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TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I

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Apresentação em tema: "TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I"— Transcrição da apresentação:

1 TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I

2 Meus Queridos Alunos do 3C15, Coragem...
Obrigada por estarem presente aqui, sei que não é nada fácil...

3 Não podemos chorar

4 Vamos para o melhor assunto, nossa AULA

5 Aula passada, o que aprendemos? Voluntários?
Começando bem.... Aula passada, o que aprendemos? Voluntários?

6 Português Estruturado / PSEUDOCÓDIGO
Como foi visto até agora, o fluxograma é a primeira forma de notação gráfica. É uma técnica narrativa denominada pseudocódigo, português estruturado ou portugol Baseada em PDL – Program Design Language - Linguagem de Projeto de Programação

7 Mostra a notação para elaboração do algoritmo
São utilizados na definição, criação e desenvolvimento de uma linguagem computacional e sua documentação Clipper, C, Pascal, Delphi, VB, Java, C#.

8

9 Tipo de Dados e Instruções Primitivas
Tipo de Informação Antes de Iniciar a programação, é necessário considerar que um computador é uma ferramenta utilizada para solucionar problemas que envolvam a manipulação de informações, classificam em dois tipos básicos: dados e instruções.

10 Tipos de Dados Os dados são representados pelas informações a serem tratadas (processadas) por um computador. Essas informações serão classificadas por três tipos de dados: dados numéricos (inteiros e reais), dados caracteres e dados lógicos.

11 Tipos Inteiros Os dados numéricos positivos ou negativos, excluindo destes qualquer número fracionário Tipos Reais Os dados numéricos positivos, negativos e fracionários Tipos Caracteres As sequencias contendo letras, números e símbolos especiais, conhecido também como alfanumérico, string. Tipos Lógicos Os dados com valores verdadeiro e falso

12 O Uso das Variáveis Todo dado a ser armazenado na memória do computador deve ser identificado, primeiro é necessário saber qual o tipo e depois fazer o armazenamento adequado. Estando armazenado ou estipulado ele poderá ser utilizado e manipulado q qualquer momento

13 Para utilizar o conceito da variável, imagine que a memória de um computador é um grande arquivo com várias gavetas sendo que cada gaveta pode apenas armazenar um único valor (numérico, lógico ou caractere). É necessário identificar com um nome a gaveta que se pretende utilizar O nome de uma variáveis é utilizado para identificação dentro de um programa. Sendo assim é necessário estabelecer algumas regras de utilização de variáveis:

14 Nomes de variáveis poderão ser atribuídos com um ou mais caracteres
O primeiro caractere do nome não poderá ser um numero, sempre devera ser uma letra O nome da variável não poderá possuir espaços em branco Não poderá ser um nome de uma palavra reservada a uma instrução do programa Não poderão utilizar outros caracteres que não sejam letras e números

15 São nomes válidos de variáveis: NOMEUSUARIO, FONE1, X, DELTA25, Z4, entre outros
São nomes inválidos de variáveis: NOME USUARIO, 1X, FONE#, ESCREVA

16 Instruções Básicas Tem por finalizada comandar em um computador o seu funcionamento e a s forma como os dados armazenados devem ser tratados A partir deste ponto para frente você terá contato com instruções de português estruturado

17 inicio, fim, var, programa, enquanto, fim_enquanto, se, senão, então, fim_se, para, fim_para, escreva, leia, faça, repita, e até_que, conjunto, inteiro, real, caractere, lógico, tipo, registro, fim_registro, procedimento, função, caso, fim_caso Estas instruções colocadas de forma estratégica, formarão os blocos dos programas

18 Dúvidas

19 Sem dúvidas??? Adivinha o que vem agora???
Tcham... Tcham... Tcham...

20

21 O MAIS TEMIDO

22 EXERCÍCIOS

23 VARIÁVEIS 1 – Assinale as variáveis válidas

24 ALGORITIMO 1 – Ler dois valores, no caso variáveis A e B; 2 – Efetuar a soma das variáveis A e B, implicando o seu resultado na variável X; 3 – Apresentar o valor da variável X após a operação de soma dos dois valores fornecidos Faça o FLUXOGRAMA e PORTUGUES ESTRUTURADO

25 Fluxograma

26 Português Estruturado


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