A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Introdução à Computação Profa. Cynara Carvalho Ciência da Computação - 1° Período Conceitos Básicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Introdução à Computação Profa. Cynara Carvalho Ciência da Computação - 1° Período Conceitos Básicos."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Introdução à Computação Profa. Cynara Carvalho Ciência da Computação - 1° Período Conceitos Básicos

2 Há um século, riqueza e sucesso vinham para aqueles que produziam e distribuíam mercadorias manufaturadas. Hoje, riqueza e sucesso vêm para aqueles que utilizam computadores para criar, reunir, aplicar e disseminar informações. Introdução à Computação

3 Categorias dos cursos da área de Computação e Informática Categorias dos cursos da área de Computação e Informática: computaçãoatividade fim Cursos que têm a computação como atividade fim visam a formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação. Bacharelado em Ciência da ComputaçãoEngenharia de Computação Denominação: Bacharelado em Ciência da Computação ou Engenharia de Computação. candidatos potenciais carreira acadêmica Os egressos são também candidatos potenciais a seguirem a carreira acadêmica, através da pós-graduação.

4 Ciência da ComputaçãoA Ciência da Computação tem como objeto de estudo os métodos e as técnicas destinadas a modelar, analisar e resolver problemas através da utilização de recursos computacionais. A atividade do cientista da Computação consiste na concepção, desenvolvimento e/ou aplicação desses métodos e técnicas.

5 Objetivos da formação de recursos humanos na área Objetivos da formação de recursos humanos na área com vistas a atender necessidades da sociedadeOs cursos da área de computação e informática têm como objetivos a formação de recursos humanos para o desenvolvimento tecnológico da computação (hardware e software) com vistas a atender necessidades da sociedade, para a aplicação das tecnologias da computação no interesse da sociedade e para a formação de professores para o ensino médio e profissional.

6 Áreas de atuação Os formados nessa área não costumam ter dificuldade para arranjar trabalho. Geralmente, as portas para o primeiro emprego são abertas por um estágio numa grande empresa e, não raro, o estudante é contratado antes mesmo de terminar a graduação. Além de atuar em companhias do setor de tecnologia, o profissional pode encontrar espaço em diversos segmentos, já que toda empresa de grande porte tem uma área de TI. Outros setores que podem contratar são os de telecomunicação e de desenvolvimento de software e hardware. A atividade em gerência e na área de banco de dados também é uma tendência. As ofertas de emprego continuam boas em bancos, empresas de comércio eletrônico e de consultoria tecnológica para o especialista em desenvolvimento de softwares e sistemas. O governo federal vem dando prioridade para financiamentos destinados a formar mestres e doutores em computação e assim estimular o desenvolvimento da indústria nessa área.

7 Conhecimento de Informática Três elementos : Consciência – à medida que estudar os computadores, você tomará consciência de sua importância, versatilidade e infiltração na sociedade. Conhecimento – Você aprenderá o que são os computadores e como eles funciona. Interação – Não há melhor maneira de conhecer os computadores do que interagir com eles.

8 O que é COMPUTAÇÃO? DADOS PROCESSAMENTO RESULTADOS

9 auto MÁTICA INFOR mação O que é INFORMÁTICA? Estudo do tratamento da informação. É a ciência que estuda a coleta das informações, ou dados, de forma organizada, buscando meios necessários para aumentar a velocidade e eficiência na proteção dos dados Seu objetivo é o tratamento da informação, usando como ferramenta os recursos de sistemas de computação, ou seja, o computador e outros recursos ligados a ele.

10 O que é um Computador ? É uma máquina constituída por uma série de componentes e circuitos eletrônicos, capaz de receber, armazenar processar e transmitir informações. Máquina programávelMáquina programável, capaz de realizar uma grande variedade de tarefas, seguindo uma seqüência de comandos, de acordo com o que for especificado.

11 Alguns Benefícios dos Computadores Produtividade - Funcionários usam seus computadores para executar suas tarefas mais rápido e melhor. - Muitos processos podem ser controlados mais eficientemente por meio dos computadores. Tomada de decisões - Ajuda os tomadores de decisões a identificar fatores financeiros, geográficos e logísticos. Redução de custos - Ajuda a reduzir os custos de mão-de-obra, energia e papelada. © 2004 by Pearson Education

12 Componentes de um Sistema de Computador Hardware –Equipamento associado ao sistema. Software –Instruções que dizem o que o computador – deve fazer. Pessoas –Programador de computador: escreve software. –Usuário: adquire e usa software. - Freqüentemente chamado de usuário final. © 2004 by Pearson Education

13 Hardware: Os Componentes Básicos de um Computador Quatro componentes principais: –Dispositivos de entrada –Processamento –Dispositivos de saídaDispositivos de saída –ArmazenamentoArmazenamento

14 © 2004 by Pearson Education Entrada: são os dados colocados no computador para ser processados. Dispositivos de entrada comuns: O dispositivo de entrada mais comum. –Gera sinais elétricos que são convertidos em caracteres. Move-se sobre uma superfície plana. –O movimento da esfera do mouse provoca o movimento correspondente de um ponteiro na tela. Lê letras, números e símbolos especiais –Caneta óptica, leitora de código de barras – freqüentemente usada em lojas. –Scanners de mesa e de folhas soltas escaneiam imagens ou documentos impressos. Scanner Teclado Mouse

15 Saída: o resultado produzido pela CPU. Formas comuns de saída: texto, números, gráficos e sons. Dispositivos comuns de saída: –Tela (monitor): pode exibir texto, números, fotografias e até mesmo vídeo, totalmente em cores. –Impressora: produz relatórios impressos conforme as instruções de um programa. © 2004 by Pearson Education

16 O que é um SISTEMA COMPUTACIONAL?SISTEMA COMPUTACIONAL? Integração de componentes atuando como uma entidade, com o propósito de processar dados, realizar algum tipo de operação aritmética/ lógica envolvendo os dados, de modo a produzir diferentes níveis de informações.

17 Peopleware SoftwareHardware Componentes de Um Sistema Computacional

18 Hardware –Componente física de um sistema de computação, são todos os equipamentos utilizados pelo usuário nas ações de entrada, processamento, armazenamento e saída de dados. Software –Componente lógica de um sistema de computação, séries de instruções que fazem o computador funcionar (programas de computador). Peopleware –Componente humana de um sistema de computação, são indivíduos que utilizam o computador como ferramenta.

19 Negócios Medicina e saúde pública Educação Arqueologia Engenharia Manufatura Direito Política Uso doméstico Entretenimento Uso dos computadores

20 –armazenamento de grandes volumes de informações e sua recuperação em tempo hábil –computação de cálculos matemáticos complexos em intervalos de tempo relativamente muito inferiores aos modos convencionais –ferramentas para suporte a projetos (engenharia civil, arquitetura, engenharia mecânica, desenho industrial) –automação, controle e monitoração de sistemas complexos –computação rápida de cálculos repetitivos envolvendo grandes volumes de dados –processamento de voz e imagem –jogos e ferramentas para suporte ao ensino/aprendizagem –realidade virtual com aplicações aos fins mais diversos (entretenimento, medicina, robótica) –ferramentas para geoprocessamento de dados (engenharia agrícola, agronomia, planejamento urbano, meio ambiente) –armazenamento de grandes volumes de informações e sua recuperação em tempo hábil –computação de cálculos matemáticos complexos em intervalos de tempo relativamente muito inferiores aos modos convencionais –ferramentas para suporte a projetos (engenharia civil, arquitetura, engenharia mecânica, desenho industrial) –automação, controle e monitoração de sistemas complexos –computação rápida de cálculos repetitivos envolvendo grandes volumes de dados –processamento de voz e imagem –jogos e ferramentas para suporte ao ensino/aprendizagem –realidade virtual com aplicações aos fins mais diversos (entretenimento, medicina, robótica) –ferramentas para geoprocessamento de dados (engenharia agrícola, agronomia, planejamento urbano, meio ambiente) Necessidades sociais x Uso de Computadores

21 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA CAPRON, H.L. ; JOHNSON, J.A. – INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA – 8ª EDIÇÃO, – CAPÍTULO 1


Carregar ppt "Disciplina: Introdução à Computação Profa. Cynara Carvalho Ciência da Computação - 1° Período Conceitos Básicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google