A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DSC/CCT/UFCG {joseana, Informática na Educação Profs.: Joseana Macêdo Fechine José Eustáquio Rangel de Queiroz {joseana,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DSC/CCT/UFCG {joseana, Informática na Educação Profs.: Joseana Macêdo Fechine José Eustáquio Rangel de Queiroz {joseana,"— Transcrição da apresentação:

1 DSC/CCT/UFCG {joseana, Informática na Educação Profs.: Joseana Macêdo Fechine José Eustáquio Rangel de Queiroz {joseana, Profs.: Joseana Macêdo Fechine José Eustáquio Rangel de Queiroz {joseana, Conceitos Introdutórios Carga Horária: 6 horas

2 2 Objetivo Geral Introduzir uma visão crítica sobre o uso dos computadores no ensino médio e fundamental. Objetivo Geral Introduzir uma visão crítica sobre o uso dos computadores no ensino médio e fundamental. Informática na Educação

3 3 Tópicos Conceitos de Informática na Educação e Educação em Informática Conceitos de Tecnologia e suas aplicações Breve histórico Ensino médio e fundamental na Era da Informação – Tendências, desafios e benefícios Tópicos Conceitos de Informática na Educação e Educação em Informática Conceitos de Tecnologia e suas aplicações Breve histórico Ensino médio e fundamental na Era da Informação – Tendências, desafios e benefícios Informática na Educação

4 4 Recursos Didáticos Quadro branco Datashow Computador/Software Recursos Didáticos Quadro branco Datashow Computador/Software Informática na Educação

5 5 Bibliografia NORTON, P. Introdução à Informática. Makron Books MEYER, M., BABER, R. e PFAFFENBERGER, B. Nosso Futuro e o Computador. Bookman LANCHARRO, E. A., LOPEZ, M. G. e FERNANDEZ, S. P. Informática Básica. Makron Books Bibliografia NORTON, P. Introdução à Informática. Makron Books MEYER, M., BABER, R. e PFAFFENBERGER, B. Nosso Futuro e o Computador. Bookman LANCHARRO, E. A., LOPEZ, M. G. e FERNANDEZ, S. P. Informática Básica. Makron Books Informática na Educação

6 6 Bibliografia VALENTE, J. A. Informática na Educação no Brasil: análise e contextualização histórica. In VALENTE, J. A. (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Coleção Informática para a mudança na Educação. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à distância, VALENTE, J. A e VALENTE, A. B. Logo: Conceitos, Aplicações e Projetos. Editora McGraw-Hill, São Paulo, Bibliografia VALENTE, J. A. Informática na Educação no Brasil: análise e contextualização histórica. In VALENTE, J. A. (org.). O computador na sociedade do conhecimento. Coleção Informática para a mudança na Educação. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à distância, VALENTE, J. A e VALENTE, A. B. Logo: Conceitos, Aplicações e Projetos. Editora McGraw-Hill, São Paulo, Informática na Educação

7 7 Bibliografia ALMEIDA, M. E. e PINTO de B. T. M. Informática e Educação – Diretrizes para uma formação reflexiva de professores. Faculdade de Educação PUC/SP (Dissertação, Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo), FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, MORAES, M. C. de. O paradigma educacional emergente. Tese de doutorado - PUC/SP, CAMPOS, M. B. Um Olhar sobre Informática na Educação. Bibliografia ALMEIDA, M. E. e PINTO de B. T. M. Informática e Educação – Diretrizes para uma formação reflexiva de professores. Faculdade de Educação PUC/SP (Dissertação, Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo), FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, MORAES, M. C. de. O paradigma educacional emergente. Tese de doutorado - PUC/SP, CAMPOS, M. B. Um Olhar sobre Informática na Educação. Informática na Educação

8 8 Evolução da comunicação Informática na Educação

9 9 Há um século, riqueza e sucesso vinham para aqueles que produziam e distribuíam mercadorias manufaturadas. Hoje, riqueza e sucesso vêm para aqueles que utilizam computadores para criar, reunir, aplicar e disseminar informações. Informática na Educação

10 10 O que é Informática ? Informática na Educação

11 11 auto MÁTICA O que é Informática ? INFOR mação Informática na Educação

12 12 O que é um Computador ? Informática na Educação

13 13 Máquina composta por uma série de componentes e circuitos eletrônicos, capaz de receber, armazenar, processar e transmitir informações. O que é um Computador ? Informática na Educação

14 14 Máquina programável capaz de realizar uma grande variedade de tarefas, seguindo uma seqüência de comandos, de acordo com as especificações feitas. O que é um Computador ? Informática na Educação

15 15 Máquina implementada para processar dados ao comando de um usuário, gerando informações de seu interesse. O que é um Computador ? Informática na Educação

16 16 Processamento de uma diversidade de dados numéricos textuais pictóricos estáticos pictóricos dinâmicos sonoros Processamento de uma diversidade de dados numéricos textuais pictóricos estáticos pictóricos dinâmicos sonoros Características de um Computador Informática na Educação

17 17 Negócios Medicina e Saúde Pública Educação Arqueologia Engenharia Manufatura Direito Política Entretenimento Aplicações de um Computador Informática na Educação

18 18 Exemplos Exemplos armazenamento de grandes volumes de informações e sua recuperação em tempo hábil computação de cálculos matemáticos complexos em intervalos de tempo relativamente muito inferiores aos modos convencionais comunicação segura, rápida e confiável automação, controle e monitoração de sistemas complexos Exemplos Exemplos armazenamento de grandes volumes de informações e sua recuperação em tempo hábil computação de cálculos matemáticos complexos em intervalos de tempo relativamente muito inferiores aos modos convencionais comunicação segura, rápida e confiável automação, controle e monitoração de sistemas complexos Necessidades sociais x Uso de Computadores Informática na Educação

19 19 Exemplos Exemplos computação rápida de cálculos repetitivos envolvendo grandes volumes de dados processamento de voz e imagem jogos e ferramentas para suporte ao ensino/aprendizagem realidade virtual com aplicações aos fins mais diversos (entretenimento, medicina, robótica) Exemplos Exemplos computação rápida de cálculos repetitivos envolvendo grandes volumes de dados processamento de voz e imagem jogos e ferramentas para suporte ao ensino/aprendizagem realidade virtual com aplicações aos fins mais diversos (entretenimento, medicina, robótica) Necessidades sociais x Uso de Computadores Informática na Educação

20 20 Exemplos Exemplos ferramentas para suporte a projetos (engenharia civil, arquitetura, engenharia mecânica, desenho industrial) ferramentas para geoprocessamento de dados (engenharia agrícola, agronomia, planejamento urbano, meio ambiente) Exemplos Exemplos ferramentas para suporte a projetos (engenharia civil, arquitetura, engenharia mecânica, desenho industrial) ferramentas para geoprocessamento de dados (engenharia agrícola, agronomia, planejamento urbano, meio ambiente) Necessidades sociais x Uso de Computadores Informática na Educação

21 21 Exemplos processamento de dados de natureza econômica, financeira e/ou administrativa processamento de dados orbitais para a previsão do tempo e de alterações climáticas processamento de dados orbitais para a análise de recursos naturais Exemplos processamento de dados de natureza econômica, financeira e/ou administrativa processamento de dados orbitais para a previsão do tempo e de alterações climáticas processamento de dados orbitais para a análise de recursos naturais Aplicações de Computadores Informática na Educação

22 22 Exemplos controle de tráfego aéreo comunicação via Internet cadastros de natureza social (CPF, RENACH, RENAVAM) atividades médicas variadas em hospitais, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas e órgãos de saúde pública em geral Exemplos controle de tráfego aéreo comunicação via Internet cadastros de natureza social (CPF, RENACH, RENAVAM) atividades médicas variadas em hospitais, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas e órgãos de saúde pública em geral Aplicações de Computadores Informática na Educação

23 23 Os computadores atuais são dispositivos eletrônicos que, sob direção e controle de um programa, executam quatro operações fundamentais: Entrada (Input) Processamento (Processing) Saída (Output) Armazenamento (Storage) Os computadores atuais são dispositivos eletrônicos que, sob direção e controle de um programa, executam quatro operações fundamentais: Entrada (Input) Processamento (Processing) Saída (Output) Armazenamento (Storage) Informática na Educação

24 24 Entrad a Processamen to Armazename nto Saíd a Informática na Educação

25 25 Como os computadores modernos representam as informações? Informática na Educação

26 26 Integração de componentes atuando como uma entidade, com o propósito de processar dados, i.e. realizar algum tipo de operação aritmética/ lógica envolvendo os dados, de modo a produzir diferentes níveis de informações Sistema Computacional Informática na Educação

27 27 Componentes de um Sistema Computacional Peoplewar e Softwar e Hardwar e Informática na Educação

28 28 Peopleware Componente humana de um sistema de computação, i.e. indivíduos que utilizam o computador como ferramenta Peopleware Componente humana de um sistema de computação, i.e. indivíduos que utilizam o computador como ferramenta Componentes de um Sistema Computacional Informática na Educação

29 29 Hardware Componente física de um sistema de computação, i.e. todos os equipamentos utilizados pelo usuário nas ações de entrada, processamento, armazenamento e saída de dados Hardware Componente física de um sistema de computação, i.e. todos os equipamentos utilizados pelo usuário nas ações de entrada, processamento, armazenamento e saída de dados Componentes de um Sistema Computacional Informática na Educação

30 30 Software Componente lógica de um sistema de computação, i.e. séries de instruções que fazem o computador funcionar (programas de computador) Software Componente lógica de um sistema de computação, i.e. séries de instruções que fazem o computador funcionar (programas de computador) Componentes de um Sistema Computacional Informática na Educação

31 31 Conhecimento é Poder e o Computador pode atuar como um desse poder.Conhecimento é Poder e o Computador pode atuar como um extensor desse poder. Informática na Educação

32 32 Informação Comunicação Sociedade Moderna Poder Binômio Informação x Comunicação Informática na Educação

33 33 O domínio da informação requer pensamento crítico O domínio da informação requer pensamento crítico Capacidade de avaliar a qualidade das informações obtidas Capacidade de avaliar a qualidade das informações obtidas Domínio da Informação x Pensamento Crítico Informática na Educação


Carregar ppt "DSC/CCT/UFCG {joseana, Informática na Educação Profs.: Joseana Macêdo Fechine José Eustáquio Rangel de Queiroz {joseana,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google