A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc chaiene.minella@anhanguera.com http://chaiene.yolasite.com/

2 Arquivos

3  Antes dos SGBDs, as aplicações utilizavam sistemas de arquivos do Sistema Operacional.  Através de arquivos, as aplicações armazenavam seus dados através das interações com a aplicação.

4 Arquivos  O banco de dados SQL Server possui três tipos de arquivos, são eles de dados (primário e secundário) e de log de transação. Os arquivos de dados são responsáveis por armazenar os dados do banco de dados. O arquivo de log de transação é responsável por armazenar todas as transações ocorridas dentro de um banco de dados.

5 Arquivos  Primário O arquivo de dados primário contém as informações de inicialização do banco de dados e aponta para os outros arquivos no banco de dados. Dados do usuário e objetos podem ser armazenados neste arquivo ou em arquivos de dados secundários. Todo banco de dados possui um arquivo de dados primário. A extensão de nome de arquivo indicada para arquivos de dados primários é.mdf (no caso do SQL Server).

6 Arquivos  Secundário Os arquivos de dados secundários são opcionais, definidos pelo usuário, e armazenam dados do usuário. Arquivos secundários podem ser usados para distribuir os dados entre os diversos discos, colocando cada arquivo em uma unidade de disco diferente. Além disso, caso um banco de dados exceda o tamanho máximo em um único arquivo Windows, será possível usar arquivos de dados secundários, assim, o banco de dados continuará a crescer. A extensão de nome de arquivo recomendada para arquivos de dados secundários é. Ndf (No caso do SQL Server)

7 Arquivos  Log de transações Os arquivos de log de transações armazenam as informações de log usadas para recuperar o banco de dados. Deve haver, no mínimo, um arquivo de log para cada banco de dados. A extensão de nome de arquivo indicada para arquivos de transação é.ldf (No caso do SQL Server).

8 Arquivos SQL Server...  Existem três tipo de extensões:.mdf,.ndf e o.ldf. O.mdf e o.ndf armazena os dados. Todo banco de dados tem um arquivo com a extensão.mdf, pois ele é considerado o arquivo primário. Normalmente armazena-se dados de sistema dentro do arquivo primário, e os outros dados são armazenados em arquivos com a extensão.ndf. O.ldf armazena os dados de log de transação. (Dica: coloque o arquivo de log separado dos arquivos de dados, assim não ocorrerão problemas de concorrência entre dados e log)

9 Arquivos Exemplo:  Pode-se criar um simples banco de dados nomeado como Vendas que tenha um arquivo primário com todos os dados e objetos, e um arquivo de log que tenha as informações de log de transação.  Ou pode-se criar um banco de dados mais complexo nomeado como Pedidos que tenha um arquivo primário e cinco arquivos secundários. Os dados e objetos no banco de dados distribuem-se pelos seis arquivos, e os arquivos de log contêm as informações do log de transação.

10 Arquivos  Por padrão, os dados e logs de transação são colocados na mesma unidade e caminho.  Isto é feito para controlar os sistemas de um único disco.  Porém, isto não é o ideal para ambientes de produção.  Recomenda-se que coloque os dados e arquivos de log em discos separados.

11 Grupos de Arquivos  Todo banco de dados possui um grupo de arquivo primário.  Este grupo de arquivo contém o arquivo de dados primário e qualquer um dos arquivos secundários que não foram colocados em outros grupos de arquivos.  Grupos de arquivos definidos pelo usuário podem ser criados para agrupar os arquivos de dados para fins administrativos, de alocação de dados e de posicionamento.

12 Arquivos

13 Você chega a um cliente para solucionar problemas de espaço em disco, percebe que todos os arquivos, tanto de dados como de log, estão armazenados no mesmo diretório e não tem mais espaço. E verificando o servidor, percebe que existe outro diretório que podemos colocar o arquivo de log para liberar espaço. E ai vem à dúvida... Podemos mudar o arquivo de diretório mesmo com o banco de dados já criado?

14 Arquivos Sim...

15 Arquivos  Inicialização de arquivos de bancos de dados Arquivos de dados e de log são inicializados para substituir todos os dados existentes que foram deixados no disco por arquivos previamente excluídos. Primeiro, os arquivos de dados e de log são inicializados ao serem completados com zeros quando você executa uma das seguintes operações: Criar um banco de dados. Adicionar arquivos, log ou dados a um banco de dados existente. Aumentar o tamanho de um arquivo existente (inclusive operações de aumento automático). Restaurar um banco de dados ou grupo de arquivos. A inicialização dos arquivos faz com que essas operações demorem mais. Porém, quando os dados são gravados nos arquivos pela primeira vez, o sistema operacional não tem de completar os arquivos com zeros.

16 Arquivos Oracle... Data files (arquivos de dados) O banco de dados Oracle possui um ou mais data files, mas o que é isso ? Esse arquivo é o responsável por guardar os dados do banco de dados. Os dados das estruturas das tablespaces (estrutura lógica) são fisicamente armazenados nos data files.

17 Arquivos Oracle... Control file (arquivo de controle) É um pequeno binário que faz parte de um banco de dados Oracle. O control file é usado para rastrear o status do banco de dados e a estrutura física. Cada banco Oracle deve ter pelo menos um arquivo de controle. É recomendado criar mais de um control file, e utilizar a multiplexação (separar os arquivos em diferentes discos/partição). Outra recomendação é deixar o redo online também em diferentes discos. Desta maneira, você minimiza o risco em caso de falha de disco.

18 Arquivos Oracle... Online Redo Log files Permite uma recuperação de instância do banco de dados. Se o banco de dados travar e não perder arquivo de dados algum, a instância poderá recuperá-lo com as informações desses arquivos. A estrutura do redo online é física no banco de dados Oracle e é o responsável por tornar possível refazer (redo) uma transação que possa ter dado alguma indisponibilidade. Ele armazena informações de transações tanto as antigas e as novas.

19 Arquivos https://technet.microsoft.com/pt-br/library/ms179316(v=sql.105).aspx http://db-engines.com/en/ranking


Carregar ppt "Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google