A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Introdução a Informática Profª Viviane de F. Bartholo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Introdução a Informática Profª Viviane de F. Bartholo."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Introdução a Informática Profª Viviane de F. Bartholo

2 Introdução a Informática O que é Informática Informática é a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação.

3 Introdução a Informática

4 Unidade Central de Processamento: Em inglês CPU (Central Processing Unit) é o centro de um sistema de processamento de dados. É o verdadeiro cérebro do computador, responsável pelo processamento em si e se subdivide em Unidade de Controle e Unidade Lógica e Aritmética (ULA).

5 Introdução a Informática Unidade de Controle: Controla e ordena as operações a serem realizadas para dar o tratamento adequado aos dados, obedecendo as informações contidas no programa. Graças à ela as várias unidades do sistema operam harmonicamente, pois ela possui meios de dirigir e coordenar as atividades das demais unidades do sistema.

6 Introdução a Informática Unidade Lógica e Aritmética Na Unidade Lógica e Aritmética são executadas as instruções do tipo aritmético (soma, subtração, multiplicação, divisão, etc.) e do tipo lógico (comparações, desvios lógicos, tomada de decisões, etc...).

7 Introdução a Informática Memória A memória tem como função armazenar informações para posterior execução de uma tarefa, bem como os dados necessários para se atingir os resultados desejados. Existem dois tipos de memória: memória principal e memória secundária (ou auxiliar).

8 Introdução a Informática MEMÓRIA PRINCIPAL São formadas por chips que ficam na placa mãe do computador. Também é chamada memória residente. A memória principal ou residente é dividida em dois tipos distintos: ROM e RAM.

9 Introdução a Informática Memória ROM: As informações armazenadas pela ROM (Read Only Memory – memória apenas para leitura) não podem ser alteradas. Essas informações já vem gravadas de fábrica. No momento em que o computador é ligado a memória ROM é a primeira a ser ativada e as instruções nela contidas são executadas.

10 Introdução a Informática Memória RAM: É a parte da memória residente onde o usuário tem acesso total, quer para leitura ou para gravação. As informações gravadas na RAM (Random Access Memory -memória de acesso randômico ou aleatório) não tem uma seqüência obrigatória para a localização de dados, que poderão ser lidos ou gravados na seqüência que desejarmos em qualquer posição da memória.

11 Introdução a Informática MEMÓRIA SECUNDÁRIA São os meios de armazenamento de dados ou informações em dispositivos externos ao computador. A vantagem principal da memória secundária (ou auxiliar) está no fato do seu conteúdo ficar gravado para posterior acesso após o computador ser desligado e de servir para armazenar grande quantidade de dados. Exemplos: disquetes, winchester, fitas, cds, etc...

12 Introdução a Informática Tabela de comparação (memória principal x memória secundária) Memória PrincipalMemória Secundária Velocidade de acessoRápidaLenta Capacidade armazenamento LimitadaIlimitada CustoAltoBaixo Tipo de gravaçãoVolátilNão volátil

13 Introdução a Informática Unidades de Entrada de Dados Estas unidades têm por missão receber as informações de um ou mais meios e transferi-las para a memória principal.

14 Introdução a Informática Unidades de Saída de Dados Servem para efetuar a transformação de dados que estão na memória do computador (em formato binário) para uma forma acessível e manipulável ao ser humano (números, letras, sons, imagens).

15 Introdução a Informática Hardware O hardware representa a parte física de um sistema informático, ou seja, todos os elementos materiais que o compõem.

16 Introdução a Informática Software O software de um sistema é o conjunto de elementos lógicos necessários para realização das tarefas requeridas a ele.

17 Introdução a Informática O que é informação? Um dos grandes nomes da teoria da informação, Claude Shannon (autor de "The Mathematical Theory of Communication") define que a informação está presente sempre que um sinal é transmitido de um ponto a outro. Por exemplo: palavras, sinais visuais, impulsos elétricos, sons, etc

18 Introdução a Informática Unidades de medida da informação: bit e byte O computador para entender e processar informações precisa codificar os dados que fornecemos para um estado de sinais elétricos, que são usados internamente. Como na eletricidade podemos estabelecer apenas dois estados elétricos estáveis (ligado e desligado) adotou-se o sistema binário (base 2). Assim cada estado desses representa um bit e um conjunto de 8 bit's forma um byte.

19 Introdução a Informática A memória é dividida em endereços e em cada endereço é armazenado um byte. O byte é a combinação lógica de bit's que corresponde às letras, números e símbolos especiais de nossa linguagem: Byte = 1 caractere, conjunto de 8 bit's Bit = Binary Digit (dígito binário) pode ser 0 ou 1

20 Introdução a Informática Os múltiplos do byte são MedidaAbreviaturaEquivalênciaValor em bytes 1 byteByte8 bits1 byte 1 kilobyteKbyte ou KB1024 bytes2 10 bytes 1 megabyteMbyte ou MB1024 Kbytes2 20 bytes 1 gigabyteGbyte ou GB1024 Mbytes2 30 bytes 1 terabyteTbyte ou TB1024 Gbytes2 40 bytes 1 petabytePbyte ou PB1024 Tbytes2 50 bytes


Carregar ppt "INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Introdução a Informática Profª Viviane de F. Bartholo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google