A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Algoritmos. Estrutura de Repetição Estrutura utilizada quando se é necessário efetuar a repetição de um trecho do algoritmo um determinado número de vezes;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Algoritmos. Estrutura de Repetição Estrutura utilizada quando se é necessário efetuar a repetição de um trecho do algoritmo um determinado número de vezes;"— Transcrição da apresentação:

1 Algoritmos

2 Estrutura de Repetição Estrutura utilizada quando se é necessário efetuar a repetição de um trecho do algoritmo um determinado número de vezes; Cria-se para isso um looping para efetuar o processamento tantas vezes quantas forem necessárias; Loopings são também conhecidos com laços de repetição ou malhas de repetição.

3 Estrutura de Repetição Existem comandos apropriados para efetuar a repetição: enquanto; repita; e para. A principal vantagem é que o algoritmo passa a ter um tamanho menor, podendo ampliar o processamento, sem alterar o tamanho do código;

4 Estrutura de Repetição Estrutura enquanto Efetua um teste lógico no início do looping; Um determinado conjunto de instruções será executado enquanto a condição verificada for verdadeira; No momento em que a condição se torna falsa, o processamento é desviado para fora do looping; Se a condição for falsa logo de início, as instruções do looping são ignoradas.

5 Estrutura de Repetição Estrutura enquanto fluxograma

6 Estrutura de Repetição Estrutura enquanto Português estruturado enquanto (condição) faca fimenquanto

7 Estrutura de Repetição Estrutura enquanto Exemplo Pedir a leitura de um valor para a variável X, multiplicar este valor por 3 atribuindo-o à variável de resposta R e apresentar o valor obtido, repetindo esta seqüência por 5 vezes.

8 Estrutura de Repetição Estrutura enquanto Pedir a leitura de um valor para a variável X, multiplicar este valor por 3 atribuindo-o à variável de resposta R e apresentar o valor obtido, repetindo esta seqüência por 5 vezes. 1. Criar uma variável para servir como contador com valor inicial 1; 2. Enquanto o contador for menor ou igual a 5, processar os passos 3, 4, 5; 3. Ler um valor para a variável X; 4. Multiplicar o valor de X por 3, guardando o resultado em R; 5. Apresentar o valor contido na variável R; 6. Acrescentar +1 ao contador; 7. Quando o contador for maior que 5, encerrar o processamento do looping.

9 Estrutura de Repetição Estrutura enquanto fluxograma

10 Estrutura de Repetição Estrutura enquanto Português estruturado algoritmo Exemplo_Enquanto var X, R, cont : inteiro inicio cont := 1 enquanto (cont <= 5) faca leia (X) R := X * 3 escreva (R) cont := cont + 1 fimenquanto fimalgoritmo

11 Estrutura de Repetição Estrutura repita Efetua um teste lógico no fim do looping; Um conjunto de instruções é executado enquanto a condição se mantém falsa, quando ela for verdadeira o processamento sai do looping; Processa a execução de um conjunto de instruções pelo menos uma vez antes de verificar a validade da condição; Processará um conjunto de instruções pelo menos uma vez até que a condição se torne verdadeira;

12 Estrutura de Repetição Estrutura repita fluxograma

13 Estrutura de Repetição Estrutura repita Português estruturado repita ate (condição)

14 Estrutura de Repetição Estrutura repita Exemplo Pedir a leitura de um valor para a variável X, multiplicar este valor por 3 atribuindo-o à variável de resposta R e apresentar o valor obtido, repetindo esta seqüência por 5 vezes.

15 Estrutura de Repetição Estrutura repita Pedir a leitura de um valor para a variável X, multiplicar este valor por 3 atribuindo-o à variável de resposta R e apresentar o valor obtido, repetindo esta seqüência por 5 vezes. 1. Criar uma variável contador com valor inicial 1; 2. Ler um valor para a variável X; 3. Multiplicar o valor de X por 3, guardando o resultado em R; 4. Apresentar o valor contido na variável R; 5. Acrescentar +1 ao contador; 6. Repetir os passos 2,3,4 e 5 até que o contador seja maior que 5.

16 Estrutura de Repetição Estrutura repita fluxograma

17 Estrutura de Repetição Estrutura repita Português estruturado algoritmo Exemplo_Repita var X, R, cont : inteiro inicio cont := 1 repita leia (X) R := X * 3 escreva (R) cont := cont + 1 ate (cont >= 5) fimalgoritmo

18 Estrutura de Repetição Estrutura para Tem o seu funcionamento controlado por uma variável denominada contador; Executa um conjunto de instruções um determinado número de vezes; Utilizado quando se sabe previamente o número de vezes que uma seqüência de instruções deverá ser executada.

19 Estrutura de Repetição Estrutura para fluxograma Processamento predefinido ou Preparação

20 Estrutura de Repetição Estrutura repita Português estruturado para de ate passo faca fimpara

21 Estrutura de Repetição Estrutura para Exemplo Pedir a leitura de um valor para a variável X, multiplicar este valor por 3 atribuindo-o à variável de resposta R e apresentar o valor obtido, repetindo esta seqüência por 5 vezes.

22 Estrutura de Repetição Estrutura para Pedir a leitura de um valor para a variável X, multiplicar este valor por 3 atribuindo-o à variável de resposta R e apresentar o valor obtido, repetindo esta seqüência por 5 vezes. 1. Definir um contador variando de 1 a 5; 2. Ler um valor para a variável X; 3. Multiplicar o valor de X por 3, guardando o resultado em R; 4. Apresentar o valor contido na variável R; 5. Acrescentar +1 ao contador; 6. Repetir os passos 2,3,4 e 5 até que o contador seja encerrado.

23 Estrutura de Repetição Estrutura para fluxograma

24 Estrutura de Repetição Estrutura repita Português estruturado algoritmo Exemplo_Para var X, R, cont : inteiro inicio para cont de 1 ate 5 passo 1 faca leia (X) R := X * 3 escreva (R) fimpara fimalgoritmo


Carregar ppt "Algoritmos. Estrutura de Repetição Estrutura utilizada quando se é necessário efetuar a repetição de um trecho do algoritmo um determinado número de vezes;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google