A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Informática Aula 1 Fundamentos da Computação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Informática Aula 1 Fundamentos da Computação."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Informática Aula 1 Fundamentos da Computação

2 2 Objetivos O que é um computador Tecnologia e transformação social Componentes básicos do computador Entrada - Processamento - Saída Dados x Informação. Classificação dos computadores.

3 3 Por dentro da Informática Consciência Tornar-se consciente da presença do computador nas diversas áreas da sociedade (seu papel, importância, efeitos, possibilidades…) Conhecimento Aprender o que são computadores, como eles funcionam e principais conceitos. Interação Saber como usar os computadores para algumas aplicações simples.

4 4 Tecnologia da Informação Bases tradicionais da economia: Terra / Meios de Produção Trabalho Capital Financeiro Novo elemento: Informação Terceira Revolução Industrial (tecnocientífica) Era da Informação Computação + Telecomunicações

5 5 Transformação Social Comunicação , conversa on-line, vídeo conferência... Entretenimento e multimídia Vídeo-game, música eletrônica, estúdio de som, imagem e vídeo. Empresas, Governo e Burocracia Automação do controle, documentação e processamento digital das informações, conselheiros eletrônicos... Indústria Máquinas autônomas, de precisão... Comércio Venda por internet, organização da logística...

6 6 Características do Computador Alta velocidade de processamento Alta capacidade de armazenamento Possibilidade de replicação Processamento ininterrupto Programável

7 7 Vantagens Confiabilidade e Exatidão Precisão no controle de processos Aumento da produtividade Análise de grandes quantidades de informação Auxílio à tomada de decisões Agilidade nas operações Redução da burocracia

8 8 Desvantagens Limitado ao que está programado Sem criatividade Difícil tratamento da ambigüidade Obsolescência

9 9 O que é um Computador?

10 10 O que é um Computador?

11 11 O que é um Computador?

12 12 O que é um Computador?

13 13 Classificação dos computadores Computadores pessoais Computadores portáteis (notebooks) Computadores manuais (handheld) Servidores Mainframes Supercomputadores

14 14 Computadores Pessoais (PC) Computadores de mesa: Também conhecidos como PCs, microcomputadores, ou computadores domésticos. Computador de rede: Unidade central de processamento e memória mínima. Projetado para ser usado em uma rede. Às vezes chamado de cliente magro (thin client)

15 15 Computadores Portáteis Computadores pequenos e leves - notebooks Suas capacidades se comparam às dos computadores de mesa: Processamento e memória similares. Disco rígido, CD/DVD Capacidade de conexão em rede cabeada e sem fio

16 16 Computadores Manuais – Handheld ou PDA Exemplos Palm Pocket PC BlackBerry Smartphones Usos Agenda de compromissos, contatos, tarefas Rodam versões reduzidas de software: processador de texto, planilhas eletrônicas, e- mail, web Acesso sem fio (Wi-Fi ou celular) à Internet

17 17 Servidores Computadores multiusuário projetados para suprir as necessidades de organizações de porte médio ou departamentos Configurados como servidores Centenas ou milhares de usuários conectados. Suportam bancos de dados, sistemas integrados de gestão (controle de estoques, pedidos, faturamento) e outras aplicações empresariais Suportam serviços de rede e Internet Armazenam arquivos de uso compartilhado

18 18 Terminais Computadores que realizam a interface entre o usuário e um servidor Possuem pouca capacidade de processamento

19 19 Mainframes Computadores muito grandes e potentes: Capazes de processar bilhões de instruções por segundo. Grande capacidade de armazenamento de dados Freqüentemente usados para aplicações com milhares de usuários: Sistemas de reservas de passagens aéreas, hotéis Sistemas financeiros (bancos, seguradoras, financeiras) Servidores de bancos de dados corporativos

20 20 Supercomputadores Os computadores mais rápidos e mais poderosos: Capazes de processar trilhões de instruções por segundo. Usados para aplicações muito sofisticadas que requerem gigantescas manipulações de dados: Previsão do tempo. Simulações e cálculos de alta precisão. Efeitos especiais para cinema.

21 21 O que é um Computador? EntradasProcessamentoSaídas Dados... Operações (Programa) Informação !!!

22 22 Componentes de um Sistema Computacional Hardware Software Usuário

23 23 Hardware Sistema Central: Processamento Periféricos: Entrada, Saída, Armazenamento e Comunicação.

24 24 Hardware: Periféricos Entrada Saída Armazenamento Comunicação

25 25 Computador Pessoal

26 26 Viagem ao centro do computador Filme...

27 27 Processamento Processador Unidade Central de Processamento (CPU) Memória (armazenamento primário) Memória RAM Memória Cache

28 28 Processador Centro de atividade do computador Consiste em circuitos elétricos Interpreta e executa instruções de programa. Comunica-se com os dispositivos de entrada, saída e armazenamento. Através dos programas, transforma dados em informação. Unidade de Controle (UC) Unidade Lógica e Aritmética (ULA)

29 29 Memória Armazenamento Primário Usado para guardar dados temporariamente Depois que eles são recebidos do dispositivo de entrada e antes de serem processados. Depois que eles são processados e antes de serem liberados para o dispositivo de saída. Armazenamento temporário (volátil): Os dados contidos na memória se perdem se a energia cair ou se o programa for fechado. Os programas em execução também ficam carregados na memória primária.

30 30 Placa Mãe

31 31

32 32 Linguagem do Computador Sinais Elétricos Bits (dígitos binários) Bytes (8 bits) Símbolos e Instruções

33 33 Entrada por Teclado

34 34 Entrada por Apontadores Mouse TouchPad Joystick Caneta Óptica TrackBall

35 35 Entrada por Scanners Câmera Leitor de Código de Barras Scanners de Imagem

36 36 Entrada de Áudio Microfone

37 37 Saída de Vídeo Monitor CRT Monitor LCD Placa de Vídeo Projetor

38 38 Saída de Áudio Placa de Som Amplificador e Caixas de Som Fones

39 39 Saída Impressa Impressoras Saída visual impressa Converte os sinais digitais em caracteres ou imagens no papel Jato de Tinta Laser Matricial Plotter

40 40 Saída como Controle Processos e Mecanismos

41 41 Discos Magnéticos As mídias de armazenamento mais comuns: Disquete: disquete flexível de 3,5 em invólucro plástico. Disco Rígido: mais capacidade de armazenamento e acesso mais rápido do que os disquetes.

42 42 Discos Ópticos Usam raios laser para ler grandes volumes de dados a baixo custo: CD DVD

43 43 Fita Magnética Armazena grandes quantidades de dados a baixo custo. Freqüentemente usada para fazer backup do sistema.

44 44 Cartão de Memória Memória Flash Pen Drives rápida, pequena e cara

45 45 Software Sistema Operacional Aplicativos

46 46 Liberados! Até a próxima aula! Introdução à Informática Filipo Studzinski Perotto 2008 / II


Carregar ppt "Introdução à Informática Aula 1 Fundamentos da Computação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google