc.


Carregar ppt "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google