A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Professora: Norminda Luiza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Professora: Norminda Luiza."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Professora: Norminda Luiza

2 Tipos de Dados Básicos Constantes È um determinado valor fixo que não se modifica ao longo do tempo, durante a execução de um programa. Constante numérica É feita no sistema decimal. Pode ser positiva ou negativa. Constante lógica É um valor lógico, isto é, que só pode ser falso ou verdadeiro, usado em proposições lógicos. Constante literal Qualquer seqüência de caracteres (letras, dígitos ou símbolos especiais) que forme um literal com algum significado para o problema em estudo; Aparece sempre entre aspas.

3 Tipos de Dados Básicos Variáveis Nos algoritmos, destinados a resolver um problema no computador, a cada variável corresponde uma posição de memória, cujo conteúdo pode variar ao longo do tempo durante a execução de um programa. Embora uma variável possa assumir diferentes valores, ela só pode armazenar um valor a cada instante. identificadorToda variável é identificada por um nome nome ou identificador. Formação dos identificadores Um identificador é formado por um ou mais caracteres, sendo que o primeiro caractere deve, obrigatoriamente, ser uma letra e os caracteres seguintes, letras ou dígitos, não sendo permitido o uso de símbolos especiais. Permitidos A MATRÍCULA X15 Não permitidos 5B X -Y A(13) Obs.: É recomendável que os nomes das variáveis sejam os mais significativos possíveis.. Exemplos:

4 Tipos de Dados Básicos Declaração de variáveis As variáveis só podem armazenar valores de um mesmo tipo, de maneira que também são classificadas como sendo numéricas (inteiro, real), lógicas e literais. Uma vez declarada a variável, qualquer referência que se faça ao seu identificador implica a referência ao conteúdo do local da memória representado pelo mesmo. Toda declaração de variáveis tem a seguinte forma: Declare nome_do_tipo: lista_de_identificadores onde: declare é uma palavra-chave do algoritmo nome_do_tipo é o tipo da variável lista_de_identificadores são os nomes escolhidos para as variáveis, que devem estar separados por vírgula; Denomina-se palavra-chave aquela que tem um significado próprio, independente do algoritmo em que esteja inserida. Em vista disto, as palavras- chaves não podem ser usadas como identificadores.

5 Tipos de Dados Básicos Comentários Servem para dar clareza ao algoritmo, ou seja, facilitar que as pessoas compreendam o que nele está descrito. É um texto, ou uma frase que aparece sempre delimitado por chaves. {comentário}. Podem ser colocados em qualquer ponto do algoritmo onde se façam necessários. Exemplo Declare inteiro:Mat, {número de matrícula do aluno} Cod {Código do curso} real:Nota { total de pontos obtidos no semestre letivo} literal: Nome,{nome completo do aluno} End,{endereço do aluno} C {conceito final}


Carregar ppt "Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Professora: Norminda Luiza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google