A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de dados, Variáveis, Expressões e Operadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de dados, Variáveis, Expressões e Operadores."— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de dados, Variáveis, Expressões e Operadores

2 Tipos de Dados São classificações de acordo com as informações contidas neles. Dados numéricos; Dados Literais; Dados Lógicos;

3 Dados Numéricos: Inteiros: São aqueles que não possuem componentes decimais ou fracionários, podem ser negativos ou positivos. Reais: São aqueles que podem possuir componentes decimais ou fracionários, e também podem ser negativos ou positivos.

4 Dados Literais Também chamados de alfanuméricos, cadeia de caracteres ou, ainda, String. Usualmente, os dados literais são representados nos algoritmos pela coleção de caracteres, delimitada em seu inicio e término com aspas.

5 Dados Lógicos São caracterizados como tipos lógicos, os dados com valores verdadeiro ou falso, sendo que este tipo de dado poderá representar apenas um dos dois valores.

6 Variáveis Uma variável é um local na memória principal, isto é, um endereço que armazena um conteúdo. Para facilitar a programação, nos é permitido dar um nome a este endereço. O conteúdo de uma variável é um dos tipos de dados apresentados anteriormente.

7 Variáveis O valor do conteúdo da variável depende da execução em um certo momento ou circunstância.

8 Variáveis Uma vez definidos o nome e o tipo de uma variável, não podemos alterá-los no decorrer de um algoritmo. Por outro lado, o conteúdo é objeto de constante modificação no decorrer do algoritmo.

9 Variáveis O primeiro caractere é uma letra; Nomes com letras maiúscula são diferentes de nomes com letras minúscula; Nenhuma palavra reservada pode ser usada como nome de variável;

10 Declaração de variáveis Inteiro: int ou intereger; Real: real, float ou double; Literal: char(um caractere) ou String; Lógico: boolean ou lógico.

11 int QtdAlunos String Nome float Qtdkg Boolean Aprovado QtdAlunos : Inteiro Nome: Literal Qtdkg: Real Aprovado Lógico

12 Operadores e Expressões Operadores: São elementos funcionais que atuam sobre operandos produzem um determinado resultado.

13 Operadores e Expressões Expressões: É uma combinação de variáveis, constantes e operadores, e que uma vez avaliada resulta em uma valor.

14 Expressões aritméticas São aquelas cujo resultado da avaliação é do tipo numérico, seja ele inteiro ou real. Somente o uso de operadores aritméticos e variáveis numéricas são permitidos em expressões desse tipo.

15 Operadores aritméticos Inversão de sinal ou subtração: - Manutenção de sinal ou adição: + Exponenciação: ** Multiplicação: * Divisão: /

16 Expressões Lógicas São aquelas cujo o resultado da avaliação é um valor lógico.(.Verdadeiro. Ou.Falso.). São expressas através de proposições. Que é um conjunto de símbolos e palavras que exprimem um pensamento de sentido completo

17 Expressões Lógicas Princípio da não-contradição Princípio do terceiro excluído;

18 Operações Lógicas Negação; Conjunção; Disjunção.

19 Pseudo Código/Português estruturado É a escrita, por meio de regra predefinida, dos passos a serem seguidos para a resolução de um problema. É o resultado da análise e resolução de um problema exposto em um enunciado.

20 Características Forma Receita de Bolo; Regras estruturais; Palavras reservadas;

21 Forma Receita de Bolo:

22 Regras estruturais: Algoritmo Variáveis Início Fim

23 Palavras reservadas: Palavras que representam comportamentos e ações que deverão ser tomadas pelo algoritmo

24 Diferente da descrição narrativa a descrição por pseudocódigos tem certas regras, pois trazemos de nosso idioma palavras que representarão comportamentos e ações que deverão ser tomadas pelo algoritmo


Carregar ppt "Tipos de dados, Variáveis, Expressões e Operadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google