Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLiliane Barros Alterado mais de 7 anos atrás
2
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES
3
Bem cultural acessível à minoria Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora ] quadros dirigentes da sociedade
4
Atividade especialmente difícil Ligada aos problemas da sociedade, às suas condições de trabalho em transformação e às novas tecnologias voltadas para o futuro e não o passado História das Universidades
5
Antigüidade Clássica - Grécia e Roma - Escolas de alto nível que formava especialistas em Medicina, Filosofia, Retórica e Direito
6
Final da Idade Média (meados do século XI a XV) Nasce a universidade identificada com sua sociedade e cultura História das Universidades
7
Idade Moderna: rebelião burguesa com a ordem medieval Universidade não acompanha o espírito difundido pela Reforma História das Universidades
8
Século XIII – saber medieval é contestado. (Iluminismo) História das Universidades
9
Século XIX – com o incremento da industrialização, foi instituída a Universidade Napoleônica, na França História das Universidades - Surgiu em função de necessidades profissionais. - Estruturada de forma fragmentada em escolas superiores
10
Século XII – criada a Universidade de Berlim, na Alemanha, considerada como a “Universidade Moderna”, centro de pesquisa. História das Universidades
11
Desde o início: - desprovido de caráter nacional - influenciado por espírito colonialista e colonizador História das Universidades Ensino ministrado pelos jesuítas: - alheio às necessidades da colônia - destinado a proporcionar cultura geral básica - sem preocupação de qualificar para o trabalho
12
Até 1808: Até 1808: luso-brasileiros faziam seus estudos superiores na Europa (Universidade de Coimbra). A maioria era religiosa 1808: 1808: após a vinda de D. João VI para o Brasil é criado o chamado ensino superior, em resposta às necessidades da colônia. Surge curso de ensino superior no Rio de Janeiro e Bahia, marcados pelo caráter utilitário e imediatista História das Universidades
13
1854: faculdades de Direito de São Paulo e Recife 1930: Universidade de Minas Gerais 1934: USP e Distrito Federal 1968: promulgada a Lei nº5540 da Reforma Universitária, que fundamentou-se na renovação do conceito do ensino superior, e insistia que a universidade deveria cultivar as áreas fundamentais do saber, estudadas como base para futuras aplicações técnico- profissionais História das Universidades
14
Enfatizou o desenvolvimento da pesquisa vinculada ao ensino e prescrevia ainda que o regime didático e a estrutura curricular deveriam atender às necessidades do desenvolvimento regional, nacional e do progresso das ciências Estabeleceu os objetivos do Ensino Superior: História das Universidades
15
Art. 1º - Art. 1º - O ensino superior tem por objetivo a pesquisa, o desenvolvimento das ciências, letras e artes e a formação de profissionais de nível universitário Art. 2º - Art. 2º - O ensino superior é indissociável da pesquisa e será ministrado em universidades e excepcionalmente em estabelecimentos isolados, organizados como instituições de direito público ou privado Imprimiu nova organização ao ensino superior mas não solucionou a crise universitária brasileira História das Universidades
16
1. 1. Deveria constituir-se em um centro ativo de: - Pesquisa científica - Investigação teórica - Atividades filosóficas, literárias e artísticas expressão da cultura intelectual 2. 2. Tem como funções: ensino, pesquisa e a extensão. História das Universidades
17
Ensino: formação de profissionais liberais e especialistas altamente qualificados nos diversos campos do conhecimento Pesquisa: na graduação deve caracterizar-se pelo processo de reelaboração do saber e pós- graduação deve constituir a própria substância do trabalho que se caracteriza em fazer avançar o poder História das Universidades
18
Extensão: com finalidade de difundir o saber universitário, oferecendo oportunidades a uma clientela não- regular, oferecendo aos próprios universitários programas que transcendem aos currículos e que unam as comunidades Problemas: conteúdos dos cursos; métodos de ensino; tempo de dedicação dos docentes; qualificação do docente; contato professor-aluno somente em sala de aula História das Universidades
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.