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Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1) Eduardo Figueiredo 11 de Março de 2010 INF62: Informática no Ensino de Física 2 Aula 02.

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1 Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1) Eduardo Figueiredo 11 de Março de 2010 INF62: Informática no Ensino de Física 2 Aula 02

2 Introdução Computação DADOS PROCESSAMENTO RESULTADOS DADOS Informações vindas de usuários ou de outras máquinas PROCESSAMENTO Transformação dos dados, de acordo com os desejos do usuário ou de outra máquina RESULTADOS Aquilo que vem do processamento, e que servirá aos propósitos do usuário

3 Introdução Informática INFORMAÇÃO AUTOMÁTICA Auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros e repetitivos Exemplo: cálculo, gerenciamento, etc. Uma definição Informática é a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação

4 Introdução Computador Máquina constituída por uma série de componentes e circuitos eletrônicos Capaz de receber, processar, armazenar e transmitir informações Computador é programável Segue uma seqüência de comandos pré especificado Capaz de realizar uma grande variedade de tarefas

5 Sistema Computacional Pessoas

6 Sistema Computacional: Pessoas Componente humano de um sistema de computação Indivíduos que utilizam o computador como ferramenta Classificação pela uso Programadores, analistas de sistema, etc. Constroem ou desenvolvem os sistemas computacionais Usuários finais Usam os serviços oferecidos pelo sistema computacional

7 Sistema Computacional: Software Componente lógico de um sistema computacional Ponte entre os usuários e a máquina Programas de computador + documentação Séries de instruções Indicam passo a passo o que o computador deve fazer Importância Realizam tarefas rotineiras e/ou periódicas Aumentam a produtividade Reduzem os custos de uma organização

8 Sistema Computacional: Hardware Componente físico de um sistema de computação Utilizados para entrada, processamento, armazenamento e saída de dados Formados por circuitos integrados Evolui rapidamente Alguns exemplos de hardware Impressoras Mouses Monitores

9 Típico Hardware

10 Dentro do Computador

11 Placa-mãe Integra todos os componentes internos de um computador Unidade Central de Processamento Placas periféricas Vídeo, Som, Rede, Modem, etc. Memória Discos Rígidos Outros dispositivos

12 Componentes de Computador Unidade Central de Processamento (CPU) Dispositivos de Entrada Dispositivos de Saída Dispositivos de armazenamento

13 Componentes de Computador Unidade Central de Processamento (CPU) Dispositivos de Entrada Dispositivos de Saída Dispositivos de armazenamento

14 Unidade Central de Processamento Processa e executa programas armazenados na memória principal Principais funções Controlar o funcionamento dos dispositivos do computador Realizar cálculos aritméticos

15 Organização da CPU

16 Componentes de Computador Unidade Central de Processamento (CPU) Dispositivos de Entrada Dispositivos de Saída Dispositivos de armazenamento

17 Teclado Agrupamento de letras e números dispostos como em uma máquina de escrever

18 Teclado Alguns são especialmente desenhados para usuários com deficiências ou necessidades específicas A maioria são baseados no padrão de teclas QWERTY Criado por Christopher Sholes in 1868 Letras utilizadas com maior freqüência no inglês são dispostas em duas metades opostas Teclas dispostas de modo que as duas mãos possam se alternar na escrita

19 Mouse Criado por Douglas Engelbart, em 1970 Surgiu com o advento de aplicações gráficas Possui sensores em seu interior para captar movimentos horizontais e verticais

20 Funcionamento do Mouse Convencionais 1.Discos vazados rodam no interior quando o mouse se movimenta 2.Os discos interrompem a emissão de luz nos sensores 3.Quando esta interrupção ocorre, sinais são enviados ao computador 4.A posição do ponteiro é alterada na tela Óticos Não tem peças móveis Tiram fotografias que são comparadas para deduzir o movimento que foi feito

21 Mouse Convencional

22

23 Mouse Ótico

24 Scanners Responsável por traduzir imagens, fotos e textos para o formato digital reconhecido pelo computador Faz varreduras na imagem gerando impulsos elétricos através de um captador de reflexos Três tipos principais Scanner de mão Scanner de mesa 3D scanner

25 Scanners MãoMesa

26 Scanner Scanner 3 D

27 Microfone Promove comunicação entre usuário- software-usuário, como uma maneira alternativa ao teclado 1.Ondas sonoras são convertidas em vibrações mecânicas de um diafragma fino e flexível 2.Estas vibrações mecânicas são de seguida convertidas em sinais elétricos Aparecem embutidos em alguns computadores

28 Webcam Câmera de vídeo Baixo custo Captura imagens e as transfere para o computador utilizada em videoconferências e bate-papos

29 Referências Joseana Macêdo Fechine, Introdução à Computação, Departamento de Sistemas e Computação, Universidade Federal de Campina Grande INFOWESTER, Mouses: funcionamento, tipos e principais características, disponível em


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