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A PRIMEIRA REPÚBLICA, AS ESCOLAS GRADUADAS E O IDEÁRIO DO ILUMINISMO REPUBLICANO: 1889-1930 Jorge Uilson Clark Publicado em Navegando na História da Educação.

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1 A PRIMEIRA REPÚBLICA, AS ESCOLAS GRADUADAS E O IDEÁRIO DO ILUMINISMO REPUBLICANO: 1889-1930
Jorge Uilson Clark Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira: 1

2 […] podemos dizer que, o Movimento Republicano teve seu início em pleno andamento do Império, ou seja, a partir de Durante esse período, muitas das mudanças exigidas pelos republicanos já vinham sendo promovidas pelos diferentes gabinetes ministeriais do império. Era a velha Monarquia buscando ajustar sua política com intuito de permanecer mais tempo no poder. […]. 2

3 O latifúndio escravista e a preservação dos privilégios da elite rural entrou em decadência em função do desenvolvimento do Brasil a partir ds anos 1870:  evolução dos meios de transportes (rede ferroviária e a navegação a vapor); A modernização das fazendas de café no Paulista; Substituição dos engenhos de açúcar por usinas mais modernas; Crescimento populacional e das cidades, e lenta substituição da mão de obra escrava pelo trabalhador assalariado...

4 O avanço dos ideais republicanos levou ao surgimento de instituições comprometidas com os mesmos: fundação no Rio de Janeiro do Clube Republicano, em 3 de dezembro de 1870, e “Manifesto” Republicano, no mesmo ano A diferença de raça, posição econômica e a manutenção dos privilégios da elite continuaram – os republicanos não pretendiam alterar a ordem econômica e social, muito menos social, desta forma atraiam mais adeptos para a causa republicana. 4

5 A consolidação da República e em seguida, a elaboração da Constituição de 1891: regime presidencialista e representativo. Nunca foi democrático – dominavam as forças elitistas (permanência do Estado oligárquico, no qual prevalecia o interesse dos grupos dominante dos Estados mais ricos) A “Política dos Governadores ou dos Estados” costurava um relação interesseira de entrosamento entre a União e os Estados; Nesse modelo o Congresso tornou-se submisso aos presidentes- troca de favores, de interesse dos grupos oligárquicos estaduais. 5

6 A ideologia positivista (Comte ) subsidiou o discurso dos liberais republicanos de desenvolvimento e progresso industrial – a saída do atraso exigiria superar o atraso educacional. Filosofia exaltadora do capitalismo, o positivismo propõe reformas conservadoras e autoritárias, ao mesmo tempo que inovadora. Entre 1889 a 1925 várias reformas educacionais do ensino primário e secundário. São Paulo criou em a Escola Normal Caetano de Campos (1891), e em 1894 , o Grupo Escolar. 6

7 Os Grupos Escolares alteraram o curso de história do ensino público primário no Brasil:
 Os projetos de organização curricular e administrativa, o ensino seriado em turmas homogêneas sob a orientação de um só professor, e método intuitivo. Novas relações de poder dentro das escolas com a criação de uma estrutura hierárquica, como o cargo de diretor escolar; A nova nova estrutura arquitetônica, construída especificamente para essa fim.

8 Ainda em 1920 vários grupos escolares foram inaugurados;
Os grupos escolares surgiram como estratégia da elite republicana paulista e se fez modelo para outros Estados do país: Ainda em 1920 vários grupos escolares foram inaugurados; Além deles, as escolas isoladas, escolas preliminares, escolas provisórias, ambulantes e isoladas, etc. A fala de escola para todos levou à solução da escolarização, em especial nos anos de a 8


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