A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Computadores Tipos e estrutura interna

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Computadores Tipos e estrutura interna"— Transcrição da apresentação:

1 Computadores Tipos e estrutura interna

2 Componentes básicos Unidade Central de Processamento (CPU): é o elemento principal do computador e sua função consiste em coordenar, controlar ou realizar todas as operações do sistema. Unidades de Entrada e Saída: também chamadas de periféricos, são responsáveis pela entrada ou saída de informações no computador. Memória: são os dispositivos capazes de armazenar informações. Veremos detalhadamente cada componente na seqüência.

3 Componentes básicos A unidade central de processamento (CPU) é o verdadeiro cérebro do computador sendo que sua tarefa consiste em coordenar e controlar ou realizar das as operações do sistema. A CPU compõe-se de elementos cuja natureza é exclusivamente eletrônica (circuitos). A CPU é o cérebro do computador e é nesta unidade que ocorrem as decisões, cálculos, etc. Suas partes principais são as seguintes: O Processador: Que por sua vez é composto de: Unidade de controle (UC). Unidade Lógica e Aritmética (ULA).

4 Componentes básicos A Memória Principal: A unidade central de processamento também incorpora um certo número de registros rápidos (pequenas unidades de memória) de finalidade especial, que são utilizados internamente.

5 Componentes básicos Unidade de Controle (UC) A unidade de controle (UC) é o centro nervoso de computador, controla o fluxo de dados entre as unidades da CPU, buscando uma a uma as instruções e os dados armazenados na memória principal e distribuindo para os módulos responsáveis pela sua execução, verificando, por exemplo, se serão enviados para a unidade de entrada/ saída ou para unidade lógico-aritmética.

6 Componentes básicos ULA-Unidade de Lógica e Aritmética Esta unidade encarrega-se da realização das operações elementares de tipo aritmético (geralmente somas ou subtrações) e de tipo lógico (geralmente comparações).

7 Tipos e classificação Computadores de Grande Porte (ou Mainframes) e Supercomputadores: são computadores de alto custo, com elevada velocidade e capacidade de processamento e armazenamento, formado por vários processadores, caracterizado por um ambiente multiusuário. Os computadores de grande porte são usados em grandes corporações, mas muitos deles têm sido substituídos por redes de microcomputadores

8 Tipos e classificação Minicomputadores: são computadores menores que custam bem menos do que os computadores de grande porte, e apresentam capacidade mais restrita. São geralmente utilizados como servidores de rede, possuem vários processadores e rodam o sistema operacional UNIX. Muitas empresas substituíram o computador de grande porte por redes de microcomputadores com minicomputadores como servidores

9 Tipos e classificação Microcomputadores (PCs) e Workstations: microcomputadores são computadores pessoais menores e mais baratos, baseados em um único processador (CPU). Existem duas categorias básicas: Macintosh e PC (Personal Computer). As Workstations ou Estações de Trabalho Profissionais são microcomputadores de alto desempenho, otimizados para aplicações profissionais.

10 Conceitos fundamentais
O computador é uma máquina composta de elementos físicos do tipo eletrônico, capaz de realizar uma grande variedade de trabalhos com alta velocidade e precisão, desde que receba as instruções adequadas. Ao conjunto de ordens dadas a um computador para a realização de um determinado processo dá-se o nome de programa. Ao conjunto de um ou vários programas que realizam determinado trabalho completo dá-se o nome de aplicação informática. A informação é o elemento a ser tratado e é definida como tudo aquilo que permite adquirir qualquer tipo de conhecimento e portanto, existirá informação sempre que se der a conhecer algo que até então se desconhecia

11 Conceitos fundamentais
O hardware representa a parte física de um sistema informático, ou seja, todos os elementos que o compõem. Tudo que você "ver e tocar" no computador é hardware, ou seja, teclado, monitor, impressora, etc. O esquema básico do hardware é o seguinte:

12 Conceitos fundamentais
Para que um computador funcione é necessário de programas. Estes programas são chamados de softwares. Software é o conjunto de instruções, organizadas em um ou mais arquivos, que manda o computador executar tarefas que solucionam determinados problemas. Os softwares são compostos de elementos lógicos que direcionam a ação do hardware. Os softwares são classificados em: básico, aplicativos, linguagens e utilitários.

13 Tipos de software Software básico (sistema): são programas que administram, operam e mantém o funcionamento do computador, ao mesmo tempo em que nos auxiliam a usá-lo. Dentre os softwares básicos destaca-se o sistema operacional, cujo conjunto de programas tem a finalidade de tornar o computador operacional, isto é, são os programas que gerenciam os recursos da máquina e executam tarefas definidas, tais como: gravar dados, apagar, etc..., servindo de ligação entre o computador e o usuário, criando ambiente necessário dentro do qual os softwares e aplicativos são executados. Exemplo: DOS, Windows 95, OS/2, Unix, etc.

14 Tipos de software Software de aplicação: qualquer programa que nos possibilite tirar proveito do computador, como o Word um processador de textos, planilhas eletrônicas, editores gráficos, gerenciadores de banco de dados, jogos, etc.

15 Tipos de software Utilitários: são programas que tem a finalidade de dar apoio a operação do computador. Executa rotinas para tarefas realizadas freqüentemente como: compactação/descompactação de arquivos, detecção e eliminação de vírus, entre outros.

16 Tipos de software Linguagens de programação: as linguagens surgiram da necessidade de comunicação entre o homem e o computador. É a forma que possibilita o homem a desenvolver aplicações, por exemplo: folha de pagamento, sistema contábil, sistemas acadêmicos, etc. As linguagens são os meios de implementação desses programas. Exemplo: Pascal, C++, Cobol, Visual Basic, etc.

17 Memórias É a parte da unidade central de processamento de um computador onde estão armazenadas as instruções e os dados necessários para que um determinado processo possa ser realizado. A memória principal é constituída por um grande número de células ou posições de memória numeradas de forma consecutiva, capazes de reter a informação necessária enquanto o computador estiver ligado. Classificam-se em dois tipos: Memória RAM Memória ROM (Read Only Memory)

18 Memórias Memória RAM (Random Access Memory) Esta memória retém os dados e programas que estão sendo executados, tornando o tempo de leitura e gravação extremamente rápidos. Este tipo de memória é denominado volátil, pois seu conteúdo é perdido ao se desligar o micro ou até mesmo devido a uma queda súbita de energia.

19 Memórias Memória ROM (Read Only Memory) É a memória de leitura, pois as informações são gravadas no momento da fabricação e não mais serão alteradas. Contém basicamente informações necessárias para o funcionamento do computador, como rotinas que verificam se os meios físicos estão aptos para o funcionamento..

20 Memórias Memória Secundária (ou Auxiliar) As memórias auxiliares são usadas em computação para definir qualquer dispositivo utilizado como meio para guardar informações que não podem ser perdidas, mesmo quando o computador é desligado por qualquer motivo. Este tipo de memória é conhecido ainda como memória de massa ou externa.

21 Periféricos PERIFÉRICOS OU MEIOS DE ENTRADA E SAÍDA Em informática, dispositivos de entrada e saída é todo dispositivo que permite a comunicação do computador com o mundo exterior. Existem vários tipos de entrada e saída como: mouse, impressoras, teclados, scanner, etc. A transferência de dados, realizada nessa comunicação, pode ser efetuada através de blocos de informação ou palavra a palavra. A transferência é realizada através dos controladores dos dispositivos sob supervisão da CPU. Os periféricos são utilizados para introduzir ou extrair informações no computador. Podemos distinguir três categorias de periféricos: Dispositivos de Entrada Dispositivos de Saída Dispositivos de Entrada/Saída


Carregar ppt "Computadores Tipos e estrutura interna"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google