A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Introdução a Informática Profª Viviane de F. Bartholo

2 Introdução a Informática
O que é Informática “Informática é a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação. “

3 Introdução a Informática

4 Introdução a Informática
Unidade Central de Processamento: Em inglês CPU (Central Processing Unit) é o centro de um  sistema de processamento de dados. É o verdadeiro cérebro do  computador, responsável pelo processamento em si e se subdivide em Unidade de Controle e Unidade Lógica e Aritmética (ULA).

5 Introdução a Informática
Unidade de Controle: Controla e ordena as operações a serem realizadas para dar o tratamento adequado aos dados, obedecendo as informações contidas no programa. Graças à ela as várias unidades do sistema operam harmonicamente, pois ela possui meios de dirigir e coordenar as atividades das demais unidades do  sistema.  

6 Introdução a Informática
Unidade  Lógica e Aritmética Na Unidade Lógica e Aritmética são executadas as instruções do tipo aritmético (soma, subtração, multiplicação, divisão, etc.) e do tipo lógico (comparações, desvios lógicos, tomada de decisões, etc...). 

7 Introdução a Informática
Memória A memória tem como função armazenar informações para posterior execução de uma tarefa, bem  como  os dados necessários  para se atingir os resultados desejados. Existem dois tipos de memória: memória principal e memória secundária (ou auxiliar).

8 Introdução a Informática
MEMÓRIA PRINCIPAL São formadas por chips que ficam na placa mãe do computador. Também é chamada  memória residente.  A memória principal ou residente é dividida em  dois tipos distintos: ROM e RAM.

9 Introdução a Informática
Memória ROM: As  informações  armazenadas pela ROM (Read Only Memory – memória apenas para leitura) não podem ser alteradas. Essas informações já vem gravadas de fábrica. No momento em que o computador é ligado a memória ROM é a primeira a ser ativada e as instruções nela contidas são executadas.

10 Introdução a Informática
Memória RAM: É a parte da memória residente onde o usuário tem acesso total, quer para leitura ou para gravação. As  informações gravadas na RAM (Random Access Memory -memória de acesso randômico ou aleatório) não tem uma seqüência obrigatória para a localização de dados, que poderão ser lidos ou gravados na seqüência que desejarmos em qualquer posição da memória.  

11 Introdução a Informática
MEMÓRIA SECUNDÁRIA São os meios de armazenamento de dados ou informações em dispositivos externos ao computador. A vantagem principal da memória secundária (ou auxiliar) está no fato do seu conteúdo ficar gravado para posterior acesso após o computador ser desligado e de servir para armazenar grande quantidade de dados. Exemplos: disquetes, winchester, fitas, cds, etc...

12 Introdução a Informática
Tabela de comparação (memória principal x memória secundária) Memória Principal Memória Secundária Velocidade de acesso Rápida Lenta Capacidade armazenamento Limitada Ilimitada Custo Alto Baixo Tipo de gravação Volátil Não volátil

13 Introdução a Informática
Unidades de Entrada de Dados Estas unidades têm por missão receber as informações de um ou mais meios e transferi-las para a memória principal.  

14 Introdução a Informática
Unidades de Saída de Dados Servem  para efetuar a transformação de dados que estão na  memória do computador (em formato binário) para uma forma  acessível  e  manipulável  ao  ser  humano (números, letras, sons, imagens).    

15 Introdução a Informática
Hardware O hardware representa a parte física de um sistema informático, ou seja, todos os elementos materiais que o compõem.

16 Introdução a Informática
Software O software de um sistema é o conjunto de elementos lógicos necessários para realização das tarefas requeridas a ele.

17 Introdução a Informática
O que é informação? Um dos grandes nomes da teoria da informação, Claude Shannon (autor de "The Mathematical Theory of Communication") define que a informação está presente sempre que um sinal é transmitido de um ponto a outro. Por exemplo: palavras, sinais visuais, impulsos elétricos, sons , etc

18 Introdução a Informática
Unidades de medida da informação: bit e byte O computador para entender e processar informações precisa codificar os dados que fornecemos para um estado de sinais elétricos, que são usados internamente. Como na eletricidade podemos estabelecer apenas dois estados elétricos estáveis (ligado e desligado) adotou-se o sistema binário (base 2). Assim cada estado desses representa um bit e um conjunto de  8  bit's forma um byte.

19 Introdução a Informática
A  memória  é  dividida em endereços e em cada endereço é armazenado  um  byte. O byte é a combinação lógica de bit's  que corresponde  às  letras, números e símbolos especiais de nossa linguagem: Byte = 1 caractere, conjunto de 8 bit's Bit = Binary Digit (dígito binário) pode ser 0 ou 1

20 Introdução a Informática
Os múltiplos do byte são Medida Abreviatura Equivalência Valor em bytes 1 byte Byte 8 bits 1 kilobyte Kbyte ou KB 1024 bytes 210 bytes 1 megabyte Mbyte ou MB 1024 Kbytes 220 bytes 1 gigabyte Gbyte ou GB 1024 Mbytes 230 bytes 1 terabyte Tbyte ou TB 1024 Gbytes 240 bytes 1 petabyte Pbyte ou PB 1024 Tbytes 250 bytes


Carregar ppt "INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google