A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?"— Transcrição da apresentação:

1 O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
UTILIDADE DAS TIC O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?

2 O que são as TIC? As TIC, também designadas por Tecnologias de Informação e comunicação correspondem a todas as tecnologias que interferem e ajudam nos processos informais e comunicativos das pessoas.

3 O que são as TIC? Podem ainda ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, através de hardware, software e de telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, a pesquisa científica, de ensino e aprendizagem, entre outros .

4 Para que servem e onde são utilizadas ?
As TIC são utilizadas em diversas maneiras e em vários ramos de atividades, podendo destacar nas indústrias (processo de automação), no comércio (gerenciamento e publicidade), nos setor de investimentos (informações simultâneas e comunicação imediata) e na educação ( processo de ensino aprendizagem e Educação a Distância).

5 Para que servem e onde são utilizadas ?
Pode-se dizer que a principal responsável pelo crescimento e potencialização da utilização das TIC em diversos campos foi a popularização da Internet.

6 Em que áreas se aplicam? Telecomunicações / Telemática
Informática / Burótica Área de Computador Telecomunicações / Telemática Área de Comunicação Robótica / CAD-CAM Área de Controlo e Automação

7 Qual a diferença entre software e hardware?
Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas.

8 Qual a diferença entre software e hardware?
Num computador, o software é classificado como a parte lógica cuja função é fornecer instruções para o hardware. O hardware é toda a parte física que constitui o computador, por exemplo, a CPU, a memória e os dipositivos de entrada e saída.

9 Qual a diferença entre software e hardware?
O software é constituído por todos os programas que existem para um referido sistema, quer sejam produzidos pelo próprio utente ou pelo fabricante do computador.

10 Tipos de software Os softwares podem ser classificados em três tipos.
software de Sistema, software de programação e software de aplicação.

11 Tipos de software Software de Sistema: é o conjunto de informações processadas pelo sistema interno de um computador que permite a interação entre usuário e os periféricos do computador através de uma interface gráfica. Engloba o sistema operativo e os controladores de dispositivos (memória, impressora, teclado e outros).

12 Tipos de software Software de Programação: é o conjunto de ferramentas que permitem ao programador desenvolver sistemas informáticos, geralmente usando linguagens de programação e um ambiente visual de desenvolvimento integrado.

13 Tipos de software Software de Aplicação: são programas de computadores que permitem ao usuário executar uma série de tarefas específicas em diversas áreas de atividade como arquitetura, contabilidade, educação, medicina e outras áreas comerciais. São ainda os videojogos, as base de dados, os sistemas de automação industrial, etc.

14 Tipos de hardware Hardware de entrada: são dispositivos que fornecem dados para operações em um programa de computador, também chamados de unidades ou periféricos de entrada (no inglês input/output - entrada/saída). Um dispositivo de entrada permite a comunicação do usuário com o computador. São dispositivos que enviam dados analógicos ao computador para processamento. Exemplos: Teclado, rato, caneta ótica, scanner, câmera fotográfica/de vídeo, entre outros.

15 Tipos de hardware Hardware de saída: são dispositivos que exibem dados e informações processadas pelo computador, também chamados de unidades de saída (no inglês input/output - entrada/saída). Por outras palavras, permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador. Exemplos: projetor de vídeo, impressora e monitor.

16 Tipos de hardware Hardware de entrada e saída:  são dispositivos capazes de fornecer dados ao sistema e ao usuário no mesmo hardware. Exemplos: monitor TouchScreen, pen drive e modem. Hardware de armazenamento:  são dispositivos capazes de armazenar dados. Exemplos: CD, pen drive.

17 O que são memórias? Em informática, memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente. Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas.

18 O que são memórias? O conceito de computador digital binário com programa armazenado é sempre baseado no uso de memória, e não existiria sem a utilização destas. A unidade básica de memória é o digito binário, ou bit. Um bit pode conter 0 ou 1. É a unidade mais simples possível. Um sistema que armazenasse apenas um destes valores não poderia formar a base de um sistema de memória.

19 Tipos de memórias Existem dois tipos de memórias: principais e secundárias. As memórias principais são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. A  sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento, por exemplo, os programas em execução. Exemplos: memória RAM, memória ROM e cache.

20 Tipos de memórias As memórias secundárias destinam-se ao armazenamento permanente de dados. Não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador, não são voláteis. Exemplos: CDs, DVDs, Blu-Rays e disquetes.

21 Qual a arquitetura do computador?
Processador Memória RAM Disco Rígido É o “cérebro” do computador. Este é responsável por executar todas as funções existentes no computador. É um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrónicos digitais. Serve para armazenar sempre os dados até estes serem removidos. Se o computador estiver desligado, não se perdem dados nenhuns.

22 Qual a arquitetura do computador?
Placa principal (motherboard) Placa de vídeo ou placa gráfica Placa de Som É a base onde se encontram circuitos electrónicos impressos e as memórias ROM e onde se vão instalar todos os componentes internos do computador, desde o processador, memória RAM, discos, placas de som, entre muitos outros… É um componente do computador que envia sinais deste para o monitor , para que possam ser apresentadas imagens ao utilizador. É um dispositivo que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão AD (Analogico- Digital) e DA (Digital Analógico) respectivamente.

23 Qual a arquitetura do computador?
Placa de rede Drives de Disquete e CD-ROM É um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores com a rede. A sua função é controlar todo o envio e recepção de dados através da rede. A disquete consiste numa espécie de capa quadrada que protege um disco magnético que suporta até 1,44 MB. O drive de CD-ROM é, essencialmente, o dispositivo que lê CD’s.

24 Fim! Trabalho realizado por:Moisés Costa e Paulo Coelho.


Carregar ppt "O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google