A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VASOS DE OURO. PNEUMATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VASOS DE OURO. PNEUMATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como."— Transcrição da apresentação:

1 VASOS DE OURO

2 PNEUMATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18

3 OS DONS DO ESPÍRITO SANTO (parte 6) Palavra de Sabedoria e Conhecimento

4

5 INTRODUÇÃO Nesta parte do nosso estudo sobre os dons do Espírito Santo não abordaremos todos os dons citados na Bíblia, mas apenas aqueles que de certa forma tem trazido alguma polêmica entre os cristãos dos dias de hoje. Assim, vamos dar ênfase nos dons da seguinte lista extraídos de 1Corítios 12:8-10 e 12:28:

6 1.Profecia; 2.Milagres; 3.Cura; 4.Línguas e interpretação; 5.Palavra de sabedoria / conhecimento; 6.Discernimento de espíritos.

7 Palavra de sabedoria Palavra de conhecimento INTRODUÇÃO: “Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;” (1Co. 12:8) Não existe em nenhuma outra parte da Bíblia essa mesma expressão ou um texto que trate desse assunto, só na primeira carta aos coríntios lemos e, especificamente neste versículo.

8 Isto significa que não temos outra informação sobre esses dons senão nesse versículo, assim, concluímos que todos os intérpretes das Escrituras Sagradas estão limitados ao que diz o texto. Algumas considerações são feitas levando- se em consideração outros exemplos, dentro da Bíblia, para explicar o que são “palavra de conhecimento” e “palavra de sabedoria”.

9 DEFINIÇÃO O que é palavra de sabedoria e de conhecimento? Vamos pegar uma carona na explicação de Mário Persona, que por sua vez cita William MacDonald que diz em seu livro "Believer's Bible Commentary" o seguinte: "Palavra da sabedoria: Poder sobrenatural para falar com entendimento divino, seja na: solução de problemas difíceis; defesa da fé; resolução de conflitos; aconselhamento prático, ou na defesa de alguém perante autoridades hostis.

10 Estêvão demonstrou a palavra de sabedoria de tal maneira que seus adversários 'não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava' (At 6:10).

11 "Palavra da ciência ou conhecimento: Poder de comunicar informação que foi divinamente revelada. Um exemplo está na forma como Paulo usa expressões como "vos digo um mistério" (1Co. 15:51) e 'dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor' (1Ts 4:15). Em seu sentido primário, que é o de apresentar uma nova verdade, a palavra de ciência cessou, pois a fé cristã já foi 'de uma vez para sempre entregue aos santos' (Jd 1:3). O corpo da doutrina cristã está completo..

12 Em um sentido secundário, porém, a palavra de ciência pode ainda estar conosco. Ainda existe uma comunicação misteriosa de conhecimento divino àqueles que vivem em estreita comunhão com o Senhor (veja o Sl 25:14 - 'O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança'.). A ação de compartilhar esse conhecimento com outros é a palavra de ciência ou conhecimento"..

13 O Ponto de vista pentecostal No que diz respeito à palavra de conhecimento, no meio pentecostal, é considerado o dom de revelação. Aquelas pessoas que, num dado momento do culto, ou em outra ocasião diz: “o Senhor está me revelando que tem alguém doente disso ou daquilo”, por exemplo.

14 CONCLUSÃO Como observamos, o dom da palavra de sabedoria está ligado com ação, ou seja, é agir como Cristo agiria diante de determinada situação; é ter a mente de Cristo! A Bíblia nos ensina que esta sabedoria deve ser buscada e desejada (ver Provérbios, 8 e 9). No livro de provérbios, podemos perceber claramente Jesus como a verdadeira sabedoria viva. Vemos esta sabedoria acessível e desejosa de ser adquirida por todos os homens. Contudo, o dom da palavra de sabedoria não deve ser confundido com o da palavra da ciência.

15 À palavra da ciência, em algumas traduções chamada de Palavra do Conhecimento. Deve ser considerada, primeiramente, como sendo a revelação dada pelo Espírito Santo com relação às verdades bíblicas. Ou seja, é o entendimento do pensamento de Deus. É dever de cada cristão conhecer a Deus (Os 6.3). Este conhecimento deve ser transmitido à igreja. O dom da palavra do conhecimento primeiramente edifica a pessoa, e depois, edificará o corpo de Cristo que é a igreja. A pessoa que tem comunhão com Deus poderá receber do Senhor esses dons ou um desses basta que o Senhor o queira dar.

16 PRÓXIMO ASSUNTO Pneumatologia OS DONS DO ESPÍRITO SANTO (parte 7) Discernimento de espíritos

17 FIM GRUDEM, Wayne A. Teologia Sistemática, Atual e Exaustiva. São Paulo: Vida Nova, 1999 http://www.igrejasementedavida.com.br/docs/dons/aula03.html http://www.respondi.com.br/2011/06/qual-diferenca-entre-palavra-da.html


Carregar ppt "VASOS DE OURO. PNEUMATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google