A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 1- Denotação e Conotação  A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras podem ter seu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " 1- Denotação e Conotação  A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras podem ter seu."— Transcrição da apresentação:

1

2

3  1- Denotação e Conotação  A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras podem ter seu significado ampliado, deixando de representar apenas a ideia original (básica e objetiva). Assim, frequentemente remetem- nos a novos conceitos por meio de associações, dependendo de sua colocação numa determinada frase. Observe os seguintes exemplos:  A menina está com a cara toda pintada. Aquele cara parece suspeito.

4  No primeiro exemplo, a palavra cara significa "rosto", a parte que antecede a cabeça, conforme consta nos dicionários. Já no segundo exemplo, a mesma palavra cara teve seu significado ampliado e, por uma série de associações, entendemos que nesse caso significa "pessoa", "sujeito", "indivíduo".  Algumas vezes, uma mesma frase pode apresentar duas (ou mais) possibilidades de interpretação. Veja:  Marcos quebrou a cara.

5  Em seu sentido literal, impessoal, frio, entendemos que Marcos, por algum acidente, fraturou o rosto. Entretanto, podemos entender a mesma frase num sentido figurado, como "Marcos não se deu bem", tentou realizar alguma coisa e não conseguiu.  Pelos exemplos acima, percebe-se que uma mesma palavra pode apresentar mais de um significado, ocorrendo, basicamente, duas possibilidades:

6  a) No primeiro exemplo, a palavra apresenta seu sentido original, impessoal, sem considerar o contexto, tal como aparece no dicionário. Nesse caso, prevalece o sentido denotativo - ou denotação - do signo linguístico.  b) No segundo exemplo, a palavra aparece com outro significado, passível de interpretações diferentes, dependendo do contexto em que for empregada. Nesse caso, prevalece o sentido conotativo - ou conotação do signo linguístico.

7  As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva. É um recurso linguístico para expressar experiências comuns de formas diferentes, conferindo originalidade, emotividade ou poeticidade ao discurso. experiências

8  "Não sei que nuvem trago neste peito que tudo quanto vejo me entristece..." que tudo quanto vejo me entristece..." (Alexandre de Gusmão) (Alexandre de Gusmão)  " Sua boca é um cadeado E meu corpo é uma fogueira" E meu corpo é uma fogueira" (Chico Buarque de Holanda) (Chico Buarque de Holanda)  “Não fique pensando que o povo é nada, carneiro, boiada, débil mental pra lhe entregar tudo de mão beijada.’’ (Chico Buarque de Holanda) (Chico Buarque de Holanda)

9  A chuva caía como lágrimas de um céu entristecido.  "E há poeta que são artistas E trabalham nos seus versos como carpinteiro nas tábuas!..."  "E há poeta que são artistas E trabalham nos seus versos como carpinteiro nas tábuas!..." (Alberto Caeiro) (Alberto Caeiro)  Como um grande borrão de fogo sujo O sol posto demora-se nas nuvens que ficam."  Como um grande borrão de fogo sujo O sol posto demora-se nas nuvens que ficam." (Alberto Caeiro) (Alberto Caeiro)

10  "Ah! cidade maliciosa de olhos de ressaca que das índias guardou a vontade de andar nua". (Ferreira Gullar)  Com a passagem da nuvem, a lua se tranquiliza.

11  Personificação da mesa.

12 O autor pela obra.  Ouvi Mozart com emoção. (a música de Mozart)  Leio Graciliano Ramos porque ele fala da realidade brasileira. (obra de Graciliano Ramos) O continente (o que contém) pelo conteúdo (o que está contido).  Ele comemorou tomando um copo de caipirinha. (Continente: um copo; Conteúdo: caipirinha contida no copo)

13 A parte pelo todo.  " o bonde passa cheio de pernas." (Drummond) (pernas = pessoas)  São muitas as famílias que procuram um teto para morar. (teto = casa) O singular pelo plural.  " Todo homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.“ (Art.3º-Declaração Universal dos Direitos Humanos) (homem = Humanidade)  A mulher foi chamada para ir às ruas na luta contra a violência. (mulher = todas as mulheres)

14 O instrumento pela pessoa que o utiliza.  Os microfones corriam atropelando até o entrevistado. (microfone = repórteres)  Ele é um bom pincel, o problema é que seus quadros são caros. (pincel = pintor)  Ele é um bom pincel, o problema é que seus quadros são caros. (pincel = pintor)  Ele é um bom garfo. (garfo = come de mais) O abstrato pelo concreto.  A juventude é corajosa e nem sempre conseqüente. (juventude = jovens)  A infância é saudavelmente desordeira. (infância = crianças)

15 O efeito pela causa  Com muito suor o operário construiu sua casa. (suor = casa)  As industrias despejam a morte nos rios. (morte = poluição) A matéria pelo objeto  Os bronzes tangiam avisando a hora da missa: (bronze = sino)  Os cristais tiniam na bandeja de prata. (cristais = copos)

16 Lugar pela coisa ou pessoa - Nomeia-se ou indica-se um ser pelo lugar onde ele ocorre ou é produzido.  Por que será que todo garçom é paraíba? (nordestino substituído pelo nome de um dos estados do Nordeste). (nordestino substituído pelo nome de um dos estados do Nordeste). Marca pela coisa ou produto - Nomeia-se ou indica-se um produto pela sua marca, que às vezes pode até indicar produtos similares de outras marcas. Marca pela coisa ou produto - Nomeia-se ou indica-se um produto pela sua marca, que às vezes pode até indicar produtos similares de outras marcas.  Vamos tomar umas brahmas? (uma marca de cerveja, que tanto pode ser usada para indicar a cerveja dessa marca, como cerveja de um modo geral). (uma marca de cerveja, que tanto pode ser usada para indicar a cerveja dessa marca, como cerveja de um modo geral).


Carregar ppt " 1- Denotação e Conotação  A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras podem ter seu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google