A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
Profª. Rosimeri Costa

2 Ementa Hardware e Software.
Informações básicas sobre funcionamento, manutenção e configuração de computadores. Subsídios técnicos para aquisição, instalação e utilização de computadores pessoais. Os Sistemas Operacionais (LINUX e Windows) e suas funções. Pacote Office (Word, Excel e PowerPoint). Princípios de atuação dos vírus. A importância da Internet a partir do uso do Internet Explorer.

3 Objetivos da disciplina
Fornecer ao aluno as noções básicas sobre funcionamento, manutenção e configuração de computadores. Fornecer subsídios técnicos para aquisição, instalação e utilização de computadores pessoais. Conhecer as principais funções do Sistema Operacional Windows. Conhecer os princípios de atuação dos vírus e como evitá-los. Conhecer o básico do pacote Office (Word, Excel e PowerPoint). Explorar a utilização da Internet usando o Internet Explorer.

4 Metodologia Aulas expositivas e práticas com utilização de sites, aplicativos e textos de apoio. Realização de exercícios e trabalhos em grupo.

5 Avaliações Provas escrita e práticas individuais.
Confecção de projetos e trabalhos em grupo.

6 Bibliografia Básica CAPRON, H. L.; JOHNSON, J. A. Introdução a Informática. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. TORRES, G. Montagem de micros: curso básico e rápido. 4. ed. São Paulo: Axcel Books, 2003.

7 Bibliografia Complementar
CHATFIELD, Carl S.; JOHNSON, G. T. Microsoft Office Project 2007 – passo a passo. Porto Alegre: Bookman, 2008. FRYE, Curtis Microsoft Office Excel 2007 – passo a passo. 1.ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. MEYERS, Mike. Dominando o hardware do PC: teoria e prática. [ s.I.]: Alta Books

8 INICIANDO Hoje, o mercado de trabalho exige conhecimentos básicos de informática, não só no que se refere aos softwares, mas ao hardware também. Deve-se saber, por exemplo, o que é um HD (Hard Disk), ou para que serve o processador, ou qual a função da memória RAM, etc. Outros recursos mais avançados, podem ser deixados para quem quer se aprofundar no assunto.

9 Divisão do computador Hardware: todo o equipamento, todo componente físico, suas peças, isto é, tudo o que "pode ser tocado", denomina-se hardware. Alguns equipamentos como monitor, teclado e mouse são também chamados de periféricos. Outros exemplos de hardware: memórias, processadores, gabinetes, disco rígido, etc. Software: consiste na parte que "não se pode tocar", ou seja, toda a parte virtual, onde estão incluídos as aplicações, os programas e o sistema operacional.

10 HARDWARE

11 PROCESSADOR O processador, basicamente, é o "cérebro" do computador
PROCESSADOR O processador, basicamente, é o "cérebro" do computador. Praticamente tudo passa por ele, já que é o processador o responsável por executar todas as instruções existentes. Quanto mais rápido for o processador, mais rápido as instruções serão executadas.

12 Memória RAM RAM significa Random Access Memory (memória de acesso randômico). Nela, os dados se perdem quando o computador é desligado. Os módulos de memória, também conhecidos como "pentes de memória", são os responsáveis pelo armazenamento dos dados e instruções que o processador precisa para executar suas tarefas.

13 Disco Rígido O Disco Rígido, cujo nome em inglês é Hard Disk (HD), serve para armazenar dados permanentemente ou até estes serem removidos. Fisicamente, os HDs são constituídos por discos. Estes são divididos em trilhas e estas são formadas por setores.

14 Placa-mãe Essa peça também pode ser interpretada como a "espinha dorsal" do computador, afinal é ela que interliga todos os dispositivos do equipamento. Para isso, a placa-mãe (ou motherboard) possui vários tipos de conectores.

15 Periféricos de Entrada: São aqueles que fazem a informação entrar na CPU, ou seja, tem “mão única” do usuário para a CPU. São eles: Teclado, Mouse, Câmera, Microfone, Scanner, etc.

16 Periféricos de Saída: São os dispositivos que permitem que a informação saia da CPU para o usuário. Exemplos: Monitor, impressora, Caixas de Som, Plotter, Data Show (Projetor), entre outros.

17 Periféricos mistos (Entrada e Saída): São periféricos de “mão dupla”, ora a informação entra na CPU, ora ela sai. Podemos citar: Disquete, Disco Rígido, Modem, Placa de Rede, e as Memórias (RAM e CACHE). Nestes dispositivos, a CPU tem o direito de LER (entrada) e GRAVAR (saída).

18 Cuidados na Utilização dos Equipamentos Não deposite objetos os módulos do equipamentos, evitando assim que a ventilação do mesmo seja prejudicada, Não fume, não faça nenhum tipo de refeição, nem tome bebidas, próximo aos equipamentos instalados. Conserve o equipamento em um local com o piso firme, de maneira a evitar quedas e balanços. Em caso de queda de energia, desligue o estabilizador de voltagem, caso exista, desligue o microcomputador e a impressora.  


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google