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Lógica de Programação Módulo II

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Apresentação em tema: "Lógica de Programação Módulo II"— Transcrição da apresentação:

1 Lógica de Programação Módulo II
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS SÃO JOSÉ – SANTA CATARINA Lógica de Programação Módulo II Prof. Tiago Semprebom

2 Lógica de Programação Estruturas de dados
Representação computacional das informações do problema a ser resolvido Informações podem ser de diferentes tipos, então implicam diferentes representações Ex. Identifique os dados de entrada e saída neste algoritmo para calcular a aceleração de um corpo: 1. Leia para variável M a massa do corpo em Kg. 2. Leia para variável F a força a ser aplicada ao corpo. 3. Calcule a aceleração: a = F/M – ac * Mg 4. Mostre o valor da variável a na tela

3 Lógica de Programação Tipos primitivos de dados Numéricos:
Inteiros: um subconjunto dos números inteiros, podendo ser sinalizados ou não (ex: 4, -5, 1034, 0). Reais: um subconjunto dos números reais, com determinada precisão (ex: 1.34, ). Não-numéricos: Alfanuméricos: sequência de letras, algarismos e símbolos (ex: “ABCDEF”, “FX90”, “R$ 10,00”). Booleanos: valores que representam verdadeiro ou falso (ex: TRUE ou FALSE).

4 Lógica de Programação Constantes e variáveis
Informações podem estar guardadas em constantes ou variáveis Constantes: valores que não mudam ao longo do tempo Variáveis: guardam valores que podem mudar Conteúdo: valor da variável. Identificador: o nome da variável. Do ponto de vista computacional, uma variável é uma área de memória RAM

5 Lógica de Programação Constantes e variáveis
Ex. Algoritmo para calcular a aceleração de um corpo: 1. Leia para variável M a massa do corpo em Kg. 2. Leia para variável F a força a ser aplicada ao corpo. 3. Calcule a acelaração: a = F / M – ac * Mg 4. Mostre o valor a na tela. F: variável que representa a força aplicada M: variável que representa a massa do corpo a: variável que representa a aceleração resultante ac: constante que representa o atrito cinético g: constante que representa a aceleração gravitacional constantes

6 Lógica de Programação Constantes e variáveis
Ex: Algoritmo para formatar o nome de uma pessoa: 1. Leia para variável nome o primeiro nome de uma pessoa. 2. Leia para variável sobrenome seu sobrenome. 3. Faça variável NomeCompleto = nome + “” sobrenome 4. Mostre o valor da variável NomeCompleto na tela. variáveis: nome, sobrenome, NomeCompleto constantes: “ ” Obs.: todas as variáveis e constantes são alfanuméricas.

7 Lógica de Programação Constantes e variáveis
O identificador é o nome de um local onde se podem guardar valores de determinado tipo de dados. A definição de identificadores possui regras (sendo algumas de bom senso): Devem iniciar com caractere alfabético; Segundo caractere em diante pode ser numérico; Pode-se usar símbolo “_” como parte do identificador; Devem ajudar a lembrar do que se trata a informação guardada (i.e: mnemônico) Exemplo: nome, sobrenome, a, F, lista, ...

8 Lógica de Programação Declaração de variáveis
As variáveis necessárias em um algoritmo devem ser previamente declaradas Assim se reserva memória para guardar seus conteúdos A declaração inclui o tipo de dados da variável e seu identificador, na forma: Tipo variável1, variável2,...; Exemplos: real: x, y; // coordenadas do ponto caracter Nome; inteiro Dia, mes, ano; booleano Sucesso; /* verificação do nome bem sucedida */

9 Lógica de Programação Declaração de variáveis
Ao serem declaradas as variáveis não estão inicializadas Quer dizer, não possuem valor A declaração ocorre antes das ações do algoritmo Os comentários representam qualquer explicação inserida no algoritmo, para ajudar seu entendimento Comentários são precedidos por // ... Ou delimitados por /* e */ (neste caso, podem ocupar mais de uma linha)

10 Lógica de Programação Operações básicas Atribuição: Ex:
Atribuir ou associar um valor a uma expressão Sintaxe genérica: identificador  expressão; Expressão pode ser: uma constante, variável, expressão matemática, função matemática, expressão booleana,... O resultado da expressão deve respeitar o tipo da variável! Ex: X  10; Y  x * 2; Sucesso  (x < 20) and (y > 10); A  se(αx+ωt);

11 Lógica de Programação Operações básicas Operadores aritméticos:
+, - Adição e subtração (unários) * Multiplicação / Divisão div Divisão inteira ou truncada mod Resto da divisão inteira Operadores relacionais: >, >=, <, <=, == (igual), != (diferente) Operadores lógicos ou booleanos: And, Or, Not

12 Lógica de Programação Operações básicas Funções matemáticas:
Nome da função (lista de argumentos) Exemplos: Sin(x) Seno do valor contido em x Sqrt(x) Raiz quadrada do valor contido em x Int(y) Parte inteira do valor contido em y Abs(x) Valor absoluto (módulo) do valor contido em x

13 Lógica de Programação Descrição do algoritmo em pseudo-linguagem:
Declaração de variáveis e constantes INICIO Inicialização de variáveis e constantes Comandos de entrada de dados Processamento / cálculo Comandos de saída de dados FIM

14 Lógica de Programação Descrição do algoritmo em pseudo-linguagem:
Ex: cálculo de média Real P1, P2, P3, P4, M; INICIO Leia(P1); Leia(P2); Leia(P3); Leia(P4); M  (P1+P2+P3+P4) / 4; Escreva(“Média final = ”, M); FIM

15 Lógica de Programação Exercícios:
1) Faça um algoritmo para ler dados pessoais (nome, ano de nascimento, endereço, sexo), e mostre esses dados da seguinte forma: Nome: nome completo Nascimento: ano de nascimento Idade: idade Sexo: M ou F Maior de idade: Verdadeiro ou Falso

16 Lógica de Programação Exercícios:
2) Faça um algoritmo para calcular e mostrar o perímetro de um polígono qualquer. 3) Faça um algoritmo para ler a base e a altura de um triângulo. Em seguida, escreva a área do mesmo. Obs: Área = (Base * Altura) / 2. 4) Desenvolva um programa que leia uma temperatura em graus Fahrenheit e apresente convertida em graus Centígrados. A fórmula de conversão é: C = (F - 32) * (5/9). Onde F é a temperatura em Fahrenheit e C é a temperatura em Centígrados.

17 Lógica de Programação 5) Faça um algoritmo para calcular a resistência equivalente para um circuito com duas resistências em paralelo. 6) Em um cinema as cadeiras são numeradas seqüencialmente, começando no canto esquerdo próximo à tela. Essas cadeiras estão organizadas em 40 fileiras de 20 cadeiras. Faça um algoritmo que informe que fileira se encontre determinada cadeira, e sua posição em relação ao início da fileira.

18 Lógica de Programação Estruturas de controle:
Condicional: faz a escolha de ações a serem executadas, dependendo de condições definidas. Condições são dadas por expressões booleanas, que resultam em Verdadeiro ou Falso. Sintaxe geral: Se condição então Se condição então Bloco de comandos Bloco de comandos Fim se Senão Bloco de comandos Fim se

19 Lógica de Programação Exercícios: Faça um algoritmo para fazer a divisão de dois números reais. Antes de dividi-los deve ser feito um teste de validade. Caso não seja possível dividi-los, deve ser mostrada uma mensagem de erro. Se for possível, deve-se mostrar o resultado da divisão. 2) Faça um algoritmo para fazer a divisão de dois números inteiros. No entanto, antes de efetuar a divisão deve-se verificar se é possível fazer a divisão sem resto, gerando-se uma mensagem de erro caso contrário.

20 Lógica de Programação Exercícios:
3) Escreva um programa para ler as notas da primeira e segunda avaliações de um aluno, calcular a media e escrever se este aluno foi APROVADO (media maior ou igual a 7), REPROVADO (media inferior a 4), ou se esta' em EXAME (entre 4 e 7). Escrever também a media calculada. 4) Elaborar um programa que efetue o cálculo do reajuste de salário de um funcionário. Considere que o funcionário deverá receber um reajuste de 15% caso seu salário seja menor que 500, se o salário for maior ou igual a 500 mas menor ou igual a 1000, seu reajuste será de 10%, caso seja ainda maior que 1000, o reajuste deverá ser de 5%.

21 Lógica de Programação 5) Faça um algoritmo para calcular o imposto de renda anual (ano-calendário de 2008) devido para uma pessoa que receba um determinado salário. i) Salários menores que R$ 1372,81 estão isentos. ii) Salários entre R$ 1372,81 e R$ 2743,25 pagam alíquota de 15% (deduz-se R$ 205,92 na base do imposto devido). iii) Salários acima de R$ 2743,25 pagam alíquota de 27,5% (deduz-se R$ 548,83 na base do imposto devido).

22 Lógica de Programação 6) Escreva um programa que receba um número e mostre a mensagem "O número está na faixa de 20 a 90" caso o valor fornecido para a número lido seja um valor entre 20 e 90. Qualquer valor fornecido fora da faixa definida apresentará a mensagem "O número não está na faixa de 20 a 90". 7) Elabore um programa que receba um Texto e mostre a mensagem "O seu sexo é válido", caso o valor fornecido para o Texto lido seja um valor masculino ou um valor feminino. Qualquer outro valor fornecido apresentará a mensagem "O seu sexo é inválido".

23 Lógica de Programação 8) Qual será o valor da variável C após a execução do programa abaixo, sabendo que A = 4, B = 3, C = 5 e X = 2; Programa Exemplo; variaveis A,B,C,X: Inteiro; begin leia(A, B, X); if not (X > 5) then C := (A + B) * X else C := (A - B) * X; imprima(C); end.

24 Lógica de Programação 9) Faça um teste de mesa para o algoritmo descrito neste fluxograma, de acordo com os dados fornecidos: Considere a tabela abaixo para o teste de mesa:

25 Lógica de Programação Exercícios:
10) Traduza para pseudo-linguagem o algoritmo descrito no fluxograma da questão 9.


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