A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Noções de Informática Prof. Eduardo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Noções de Informática Prof. Eduardo"— Transcrição da apresentação:

1 Noções de Informática Prof. Eduardo
Informática Aplicada Noções de Informática Prof. Eduardo

2 Noções de Informática Sistema de Informação
Para a existência de um sistema de informação, faz-se necessário três componentes, são eles: HARDWARE SOFTWARE PEOPLEWARE

3 Noções de Informática HARDWARE – Unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o equipamento. SOFTWARE – Responsável pela organização e metodologia no qual os dados serão processados. PEOPLEWARE – Pessoa que utiliza o hardware e o software, inserindo ou retirando informações do sistema. Portanto, para um perfeito funcionamento deste sistema, todos os componentes devem caminhar em perfeita harmonia.

4 Noções de Informática Tipos de Computadores Microcomputadores
Também conhecido como Computador Pessoal ou simplesmente PC (Personal Computer) é o tipo mais popular. Além dos PCs existe ainda uma outra família de microcomputadores, chamada Macintosh, que é fabricada pela Apple.

5 Noções de Informática Tipos de Computadores Notebooks
Os modernos microcomputadores portáteis, chamados de notebooks, reproduzem praticamente todos os aspectos de funcionamento dos modelos de mesa (desktops).

6 Noções de Informática Tipos de Computadores Workstations
São computadores mais poderosos e mais caros. São utilizados, por exemplo, em sistemas hospitalares e bancários, que requerem alta confiabilidade. Outro uso é na computação gráfica, para criar animações para vinhetas de televisão.

7 Noções de Informática Tipos de Computadores Mainframes
Mainframes são computadores de grande porte que muitas vezes ocupam prédios inteiros. Aplicações: sistemas bancários, previsão do tempo e controle de vôos espaciais requerem computadores de grande. Hoje em dia são chamados de supercomputadores.

8 Noções de Informática Tipos de Computadores Palmtops
Tem sido o maior sucesso nas recentes feiras de informática. Como o próprio nome diz, cabem na palma da mão, e realizam quase todas as tarefas de um PC.

9 Noções de Informática Hardware
Hardware é a parte física da maquina, formada por componentes eletrônicos como peças, fios e chips. Podemos citar como exemplos de itens que fazem parte desta categoria o monitor, o teclado, o microprocessador, entre outros.

10 Noções de Informática HARDWARE

11 Noções de Informática

12 Noções de Informática Hardware
Cada dispositivo tem uma função específica: Capacidade de armazenamento A capacidade de armazenamento é medida em bytes. Geralmente, os computadores utilizam 1 byte para representar cada letra do alfabeto, além de outros caracteres importantes, como pontuação, espaço e fim de linha. Dentro deste esquema de representação, uma pagina datilografada com 1440 toques equivale a 1440 bytes. Surgem assim outras unidades, como: 1 kilobyte (KB) = bytes 1 megabyte (MB) = kilobyte 1 gigabyte (GB) = megabytes 1 terabyte (TB) = gigabytes

13 Noções de Informática Hardware
Cada dispositivo tem uma função específica: Disco Rígido O disco rígido também é conhecido como Winchester ou HD, do inglês, Hard Disc. Os drives são representados por letras, geralmente, da seguinte forma: Drive 3 ½” A: Disco Rígido C: CD-ROM D:

14 Processamento de Dados
HD: memória permanente. RAM: memória volátil, ou seja, temporária.

15 Dispositivos de entrada e saída de dados
São todos os dispositivos que utilizamos para inserir ou retirar dados/informação de um Sistema de Informática. Temos: Dispositivo de Entrada; Dispositivo de Saída; Dispositivo de Entrada ou Saída.

16 Dispositivos de entrada e saída de dados

17 Dispositivos de entrada e saída de dados
Somente utilizado para inserir dados. Ex: teclado, scanner, leitor de código de barras, caneta óptica, mouse, microfones, teclado…

18 Dispositivos de entrada e saída de dados
Dispositivos de Saída Somente utilizado para retirar dados. Ex: Impressoras, monitores, caixas de som…

19 Dispositivos de entrada e saída de dados
Dispositivos de Entrada ou Saída Utilizado tanto para inserir ou para retirar dados. Ex: Drivers de disquete, Zip Drivers, Pen Drivers, Gravdores de CD e DVD…

20 Processamento de Dados


Carregar ppt "Noções de Informática Prof. Eduardo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google