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Lógica de Programação.  Um algoritmo é um conjunto de instruções, dispostas em um sequência lógica, que levam à resolução de um problema.  Um algoritmo.

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1 Lógica de Programação

2  Um algoritmo é um conjunto de instruções, dispostas em um sequência lógica, que levam à resolução de um problema.  Um algoritmo descreve uma possível solução para um problema.  Há várias formas de resolver o mesmo problema;  O algoritmo pode não ser satisfatório; Algoritmos – eduardo.felippsen@ifpr.edu.breduardo.felippsen@ifpr.edu.br

3  Finitude:  Número finito de passos;  Exatidão ou definição:  Todas as etapas devem ser claramente definidas;  Entradas e Saídas Determinadas:  O algoritmo pode não ter entrada, mas deve ter saída;  Efetividade:  Deve solucionar o problema que se propõe;  Eficiência:  Tempo, esforço e recursos necessários; Algoritmos – eduardo.felippsen@ifpr.edu.breduardo.felippsen@ifpr.edu.br

4  Software:  Conjunto de instruções descritas de forma lógica;  Linguagem de programação;  Algoritmo:  Lógica para programação de software;  Um algoritmo escrito em uma linguagem de programação se chama código fonte; Algoritmos – eduardo.felippsen@ifpr.edu.breduardo.felippsen@ifpr.edu.br

5  Trocar pilhas do controle remoto:  Pegar pilhas novas;  Abrir o controle;  Retirar as pilhas usadas;  Colocar pilhas novas;  Fechar o controle;  Testar o controle;  Jogar pilhas velhas no lixo adequado; Algoritmos – eduardo.felippsen@ifpr.edu.breduardo.felippsen@ifpr.edu.br

6 //Algoritmo que descreve os passos para troca de pilha do controle remoto Algoritmo trocaPilha Início Pegar pilhas novas; Abrir o controle; Retirar as pilhas usadas; Colocar pilhas novas; //tirar embalagem Fechar o controle; Testar o controle; Jogar pilhas velhas no lixo adequado; Fim Nome do algoritmo Início - inicio do algoritmo Identação Fim - fim do algoritmo ; - fim de linha // comentário NomeDosElementosSem EspacosNemAcentosComPri meiraLetraMaicuscula. Algoritmos – eduardo.felippsen@ifpr.edu.breduardo.felippsen@ifpr.edu.br

7  Utilizando o caderno:  1) Crie um algoritmo em pseudocódigo para trocar o pneu do carro;  2) Crie um algoritmo em pseudocódigo para fazer chá em saquinho;  3) Melhore o algoritmo de troca de pilhas do controle remoto; Algoritmos – eduardo.felippsen@ifpr.edu.breduardo.felippsen@ifpr.edu.br

8  Somente:  Letras, números e underline ( _ );  Nunca:  Nunca iniciar com número;  Nunca iniciar com caracteres especiais;  Caracteres especiais tem funções especiais;  Nunca utilizar espaços;  Nunca utilizar acentos  Ç é o c com acento.  Atenção:  Letras maiúscula e minúsculas;  “Case sensitive”  Na segunda palavra iniciar com maiúscula destaForma ou utilizar o underline desta_forma para facilitar a leitura  Não se pode ter duas variáveis com mesmo nome. Algoritmos – eduardo.felippsen@ifpr.edu.breduardo.felippsen@ifpr.edu.br

9 Nomenclaturas válidasNomenclaturas inválidas calcular_IMCcalcular IMC saque1saque FECHAR_CONTA#FECHAR_CONTA enderecoendereço mesFeriasmêsFérias dataNascimentodata-Nascimento RGR.G. Algoritmos – eduardo.felippsen@ifpr.edu.breduardo.felippsen@ifpr.edu.br

10  As variáveis são as responsáveis por armazenar informações durante o processamento dos algoritmos.  Como seu nome sugere, variáveis podem ter seu valor alterado a cada execução do algoritmo ou mesmo durante uma única execução de acordo com o processamento do algoritmo. Algoritmos – eduardo.felippsen@ifpr.edu.breduardo.felippsen@ifpr.edu.br

11  As variáveis tem um TIPO seja ele explicito (digitado) ou implícito (varia conforme o valor atribuído);  Variáveis obrigatoriamente devem seguir as regres de nomenclatura; Algoritmos – eduardo.felippsen@ifpr.edu.breduardo.felippsen@ifpr.edu.br

12 N – Número Naturais Inteiros positivos. Z – Números Inteiros Inteiros positivos e Negativos. Q – Números Racionais Números reais finitos 33,7. R – Números Irracionais Números reais infinitos  (PI). Dizimas periódicas infinitas. Algoritmos – eduardo.felippsen@ifpr.edu.breduardo.felippsen@ifpr.edu.br

13  O tipo de dado lógico é composto apenas por:  Verdadeiro;  Falso;  Porém estes também pode ser negados;  Não verdadeiro  Não falso; Algoritmos – eduardo.felippsen@ifpr.edu.breduardo.felippsen@ifpr.edu.br

14  Caractere  Representa uma unidade de qualquer símbolo presente no teclado do computador.  A,b * 8 % @ 4 +  String  É um conjunto de caracteres. Nós entendemos por String uma palavra, fase, texto ou qualquer conjunto de caracteres que possua mais que um caractere. Algoritmos – eduardo.felippsen@ifpr.edu.breduardo.felippsen@ifpr.edu.br

15  Numéricos  Inteiros  Possuí subdivisões;  Reais  Possuí subdivisões;  Lógicos  Caracteres  Texto Algoritmos – eduardo.felippsen@ifpr.edu.breduardo.felippsen@ifpr.edu.br

16  texto nome = “”;  inteiro havaiana = 0;  real salario = 0.0;  logico campoVazio = false;  O sinal = lê-se recebe.  Legenda:  Tipo da variável  Nome da variável  Valor da variável  Terminador de linha Algoritmos – eduardo.felippsen@ifpr.edu.breduardo.felippsen@ifpr.edu.br

17  texto nome = “IFPR”;  inteiro havaiana = 23;  real salario = 643,75;  logico campoVazio = false;  O sinal = lê-se recebe.  Legenda:  Tipo da variável  Nome da variável  Valor da variável  Terminador de linha Algoritmos – eduardo.felippsen@ifpr.edu.breduardo.felippsen@ifpr.edu.br

18 PrecedênciaOperadorDescrição 1^Potenciação 2*Multiplicação 2/Divisão 3+Adição 3-Subtração Vamos resolver a equação abaixo: 8 - 2 ^ 2 / 2 * 2 + 4 Algoritmos – eduardo.felippsen@ifpr.edu.breduardo.felippsen@ifpr.edu.br

19 OperadorDescrição ==Igual != ou <>Diferente <Menor <=Menor igual >Maior >=Maior igual Algoritmos – eduardo.felippsen@ifpr.edu.breduardo.felippsen@ifpr.edu.br

20  O teste de mesa é utilizado para controlar as atribuições de valores às variáveis.  Com o teste de mesa é possível resolver o algoritmo no caderno e verificar se o resultado de sua lógica atende o esperado.  Mesmo a lógica estando correta é possível que o algoritmo não atenda o esperado.  Lógica: Uma pessoa pode ser presa quando sua idade for maior que 18 anos.  Resultado inesperado: O sistema mostra que temos pessoas presas com idade maior ou igual a 650 anos.  Brasil ainda não havia sido colonizado;  Ninguém vive tanto assim; Algoritmos – eduardo.felippsen@ifpr.edu.breduardo.felippsen@ifpr.edu.br

21 Vamos fazer o teste de mesa para o algoritmo abaixo: 1calcularNota 2Inicio 3real nota1,nota2,nota3,nota4,media; 4nota1=80; 5nota2=41.5; 6nota3=60; 7nota4=42.5; 8nota3=20; 9media = (nota1+nota2+nota3+nota4) / 4; 10Imprima(“Sua media foi” media); 11Fim / é o sinal para divisão. Linhanota1nota2nota3nota4media 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

22 Vamos fazer o teste de mesa para o algoritmo abaixo: 1calcular 2Inicio 3texto nota1,nota2,nota3,nota4,media; 4nota1=2; 5nota2=2; 6nota3=60; 7nota4=2; 8nota3=“olá”; 9media = nota1+nota2+nota3+nota4; 10Imprima(“Sua media foi” media); 11Fim Linhanota1nota2nota3nota4media 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

23  1) Crie um algoritmo para calcular a média de consumo de combustível de um veículo. O algoritmo deve conter: Km Inicial, Km Final e quantos litros foram abastecidos.  Crie um algoritmo para calcular a velocidade média de um veículo durante uma viajem. Reflita sobre os dados que serão necessários. Algoritmos – eduardo.felippsen@ifpr.edu.breduardo.felippsen@ifpr.edu.br


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