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© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.

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1 © 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A

2 2© 2004 by Pearson Education Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia: Bases tradicionais da economia: Terra Terra Trabalho Trabalho Capital Capital Novo elemento econômico: Novo elemento econômico: Informação Informação

3 3© 2004 by Pearson Education Componentes de um Sistema de Computador Hardware Hardware Equipamento associado ao sistema. Equipamento associado ao sistema. Software Software Instruções que dizem o que o computador Instruções que dizem o que o computador deve fazer. deve fazer. Pessoas Pessoas Programador de computador: escreve software. Programador de computador: escreve software. Usuário: adquire e usa software. Usuário: adquire e usa software. - Freqüentemente chamado de usuário final.

4 4© 2004 by Pearson Education Hardware: Os Componentes Básicos de um Computador O que é um Computador? Quatro componentes principais: Dispositivos de entrada Processamento Dispositivos de saída Armazenamento

5 5© 2004 by Pearson Education O Que é um Computador? Uma máquina que pode ser programada para receber dados, processá-los em informação útil e armazená-los. Uma máquina que pode ser programada para receber dados, processá-los em informação útil e armazená-los. Dados: fatos não processados representando pessoas e eventos. Dados: fatos não processados representando pessoas e eventos. Informação: dados que estão organizados e são significativos e úteis. Informação: dados que estão organizados e são significativos e úteis. Voltar

6 6© 2004 by Pearson Education Entrada: O Que Entra Entrada: são os dados colocados no computador para ser processados. Entrada: são os dados colocados no computador para ser processados. Dispositivos de entrada comuns: Dispositivos de entrada comuns: Teclado Teclado Mouse Mouse Scanner Scanner

7 7© 2004 by Pearson Education Teclado O dispositivo de entrada mais comum. O dispositivo de entrada mais comum. Gera sinais elétricos que são convertidos em caracteres. Gera sinais elétricos que são convertidos em caracteres. Voltar

8 8© 2004 by Pearson Education Mouse Move-se sobre uma superfície plana. Move-se sobre uma superfície plana. O movimento da esfera do mouse provoca o movimento correspondente de um ponteiro O movimento da esfera do mouse provoca o movimento correspondente de um ponteiro na tela. na tela. Voltar

9 9© 2004 by Pearson Education Scanner Lê letras, números e símbolos especiais Caneta óptica, leitora de código de barras – freqüentemente usada em lojas. Caneta óptica, leitora de código de barras – freqüentemente usada em lojas. Scanners de mesa e de folhas soltas escaneiam imagens ou documentos impressos. Scanners de mesa e de folhas soltas escaneiam imagens ou documentos impressos. Voltar

10 10© 2004 by Pearson Education O Processador e a Memória: Manipulação de Dados Processador Processador Também chamado de unidade central de processamento (CPU). Também chamado de unidade central de processamento (CPU). Memória (armazenamento primário) Memória (armazenamento primário) Estreitamente relacionada com o processador, mas distinta dele. Estreitamente relacionada com o processador, mas distinta dele. Provê armazenamento temporário. Provê armazenamento temporário. Voltar

11 11© 2004 by Pearson Education Armazenamento Primário Usado para guardar dados temporariamente: Usado para guardar dados temporariamente: Depois que eles são recebidos do dispositivo de entrada e antes de serem processados. Depois que eles são recebidos do dispositivo de entrada e antes de serem processados. Depois que eles são processados e antes de serem liberados para o dispositivo de saída. Depois que eles são processados e antes de serem liberados para o dispositivo de saída. Armazenamento temporário (volátil): Armazenamento temporário (volátil): Os dados contidos na memória se perdem se a energia cair ou se o programa for fechado. Os dados contidos na memória se perdem se a energia cair ou se o programa for fechado.

12 12© 2004 by Pearson Education O Processador Centro de atividade do computador Centro de atividade do computador Consiste em circuitos elétricos: Consiste em circuitos elétricos: Interpreta e executa instruções de programa. Interpreta e executa instruções de programa. Comunica-se com os dispositivos de entrada, saída e armazenamento. Comunica-se com os dispositivos de entrada, saída e armazenamento. Transforma dados, de fato, em informação. Transforma dados, de fato, em informação. Voltar

13 13© 2004 by Pearson Education Saída: O Que Sai Saída: o resultado produzido pela CPU. Saída: o resultado produzido pela CPU. Formas comuns de saída: texto, números, gráficos e sons. Formas comuns de saída: texto, números, gráficos e sons. Dispositivos comuns de saída: Dispositivos comuns de saída: Tela (monitor): pode exibir texto, números, fotografias e até mesmo vídeo, totalmente em cores. Tela (monitor): pode exibir texto, números, fotografias e até mesmo vídeo, totalmente em cores. Impressora: produz relatórios impressos conforme as instruções de um programa. Impressora: produz relatórios impressos conforme as instruções de um programa.

14 14© 2004 by Pearson Education Armazenamento Secundário Provê armazenamento em longo prazo: Provê armazenamento em longo prazo: Separado da memória. Separado da memória. Mídias comuns: Mídias comuns: Discos magnéticos Discos magnéticos Discos ópticos Discos ópticos Fita magnética Fita magnética

15 15© 2004 by Pearson Education Discos Magnéticos As mídias de armazenamento mais comuns: As mídias de armazenamento mais comuns: Disquete: disquete flexível de 3,5” em invólucro plástico. Disquete: disquete flexível de 3,5” em invólucro plástico. Disco Rígido: mais capacidade de armazenamento e acesso mais rápido do que os disquetes. Disco Rígido: mais capacidade de armazenamento e acesso mais rápido do que os disquetes.

16 16© 2004 by Pearson Education Discos Ópticos Usam raios laser para ler grandes volumes de dados a baixo custo: Usam raios laser para ler grandes volumes de dados a baixo custo: CD-ROMs CD-ROMs DVD-ROMs DVD-ROMs

17 17© 2004 by Pearson Education Fita Magnética Armazena grandes quantidades de dados a baixo custo. Armazena grandes quantidades de dados a baixo custo. Freqüentemente usada para fazer backup do sistema. Freqüentemente usada para fazer backup do sistema.

18 18© 2004 by Pearson Education Dispositivos Periféricos Todos os dispositivos de hardware anexados ao computador: Todos os dispositivos de hardware anexados ao computador: Inclui todos os dispositivos de entrada, Inclui todos os dispositivos de entrada, saída e armazenamento. saída e armazenamento.

19 19© 2004 by Pearson Education Sistema de Computador Pessoal

20 20© 2004 by Pearson Education Software Conjunto de instruções que indicam ao computador que é o que tem que fazer. Conjunto de instruções que indicam ao computador que é o que tem que fazer. Exemplos: Exemplos: Sistemas operacionais. Sistemas operacionais. Conversores de linguagem: Conversores de linguagem: Convertem código de programa para Convertem código de programa para uma forma legível por máquina. uma forma legível por máquina. Programas utilitários: Programas utilitários: Executam tarefas secundárias. Executam tarefas secundárias.

21 21© 2004 by Pearson Education Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware: Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware: Gerencia os recursos do computador (CPU, dispositivos periféricos). Gerencia os recursos do computador (CPU, dispositivos periféricos). Estabelece uma interface Estabelece uma interface com o usuário. com o usuário. Provê e executa serviços para softwares aplicativos. Provê e executa serviços para softwares aplicativos.

22 22© 2004 by Pearson Education Sistemas Operacionais para Computadores Pessoais Plataformas Comuns: MS-DOS MS-DOS Windows Windows MAC OS MAC OS Unix Unix Linux Linux

23 23© 2004 by Pearson Education MS-DOS Usa uma interface de linha de comando. Usa uma interface de linha de comando. A tela apresenta prompts ao usuário. A tela apresenta prompts ao usuário. O usuário digita comandos. O usuário digita comandos. Amplamente substituído pelas interfaces gráficas. Não é amigável (user-friendly). Voltar

24 24© 2004 by Pearson Education Microsoft Windows Iniciou-se como um ambiente amigável para o MS-DOS. Iniciou-se como um ambiente amigável para o MS-DOS. Não era um sistema operacional completo; necessitava do MS-DOS (shell). Não era um sistema operacional completo; necessitava do MS-DOS (shell). Usa uma interface gráfica. Usa uma interface gráfica. Os usuários podem usar os comandos Os usuários podem usar os comandos e a interface do DOS. e a interface do DOS. A partir de Windows 9x é um sistema operacional independente. A partir de Windows 9x é um sistema operacional independente.


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