A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ENGENHARIA CIVIL INTRODUÇÃO À ALGORITMOS Professora: Fabíola Gonçalves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ENGENHARIA CIVIL INTRODUÇÃO À ALGORITMOS Professora: Fabíola Gonçalves."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ENGENHARIA CIVIL INTRODUÇÃO À ALGORITMOS
Professora: Fabíola Gonçalves.

2 Agenda Estrutura de dados homogênea A diretiva #define Matrizes
Vetores e Matrizes A diretiva #define Matrizes Estruturas typedef Exercícios

3 INTRODUÇÃO Algoritmos precisam de dados e informações para exercer as suas funções. Informações simples atendem a uma pequena parcela dos algoritmos. A maioria dos algoritmos utilizam uma grande carga de informações estas quando utilizadas com tipos primitivos precisam ser criadas com inúmeras variáveis.. tornando o algoritmo carregado de variáveis, já que uma variável contém apenas uma informação (exemplo: a1, a2, a3, a4)Difícil gerenciamento Como prever o número de informações que serão necessárias

4 Exercícios 1. Elabore um programa que encontre o menor e o maior elemento de um vetor com 20 elementos.

5 SOLUÇÃO 1

6 Exercícios 2. Ler um vetor Q de 20 posições (aceitar somente números positivos). Escrever a seguir o valor do maior elemento de Q e a respectiva posição que ele ocupa no vetor 3. Elabore um algoritmo que leia um vetor A de 30 números inteiros e imprima o maior valor. 4. Elabore um algoritmo que, dados dois vetores inteiros de 10 posições, leia os dois vetores, some os valores da mesma posição e armazene em um terceiro vetor inteiro de 10 posições. No final imprima este terceiro vetor.

7 SOLUÇÃO 2

8 SOLUÇÃO 3

9 Exercícios 5. Um time de basquete possui 12 jogadores. Elabore um algoritmo que, dados dois vetores NOME e ALTURA, calcule e imprima o nome do jogador mais alto e a sua altura. Por fim, elabore um algoritmo que calcule a média de altura do time. 6. Faça um algoritmo que copie o conteúdo de um vetor em um segundo vetor

10 SOLUÇÃO 6

11 Exercícios 7. Faça um algoritmo que faça a união de dois vetores de mesmo tamanho e mesmo tipo em um terceiro vetor com dobro do tamanho 8. Escreva um algoritmo que armazene em um vetor todos os números inteiros de 0 a 50. O algoritmo deve imprimir todos os valores armazenados. 9. Escreva um algoritmo que armazene em um vetor todos os números inteiros do intervalo de 1 a 100 (1 e 100 não entram). O algoritmo deve imprimir todos os valores armazenados.

12 Exercícios 10. Escreva um algoritmo que armazene em um vetor todos os números inteiros de 100 a 1 (em ordem decrescente). O algoritmo deve imprimir todos os valores armazenados. 11. Elabore um algoritmo que leia os vetores A e B de números reais de 4 posições (usando uma estrutura de repetição), calcule a média ponderada. Armazene a média em um terceiro vetor e, no final, imprima, na ordem inversa, este terceiro vetor, com duas casas decimais. Fórmula: MEDIA = (A[?] * 4 + B[?] * 6) / 10.

13 exercícios 12. Escreva um algoritmo que armazene em um vetor os 10 primeiros números ímpares. Começando do número 1. 13. Escreva um algoritmo que receba dez números do usuário e armazene em um vetor a metade de cada número. O algoritmo deve imprimir todos os valores armazenados. 14. Escreva um algoritmo que receba a altura de 10 atletas. 15. Esse algoritmo deve imprimir a altura daqueles atletas que tem altura maior que a média.

14 Exercícios 16. Faça um algoritmo que some o conteúdo de dois vetores e armazene o resultado em um terceiro vetor 17. Faça um programa que leia um texto e converta os caracteres para maiúsculas. 18. Faça um programa que leia um texto e converta a primeira letra de cada palavra para maiúsculas. 19. Faça um programa que leia 10 números e ordene-os por ordem crescente.

15 Exercícios 20. Escreva um algoritmo que permita a leitura das notas de uma turma de 20 alunos. Calcular a média da turma e contar quantos alunos obtiveram nota acima desta média calculada. Escrever a média da turma e o resultado da contagem.

16


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ENGENHARIA CIVIL INTRODUÇÃO À ALGORITMOS Professora: Fabíola Gonçalves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google