A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 07

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 07"— Transcrição da apresentação:

1 THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 07
Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 07 JOINVILLE 2013

2 Estrutura de Repetição
Nos exemplos e exercícios que vimos até agora sempre foi possível resolver os problemas com uma sequência de instruções onde todas eram necessariamente executadas uma única vez. Agora, veremos um conjunto de estruturas sintáticas que permitem que um trecho de um algoritmo (lista de comandos) seja repetido um determinado número de vezes, sem que o código orrespondente tenha que ser escrito mais de uma vez. O Algoritmo possui três estruturas de repetição: repita ... ate enquanto ... faca para ... faca

3 COMANDO REPITA ... ATE repita <lista de comandos>
Uma estrutura de repetição é utilizada quando um trecho do algoritmo ou até mesmo o algoritmo inteiro precisa ser repetido. O número de repetições pode ser fixo ou estar atrelado a uma condição. Sua forma geral é: repita <lista de comandos> ate <expressão lógica ou relacional>

4 COMANDO REPITA ... ATE

5 COMANDO ENQUANTO ... FACA Na estrutura enquanto ... faca, a expressão lógica é avaliada e, se ela for verdadeira, a lista de comandos é executada. Isso se repete até que a condição seja falsa. Veja a sua forma geral: enquanto <expressão lógica ou relacional> faca <lista de comandos> fimenquanto A estrutura enquanto ... faca também é uma estrutura de repetição, semelhante à repita. A diferença básica entre as duas estruturas é a posição onde é testada a expressão. Na estrutura repita, a condição é avaliada após a execução dos comandos, o que garante que os comandos serão executados pelo menos uma vez.

6 COMANDO ENQUANTO ... FACA

7 COMANDO PARA ... FACA O comando para ... faca também permite a descrição, dentro de um algoritmo, de uma estrutura de repetição. Sua forma geral é: para <variável de controle> de <valor inicial> ate <valor final> passo <incremento> faca <lista de comandos> fimpara

8 COMANDO PARA ... FACA Na estrutura para ... faca, a variável de controle é inicializada com <valor inicial> e no início de cada iteração, seu valor é comparado com <valor final>. Se o valor da variável for menor ou igual a <valor final>, a lista de comandos é executada e após ser executado o último comando da lista, a variável de controle é incrementada. Repete-se até que o valor da variável de controle seja maior que <valor final>, quando então é executado o comando imediatamente após a palavra fimpara. A instrução passo é necessária se o incremento for diferente de 1. A estrutura para ... faca é uma estrutura de repetição mais completa que as anteriores, pois ela incorpora a inicialização, incremento e teste de valor final da variável de controle.

9 COMANDO PARA ... FACA Exemplo: Algoritmo que lê 5 números e escreve todos os que forem positivos.

10 Exercícios 1) Faça um algoritmo para Somar todos os numero inteiros compreendidos entre 2 numero, sendo que:  Os dois numeros serão informados pelo usuário  O numero inicial não poderá ser maior ou igual ao numero final 2) Sendo a formula de uma equação do segundo grau: X = (-B  SQR( B2 - 4*A*C )) / 2*A Desenvolver um algoritmo capaz de calcular as raízes de uma equação sendo que:  Os valores A , B , C serão informados pelo usuário.  O Valor de a não pode ser Zero  O algoritmo deve informar caso não existam raízes reais. 3) Desenvolver um algoritmo capaz de calcular a media aritmética simples de uma série de números , sendo que:  O usuário deve informar a quantidade de números da série.  Se a quantidade for zero ou negativa o algoritmo não deve aceita-la.  O usuário deve informar um por um todos os números da série.  O algoritmo deve mostrar como resultado a media aritmética simples calculada através da formula: MEDIA = (X + X1 + X2+...XN) / N.

11 Exercícios 4) Desenvolver um algoritmo capaz de calcular o fatorial de um numero inteiro positivo informado pelo usuário, sendo que:  O numero para o calculo deve ser informado pelo usuário  O algoritmo deve informar o fatorial deste numero de acordo com as regras abaixo:  O fatorial de numero negativos não existe  O fatorial de 0 é 1  O fatorial de 1 é 1  O fatorial de um numero qualquer é da do pela seguinte formula: 5! = 5*4*3*2*1 4! = 4*3*2*1 N! = N * (N-1) * (N-2)...* 1 5) Escreva um algoritmo para calcular os números harmônicos sendo que  O usuário deve informar o numero para o calculo  O numero informado deverá ser maior que 0  O calculo do numero harmônico é feito da seguinte forma: NH= 1+(1/2) + (1/3) ... (1/N)  Exemplo: Digitado o número 5 H = 1 + (1/2) + (1/3)+ (1/4)+(1/5)

12 Exercícios 6) Escreva um algoritmo capaz de calcular a seqüência de fibonacci sendo que:  O primeiro numero é sempre 0  O segundo numero é sempre 1  Os próximos números são o resultado da soma de seus dois predecessores. Exemplo: 0,1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,89... O algoritmo deve calcular e mostrar a seqüência de fibonacci ate que o ultimo numero calculado seja maior ou igual a um limite que será informado pelo usuário. 7) Faça um algoritmo capaz de determinar o maior número de uma seqüência de 10 números que deverão ser digitados pelo usuário , e apresente o resultado ao final do processamento. 8) Faça um algoritmo capaz de calcular a media das notas de dez alunos que deverão ser informadas pelo usuário, e após o calculo informe o número de alunos que ficou com a nota acima da media calculada. 9) Supondo que a população de um país A seja da ordem de de habitantes com uma taxa anual de crescimento de 3% e que a população de um país B seja, aproximadamente, de de habitantes com uma taxa anual de crescimento de 1.5%, fazer um programa que calcule e escreva o número de anos necessários para que a população do país A ultrapasse ou se iguale à população do país B, mantidas essas taxas de crescimento.

13 Exercícios 10) Uma empresa de autopeças classifica os seus funcionários da seguinte forma: Funcionário Classe A: É aquele que produziu até 100 pecas por mês Funcionário classe B: é Aquele que produziu de 101 a 200 Pecas por mês Funcionário classe C: é aquele que produziu mais de 201 pecas em um mês Sendo ainda que o salário dos funcionários é calculado da seguinte forma: Classe A : Um salário mínimo por mês Classe B : Um salário mínimo mais 10 centavos por peca produzida acima de 101 pecas Classe C : um salário mínimo mais 15 centavos por peca produzida acima de 101 pecas e 20 centavos por peca produzida acima de 201 pecas. Faca um algoritmo que permita a digitação de 10 nomes de funcionários, e as suas respectivas quantidades de pecas produzidas no mês, e que após o ultimo funcionário tenha sido digitado, o algoritmo deverá informar a quantidade de funcionários de cada classe, a produção total de todos os funcionários, e o total de salário pago pela empresa para todos os funcionários. 11)Leia um número indeterminado de linhas contendo cada uma a idade de um indivíduo. A última linha, que não entrará nos cálculos, contém o valor da idade igual a zero. Calcule e escreva a idade média deste grupo de indivíduos.


Carregar ppt "THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 07"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google