A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Um sistema informático (computador) é constituído pelo hardware e pelo software.

2 Hardware O hardware é a parte física do computador, isto é, todo o equipamento informático, processador, dispositivos de entrada e de saída, monitor, memórias, etc.

3 Software Software é a parte lógica, ou seja, dos programas e comandos do computador. É o software que permite o funcionamento do hardware. Os programas de processamento de texto, jogos, enciclopédias digitais, etc. são exemplos de software.

4 CPU A CPU (Central Processing Unit), ou Unidade Central de Processamento, é o «cérebro» do computador, responsável por controlar e realizar todas as tarefas exigidas pelos utilizadores.

5 Memórias A memória é um suporte com capacidade para armazenar qualquer tipo de informação (dados e programas). Existem dois tipos de memórias: as primárias e as secundárias.

6 Memórias Memórias primárias: RAM, ROM e Cache As memórias primárias podem ser de dois tipos: • RAM (Random Access Memory); • ROM (Read Only Memory)

7 Memórias Memórias secundárias: suportes de armazenamento As memórias secundárias são utilizadas para guardar os trabalhos que se encontram em memória RAM, de uma forma mais permanente.

8 Placa Principal A placa principal, ou motherboard, é a base onde se encontram circuitos electrónicos impressos e as memórias ROM e onde se vão instalar todos os componentes internos do computador: processador, memória RAM, discos, drives de disquetes ou CDs, placa gráfica, placa de som, etc.

9 O barramento (bus) O barramento (bus, em inglês) é o conjunto de fios condutores que permite a comunicação entre os vários componentes internos do computador. Para ligar discos, drives de disquetes, CDs ou DVDs à placa principal usa-se o flat cable.

10 Dispositivos de entrada e de saída de dados
Os dispositivos, ou periféricos, permitem a comunicação entre o computador e o exterior. Existem três tipos de dispositivos: • de entrada (input); • de saída (output); • de entrada / saída (input / output);

11 Dispositivos de entrada e de saída de dados
Os dispositivos de entrada permitem que o utilizador envie informação para o computador.

12 Dispositivos de entrada e de saída de dados
O teclado pode ser dividido em quatro áreas distintas 1. Funções 2. Alfanumérico 3. Edição 4. Numérico

13 Dispositivos de entrada e de saída de dados
O rato possui dois botões e pode também conter, no centro, uma esfera de rolamento.

14 Dispositivos de entrada e de saída de dados
Os dispositivos de saída permitem enviar informação do computador para o exterior.

15 Dispositivos de entrada e de saída de dados
Os dispositivos de entrada / saída, ou mistos, permitem que o utilizador envie informação para o computador e que o computador envie informação para o utilizador.


Carregar ppt "Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google