A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UTILIDADE DAS TIC O QUE SÃO, PARA QUE SERVEM E ONDE PODEM SER UTILIZADAS?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UTILIDADE DAS TIC O QUE SÃO, PARA QUE SERVEM E ONDE PODEM SER UTILIZADAS?"— Transcrição da apresentação:

1 UTILIDADE DAS TIC O QUE SÃO, PARA QUE SERVEM E ONDE PODEM SER UTILIZADAS?

2 O que são as TIC?  As TIC, também designadas por Tecnologias de Informação e comunicação correspondem a todas as tecnologias que interferem e ajudam nos processos informais e comunicativos das pessoas.

3 O que são as TIC?  Podem ainda ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, através de hardware, software e de telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, a pesquisa científica, de ensino e aprendizagem, entre outros.

4 Para que servem e onde são utilizadas ?  As TIC são utilizadas em diversas maneiras e em vários ramos de atividades, podendo destacar nas indústrias (processo de automação), no comércio (gerenciamento e publicidade), nos setor de investimentos (informações simultâneas e comunicação imediata) e na educação ( processo de ensino aprendizagem e Educação a Distância).

5 Para que servem e onde são utilizadas ?  Pode-se dizer que a principal responsável pelo crescimento e potencialização da utilização das TIC em diversos campos foi a popularização da Internet.

6 Em que áreas se aplicam? Informática / Burótica Área de Computador Telecomunicações / Telemática Área de Comunicação Robótica / CAD- CAM Área de Controlo e Automação

7 Qual a diferença entre software e hardware?  Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas.

8 Qual a diferença entre software e hardware?  Num computador, o software é classificado como a parte lógica cuja função é fornecer instruções para o hardware. O hardware é toda a parte física que constitui o computador, por exemplo, a CPU, a memória e os dipositivos de entrada e saída.

9 Qual a diferença entre software e hardware?  O software é constituído por todos os programas que existem para um referido sistema, quer sejam produzidos pelo próprio utente ou pelo fabricante do computador.

10 Tipos de software  Os softwares podem ser classificados em três tipos. software de Sistema, software de programação e software de aplicação.

11 Tipos de software  Software de Sistema: é o conjunto de informações processadas pelo sistema interno de um computador que permite a interação entre usuário e os periféricos do computador através de uma interface gráfica. Engloba o sistema operativo e os controladores de dispositivos (memória, impressora, teclado e outros).

12 Tipos de software  Software de Programação: é o conjunto de ferramentas que permitem ao programador desenvolver sistemas informáticos, geralmente usando linguagens de programação e um ambiente visual de desenvolvimento integrado.

13 Tipos de software  Software de Aplicação: são programas de computadores que permitem ao usuário executar uma série de tarefas específicas em diversas áreas de atividade como arquitetura, contabilidade, educação, medicina e outras áreas comerciais. São ainda os videojogos, as base de dados, os sistemas de automação industrial, etc.

14 Tipos de hardware  Hardware de entrada: são dispositivos que fornecem dados para operações em um programa de computador, também chamados de unidades ou periféricos de entrada (no inglês input/output - entrada/saída). Um dispositivo de entrada permite a comunicação do usuário com o computador. São dispositivos que enviam dados analógicos ao computador para processamento. Exemplos: Teclado, rato, caneta ótica, scanner, câmera fotográfica/de vídeo, entre outros.

15 Tipos de hardware  Hardware de saída: são dispositivos que exibem dados e informações processadas pelo computador, também chamados de unidades de saída (no inglês input/output - entrada/saída). Por outras palavras, permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador. Exemplos: projetor de vídeo, impressora e monitor.

16 Tipos de hardware  Hardware de entrada e saída: são dispositivos capazes de fornecer dados ao sistema e ao usuário no mesmo hardware. Exemplos: monitor TouchScreen, pen drive e modem.  Hardware de armazenamento: são dispositivos capazes de armazenar dados. Exemplos: CD, pen drive.

17 O que são memórias?  Em informática, memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente. Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas.

18 O que são memórias?  O conceito de computador digital binário com programa armazenado é sempre baseado no uso de memória, e não existiria sem a utilização destas. A unidade básica de memória é o digito binário, ou bit. Um bit pode conter 0 ou 1. É a unidade mais simples possível. Um sistema que armazenasse apenas um destes valores não poderia formar a base de um sistema de memória.

19 Tipos de memórias  Existem dois tipos de memórias: principais e secundárias. As memórias principais são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. A sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento, por exemplo, os programas em execução. Exemplos: memória RAM, memória ROM e cache.

20 Tipos de memórias  As memórias secundárias destinam-se ao armazenamento permanente de dados. Não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador, não são voláteis. Exemplos: CDs, DVDs, Blu-Rays e disquetes.

21 Qual a arquitetura do computador? Processador É o “cérebro” do computador. Este é responsável por executar todas as funções existentes no computador. Memória RAM É um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrónicos digitais. Disco Rígido Serve para armazenar sempre os dados até estes serem removidos. Se o computador estiver desligado, não se perdem dados nenhuns.

22 Qual a arquitetura do computador? Placa principal (motherboard) É a base onde se encontram circuitos electrónicos impressos e as memórias ROM e onde se vão instalar todos os componentes internos do computador, desde o processador, memória RAM, discos, placas de som, entre muitos outros… Placa de vídeo ou placa gráfica É um componente do computador que envia sinais deste para o monitor, para que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. Placa de Som É um dispositivo que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão AD (Analogico- Digital) e DA (Digital Analógico) respectivamente.

23 Qual a arquitetura do computador? Placa de rede É um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores com a rede. A sua função é controlar todo o envio e recepção de dados através da rede. Drives de Disquete e CD-ROM A disquete consiste numa espécie de capa quadrada que protege um disco magnético que suporta até 1,44 MB. O drive de CD-ROM é, essencialmente, o dispositivo que lê CD’s.

24 Fim! Trabalho realizado por:Moisés Costa e Paulo Coelho.


Carregar ppt "UTILIDADE DAS TIC O QUE SÃO, PARA QUE SERVEM E ONDE PODEM SER UTILIZADAS?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google